A Aventura das Linhas

Desenvolvida por: Elisab… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: A expressão através das linhas na arte

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao conceito de linha na arte, utilizando fitas coloridas de diferentes texturas e espessuras para criar uma grande tela coletiva no chão da sala de aula. Cada aluno terá a oportunidade de contribuir com suas próprias linhas, formando uma obra coletiva que não apenas embeleza o espaço, mas também serve como uma janela para a expressão individual e coletiva. A atividade é projetada para ser inclusiva, oferecendo suportes adaptados para alunos com necessidades especiais, garantindo que cada criança possa participar plenamente e contribuir para a obra de arte coletiva. Essa experiência de aprendizagem ativa promove a colaboração entre os alunos, encoraja a expressão individual através das artes visuais, e facilita a compreensão de conceitos artísticos fundamentais como linha, forma e cor. Utilizando uma metodologia ativa, os alunos serão os principais agentes do seu aprendizado, engajando-se diretamente na criação artística e na exploração de materiais diversos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e teórica sobre a importância das linhas na arte, estimular a criatividade, a expressão individual e a colaboração. Os alunos irão explorar diferentes formas de expressão artística através do manuseio de fitas de diversas texturas e cores, compreendendo como as linhas podem variar e o impacto que isso tem na arte. Ao trabalhar em conjunto para criar uma obra coletiva, eles também aprenderão valores importantes como trabalho em equipe e respeito pela contribuição de cada um. A inclusão de materiais adaptados para alunos com necessidades especiais reforça a mensagem de que a arte é acessível a todos, promovendo a inclusão e o respeito à diversidade.

  • Compreender o conceito de linha na arte
  • Estimular a criatividade e a expressão individual através de materiais diversos
  • Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe na criação de uma obra coletiva
  • Explorar e valorizar a diversidade de expressões e contribuições individuais
  • Promover a inclusão por meio de suportes adaptados para alunos com necessidades especiais

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é fundamentado nos conceitos de linha, forma e cor dentro das artes visuais, com ênfase na experimentação e expressão através de materiais diversos. Ao participar desta atividade, os alunos serão capazes de explorar estes conceitos artísticos de maneira prática, tocando e manipulando diferentes tipos de fitas. Isso irá ajudá-los a compreender como esses elementos básicos das artes visuais interagem e afetam a percepção de uma obra de arte. Ao promover uma abordagem inclusiva, o conteúdo também aborda a importância da diversidade e da acessibilidade na expressão artística.

  • Conceitos de linha, forma e cor nas artes visuais
  • Experimentação com fitas de diferentes texturas e espessuras
  • Criação de uma obra de arte coletiva
  • Inclusão e acessibilidade na expressão artística
  • Colaboração e expressão individual na arte

Metodologia

Utilizando uma metodologia ativa, esta atividade prática coloca os alunos no centro do processo de aprendizagem. Ao invés de uma abordagem tradicional baseada em instrução direta, os alunos serão incentivados a explorar, experimentar e criar usando as fitas coloridas. Essa abordagem promove a autonomia dos estudantes e estimula o desenvolvimento de habilidades importantes como pensamento crítico e resolução de problemas. A atividade é projetada para ser colaborativa, incentivando os alunos a trabalharem juntos e a compartilharem ideias durante a criação da obra de arte coletiva. Suportes adaptados e apoio individualizado garantirão que todos os alunos, independentemente de suas necessidades especiais, possam participar plenamente.

  • Aprendizagem baseada em projetos
  • Abordagem hands-on e experimentação direta com materiais
  • Trabalho colaborativo e criação coletiva
  • Adaptações para inclusão de alunos com necessidades especiais
  • Reflexão coletiva sobre o processo criativo e a obra finalizada

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única sessão de 120 minutos, durante a qual os alunos terão a oportunidade de explorar os materiais, planejar sua contribuição e, finalmente, trabalhar juntos para criar a tela coletiva.

  • Introdução ao conceito de linha na arte e discussão sobre a atividade (20 minutos)
  • Exploração individual das fitas e planejamento da contribuição de cada aluno (30 minutos)
  • Criação coletiva da tela no chão da sala de aula com fitas coloridas (60 minutos)
  • Reflexão e discussão sobre o processo criativo e a obra final (10 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade se focará no engajamento dos alunos com o processo criativo, sua capacidade de colaborar com os colegas e a expressividade de sua contribuição para a obra coletiva. Não se baseará em critérios estéticos tradicionais, mas sim no esforço, criatividade e participação. Os alunos serão incentivados a refletir sobre sua experiência e a discutir o que aprenderam tanto em termos de conceitos artísticos quanto de trabalho em equipe e inclusão. A autoavaliação e a avaliação pelos pares também serão encorajadas, estimulando os alunos a reconhecer e valorizar as contribuições uns dos outros e a refletir sobre suas próprias aprendizagens.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para esta atividade incluem uma ampla variedade de fitas coloridas de diferentes texturas e espessuras, possibilitando aos alunos uma experiência rica e tátil. A sala de aula precisará de espaço suficiente no chão para acomodar a criação da tela coletiva. Serão providos suportes adaptados para alunos com necessidades especiais, garantindo que todos possam participar plenamente. Outros recursos incluem tesouras (com segurança para crianças), fita adesiva para fixar as fitas no chão, e um espaço de reflexão onde os alunos possam sentar e discutir o projeto.

  • Fitas coloridas de diversas texturas e espessuras
  • Espaço adequado na sala de aula
  • Suportes adaptados para inclusão
  • Tesouras sem ponta e fita adesiva
  • Espaço para reflexão e discussão

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo