Autópsia de Texto

Desenvolvida por: Judmar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Classes Gramaticais e Sintaxe

Nesta atividade prática, denominada 'Autópsia de Texto', alunos do 1º ano do Ensino Médio serão divididos em pequenos grupos para explorar e dissecar textos curtos, de maneira a identificar e analisar as diferentes classes de palavras presentes. Cada grupo receberá um texto e terá a tarefa de destacar e sublinhar substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, preposições, conjunções, pronome e artigos, utilizando símbolos e cores distintas para cada classe gramatical. Após essa etapa, os estudantes criarão um guia visual, compacto e informativo, que ilustre os símbolos ou cores utilizadas e descreva o papel e a importância de cada classe gramatical dentro do contexto do texto. Esta atividade visa promover uma compreensão aprofundada sobre a gramática normativa e a sintaxe, abordando como as diferentes classes de palavras contribuem para a construção de sentido e estrutura dos textos. O compartilhamento dos resultados entre os grupos permitirá ricas discussões, troca de interpretações e a consolidação do aprendizado, através de uma metodologia ativa que estimula a participação, a colaboração e a análise crítica dos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal promover uma compreensão profunda sobre a funcionalidade das classes gramaticais e sua influência na estrutura e sentido dos textos, através de uma abordagem prática e colaborativa. Os alunos desenvolverão habilidades de análise textual, colaboração em grupo e pensamento crítico, ao mesmo tempo em que aplicam conceitos gramaticais de maneira concreta. Também visa aprimorar a habilidade de comunicação dos conceitos aprendidos por meio da criação de guias visuais e discussão em grupo. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e categorizar as classes gramaticais dentro de diversos contextos textuais e entender como estas se interrelacionam para formar significado.

  • Identificar as diferentes classes gramaticais em textos curtos.
  • Criar guias visuais resumindo o papel de cada classe gramatical.
  • Colaborar em grupo para a análise e discussão sobre a estrutura do texto.
  • Desenvolver capacidade de interpretação e análise textual crítica.
  • Compreender como as classes gramaticais contribuem para o sentido e estrutura dos textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático focará no estudo das classes gramaticais e sua aplicação na análise de textos. Haverá um aprofundamento teórico sobre substantive, adjetivos, verbos, advérbios, preposições, conjunções, pronomes e artigos, seguido de uma aplicação prática na 'autópsia' de textos curtos. Esta abordagem permitirá aos alunos visualizar e entender a função de cada classe no contexto textual e como essas se combinam para construir significado e coesão textual.

  • Classes gramaticais: definição e função
  • Análise textual e identificação de classes gramaticais
  • Criação de guias visuais para representação das classes gramaticais
  • Discussão e compartilhamento de análises
  • Aplicação da gramática normativa e sintaxe na compreensão textual

Metodologia

A metodologia ativa será o coração desta atividade, estimulando o engajamento ativo dos alunos através da investigação, análise e colaboração. Inicialmente, os alunos receberão uma breve revisão teórica sobre as classes gramaticais. Em seguida, serão divididos em grupos e receberão o texto para 'autópsia'. A análise será feita de forma colaborativa, com os alunos discutindo e decidindo como melhor identificar e destacar as classes gramaticais. A criação do guia visual facilitará o entendimento de conceitos abstratos de maneira concreta e a discussão posterior dos resultados entre os grupos promoverá a troca de conhecimentos e aprofundamento da análise crítica.

  • Breve revisão teórica sobre classes gramaticais
  • Divisão dos alunos em grupos para a atividade prática
  • Análise e identificação das classes gramaticais nos textos
  • Criação de guias visuais por cada grupo
  • Discussão e compartilhamento dos guias e análises

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, será feita a revisão teórica e a divisão em grupos, seguida do início da 'autópsia' dos textos. Na segunda aula, os grupos finalizarão os guias visuais e prepararão suas apresentações para a discussão e compartilhamento com a turma.

  • Aula 1: Revisão teórica e início da atividade prática
  • Aula 2: Finalização dos guias visuais e discussão

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, na qualidade da análise textual realizada pelos grupos, na criatividade e clareza dos guias visuais criados, e na contribuição para as discussões em classe. Cada grupo será avaliado pela coerência e precisão com que identificam as classes gramaticais e pela capacidade de explicar o papel dessas na construção de sentido do texto. A capacidade de trabalhar em equipe, comunicar ideias de forma clara e contribuir para a aprendizagem colaborativa também serão critérios importantes na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a execução desta atividade incluem cópias dos textos para cada grupo, marcadores coloridos ou lápis de cor, papel para a criação dos guias visuais e acesso a quadro ou datashow para a apresentação das análises. Recursos adicionais como gramáticas e dicionários podem ser disponibilizados para consultas durante a análise textual.

  • Textos curtos para análise
  • Marcadores coloridos ou lápis de cor
  • Papel para criação dos guias visuais
  • Quadro ou datashow para apresentações
  • Gramáticas e dicionários para consulta

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo