Romantismo à Cena

Desenvolvida por: Cliceu… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Literatura
Temática: Romantismo no Brasil e em Portugal

Nesta atividade, denominada 'Romantismo à Cena', os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão imersos no universo do Romantismo, explorando suas nuances tanto na literatura brasileira quanto na portuguesa. Serão organizados em grupos, e cada grupo terá o encargo de pesquisar profundamente sobre um autor ou uma obra específica do Romantismo. A principal entrega dessa pesquisa será a criação e performance de uma apresentação teatral curta, que deverá capturar a essência do autor ou obra escolhida, enfatizando suas características mais salientes, seu contexto histórico e sua influência na literatura romântica. Essa metodologia ativa propõe uma aprendizagem significativa ao desafiar os estudantes a fazerem uma análise crítica dos textos, conectando-os aos seus contextos sócio-históricos e literários, estimulando não apenas o entendimento do Romantismo como um movimento literário, mas também o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, pesquisa, análise crítica e interpretação.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito dessa atividade é permitir que os estudantes desbravem o Romantismo de maneira ativa e engajadora. Ao invés do tradicional método expositivo, eles serão os protagonistas do processo de aprendizagem, utilizando as obras e autores como ponto de partida para criar interpretações teatrais autênticas. Esse exercício estimula a compreensão aprofundada dos textos, fomenta habilidades analíticas e críticas e promove a conexão entre os conteúdos literários e seus respectivos contextos históricos. Dessa forma, o objetivo é que os alunos desenvolvam uma apreciação mais rica pela literatura romântica, compreendam suas características fundamentais e reconheçam sua relevância e influência dentro e fora do período em que foi produzida.

  • Explorar as principais obras e autores do Romantismo.
  • Analisar as características marcantes do Romantismo na literatura.
  • Reconhecer a importância do contexto histórico para a compreensão das obras românticas.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e interpretação de textos.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística por meio de apresentações teatrais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade abrange não apenas os autores e obras significativas do Romantismo, mas também os elementos que caracterizam o movimento, como o sentimentalismo, o nacionalismo, a idealização e a liberdade de criação. A investigação sobre o contexto histórico, social e cultural que influenciou o Romantismo será fundamental para uma compreensão holística do movimento. Os estudantes serão guiados a explorar como as mudanças sociais, políticas e culturais da época influenciaram e foram refletidas na literatura, promovendo uma análise que transcende a simples leitura dos textos.

  • História do Romantismo: contexto social e político.
  • Principais autores e obras do Romantismo brasileiro e português.
  • Características literárias do Romantismo.
  • O papel do sentimentalismo, nacionalismo e idealização.
  • Análise de textos selecionados do Romantismo.

Metodologia

A abordagem metodológica desta atividade é fundamentada em metodologias ativas de aprendizagem, onde os alunos são encorajados a serem protagonistas no seu processo educativo. Serão formados grupos heterogêneos, para que possam compartilhar diferentes habilidades e perspectivas. A partir de uma pesquisa orientada, cada grupo irá mergulhar nos estudos de um autor ou obra do Romantismo, analisando o contexto histórico, características literárias e influências. Para a apresentação, os alunos deverão transformar seus achados em um roteiro teatral, que será ensaiado e apresentado para a turma, proporcionando uma experiência imersiva e interdisciplinar.

  • Formação de grupos para pesquisa colaborativa.
  • Pesquisa orientada sobre obras e autores do Romantismo.
  • Criação de roteiros teatrais baseados nas pesquisas.
  • Ensaio e apresentação das peças teatrais.
  • Debate e análise crítica das apresentações.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Romantismo à Cena' será realizada no período de duas aulas de 40 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto, organizados em grupos, e iniciarão suas pesquisas. Na segunda aula, ocorrerão as apresentações teatrais dos grupos, seguidas de uma sessão de feedback e debate sobre as obras apresentadas, permitindo a consolidação do aprendizado e a reflexão crítica sobre os trabalhos.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação dos grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Apresentações teatrais e sessão de feedback.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será baseada em critérios claros e compartilhados com os estudantes no início do projeto. Considerar-se-á a qualidade da pesquisa realizada, a criatividade e fidelidade na interpretação teatral da obra ou autor escolhido, a habilidade de trabalhar em equipe, e a participação no debate crítico pós-apresentações. A avaliação será formativa, visando fomentar o desenvolvimento contínuo dos alunos, tanto na capacidade de análise literária como na expressão criativa e crítica.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para a confecção de figurinos e cenários (que poderão ser simplificados e criativos, usando recursos disponíveis na sala de aula ou trazidos de casa), e um espaço adequado para as apresentações. Recomenda-se também o uso de aparelhos de som, caso os grupos optem por incluir música em suas apresentações, enriquecendo a experiência teatral.

  • Internet e materiais de pesquisa sobre o Romantismo.
  • Materiais para criação de figurinos e cenários.
  • Espaço para apresentações teatrais.
  • Aparelhos de som para uso nas apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo