Da Página ao Podcast: Redescobrindo Vidas Secas

Desenvolvida por: Mizari… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Literatura, Mídia e Tecnologia

Esta atividade propõe uma imersão na obra 'Vidas Secas' de Graciliano Ramos, por meio de uma metodologia ativa que incentiva a leitura crítica e a produção de conteúdo digital. Os alunos serão divididos em grupos e cada um ficará responsável pela leitura de um capítulo específico do livro. Após a leitura, os estudantes vão criar um episódio de podcast discutindo os temas, personagens e conflitos do capítulo, além de realizar análises críticas, comparando com a realidade contemporânea. Essa abordagem proporciona a compreensão da obra em um contexto atual, estimulando a percepção crítica e a criatividade dos alunos. Os podcasts produzidos serão compartilhados com toda a turma em uma sessão de escuta coletiva, seguida por debates que permitirão aos alunos expressar suas interpretações e percepções acerca da obra, promovendo uma rica troca de ideias e perspectivas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos do 3º ano do Ensino Médio na leitura e análise crítica da obra 'Vidas Secas', de Graciliano Ramos, por meio da produção de podcasts. Espera-se fomentar habilidades de interpretação textual, análise literária e pensamento crítico, além de promover a capacidade de relacionar a literatura com aspectos da sociedade contemporânea. A atividade visa também desenvolver competências digitais e comunicativas, estimulando os alunos a expressarem suas ideias criativamente através de mídias modernas. Por fim, almeja-se fomentar a capacidade de trabalho em equipe e o debate respeitoso, fundamentais para o exercício da cidadania.

  • Fomentar a leitura e interpretação textual de obras literárias clássicas.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e reflexão sobre temas literários e sociais.
  • Estimular a produção de conteúdo digital como meio de expressão analítica e criativa.
  • Promover a capacidade de relacionar literatura com a realidade contemporânea.
  • Incentivar o trabalho em equipe e o debate construtivo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102 - Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar por meio das tecnologias da informação e comunicação (TIC), produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos autorais e coletivos.
  • EM13LGG703 - Analisar, criticar e produzir conteúdos em diferentes linguagens e mídias, considerando seus usos sociais, culturais, estéticos, políticos e ideológicos na sociedade contemporânea e nas práticas escolares.
  • EM13LP19 - Analisar obras literárias de diferentes gêneros e épocas, considerando temas, aspectos formais, recursos expressivos, elementos de construção narrativa, contextos de produção e circulação e sua relação com outras artes e aspectos da história cultural.
  • EM13LP46 - Utilizar as tecnologias da comunicação e da informação de forma apropriada às práticas de linguagem em diferentes contextos, de modo crítico, significativo, reflexivo e ético.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a literatura brasileira do século XX, com foco na obra 'Vidas Secas', de Graciliano Ramos. Serão abordados os aspectos literários, históricos e culturais presentes no livro, bem como a estrutura do romance e seus principais personagens. A atividade promove uma interseção entre a literatura e outras áreas do conhecimento, como a tecnologia, ao introduzir a criação de podcasts como ferramenta pedagógica. Isso permite explorar o texto literário sob novas perspectivas, conectando-o com a realidade atual e com as competências digitais dos alunos.

  • Contexto histórico e cultural de 'Vidas Secas'
  • Análise dos personagens e da estrutura narrativa
  • Relação entre literatura e sociedade
  • Criação e edição de podcasts
  • Técnicas de debate e argumentação

Metodologia

A metodologia ativa escolhida para esta atividade incentiva a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Inicialmente, os estudantes farão leituras dirigidas dos capítulos de 'Vidas Secas' em grupos. Após a leitura, cada grupo produzirá um podcast discutindo o capítulo sob análises críticas e contextuais. A sessão de escuta coletiva dos episódios promoverá o debate e a troca de percepções sobre a obra, estimulando o pensamento crítico e a expressão oral. Esta abordagem facilita o engajamento dos alunos e a aplicação prática dos conceitos literários estudados.

  • Leitura dirigida em grupos
  • Produção colaborativa de episódios de podcast
  • Sessão de escuta coletiva e debates
  • Análises críticas e discussões em grupo
  • Uso de tecnologias digitais para gravação e edição

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 13 horas, divididas em 15.6 aulas de 50 minutos. As primeiras sessões serão dedicadas à introdução do projeto, formação dos grupos e leitura dos capítulos. As sessões seguintes focarão na produção dos podcasts, incluindo pesquisa, roteirização, gravação e edição. Finalmente, serão organizadas sessões de escuta e debates, permitindo aos alunos compartilharem suas criações e analisarem criticamente as produções dos colegas.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos
  • Aulas 2 a 4: Leitura dos capítulos selecionados
  • Aulas 5 a 8: Planejamento e produção dos podcasts
  • Aulas 9 a 14: Gravação e edição dos episódios
  • Aula 15: Sessão de escuta coletiva
  • Aula 16: Debates e discussões

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na qualidade da análise literária proporcionada nos podcasts, na criatividade e originalidade do conteúdo, na capacidade de estabelecer conexões relevantes com a atualidade e na participação ativa durante os debates. Critérios adicionais incluirão a qualidade técnica do podcast (clareza do áudio, uso eficiente de recursos sonoros) e a eficácia da equipe em trabalhar colaborativamente. Serão considerados também a postura crítica diante das obras, o respeito às opiniões alheias durante os debates e a capacidade de expressão oral e escrita dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como exemplares da obra 'Vidas Secas', acesso à internet e equipamentos de gravação de áudio (microfones, celulares ou computadores com softwares de edição de áudio). A escola deve disponibilizar um ambiente digital onde os podcasts possam ser compartilhados e acessados por todos os alunos, como uma plataforma de aprendizado virtual ou aplicativos comuns de troca de mensagens e arquivos. Recursos adicionais incluem materiais de apoio para pesquisa, guias de produção de podcast e softwares de edição de áudio que sejam gratuitos e acessíveis.

  • Exemplares da obra 'Vidas Secas'
  • Acesso à internet
  • Equipamentos de gravação de áudio
  • Plataforma digital para compartilhamento dos podcasts
  • Materiais de apoio para pesquisa
  • Softwares de edição de áudio gratuitos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo