A Aventura dos Passos

Desenvolvida por: Rosema… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Dança e Movimento

A atividade 'A Aventura dos Passos' visa a exploração do movimento corporal através da dança, propiciando às crianças uma experiência lúdica e educativa ao envolver diferentes formas de movimentação no espaço. Sob a condução do professor e ao som de músicas variadas, os alunos serão incentivados a experimentar deslocamentos, e mudanças de planos e direções, além de praticar ritmos diferentes: lento, moderado e rápido. Essa atividade promove não apenas o desenvolvimento da expressão corporal e noção rítmica, mas também encoraja a interação social, o respeito às regras e o trabalho em grupo, fundamentais para o desenvolvimento social das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal de 'A Aventura dos Passos' é facilitar às crianças a percepção e controle motor através do movimento, ao mesmo tempo em que trabalha a expressão artística individual e coletiva. Esta atividade procura incentivar a criatividade e a imaginação dos alunos, ajudando-os a se expressarem e a desenvolverem um bom senso de espaço e ritmo. Além disso, a atividade visa cultivar habilidades sociais essenciais como a espera pela vez, o respeito ao próximo, e a integração em grupo. Por meio de uma abordagem lúdica e participativa, os alunos são convidados a experimentarem a dança de maneira livre, mas dentro de um conjunto de normas que promovem o aprendizado responsável e cooperativo.

  • Estimular a criatividade e expressão artística
  • Promover o entendimento de noções espaciais e rítmicas
  • Incentivar a cooperação e respeito às normas coletivas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR09: Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.
  • EF15AR10: Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'A Aventura dos Passos' está diretamente alinhado com os objetivos de desenvolvimento das habilidades motoras e rítmicas através da dança. Inclui um conjunto de exercícios e práticas que envolvem orientação espacial, percepção de ritmo e coordenação motora, permitindo que os alunos explorem o potencial do corpo como meio de expressão artística e pessoal. Ao explorar diferentes tipos de músicas e ritmos, os alunos são guiados a compreender e diferenciar as várias formas de movimento no espaço, utilizando o corpo como ferramenta principal de exploração sensorial e emocional.

  • Exercícios de orientação espacial e coordenação motora
  • Práticas de percepção diferenciada de ritmos
  • Exploração de movimentos em diferentes planos e direções

Metodologia

A metodologia adotada em 'A Aventura dos Passos' se fundamenta na aprendizagem ativa e exploratória, proporcionando às crianças um ambiente seguro e estimulante para experimentar o movimento através da dança. Utiliza-se de um método lúdico que permite a participação ativa dos alunos, incentivando a experimentação, a improvisação e o autocontrole. Além disso, as práticas são orientadas para atender às necessidades e dinâmicas grupais, utilizando música e jogos que tornam a experiência mais atrativa e motivadora para as crianças, enquanto promove a cooperação, a interação e o respeito mútuo.

  • Aprendizagem ativa e lúdica baseada em jogos e música
  • Estimulação da experimentação individual e grupal
  • Incentivo à improvisação e autocontrole rítmico

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade 'A Aventura dos Passos' está projetado para uma aula de 60 minutos, que será dividida em fases distintas para otimizar a aprendizagem e o engajamento dos alunos. A primeira fase envolve a introdução e a explicação das regras básicas, seguida de aquecimentos e atividades iniciais que buscam envolver todos os alunos. Posteriormente, a aula se concentra na prática e na experimentação guiada, onde os alunos exploram diferentes tipos de movimentos e ritmos. A sessão se conclui com uma reflexão e compartilhamento de experiências, permitindo às crianças expressarem o que aprenderam e como se sentiram.

  • Aula 1: Instrução inicial, aquecimento, prática guiada e reflexão final
  • Momento 1: Introdução à A Aventura dos Passos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula reunindo os alunos em um semicírculo. Explique o objetivo da atividade A Aventura dos Passos de forma clara e acessível. Use termos simples para descrever como eles explorarão a dança e o movimento. Permita que as crianças compartilhem suas expectativas de forma breve. Isso cria um ambiente engajado e acolhedor.

    Momento 2: Aquecimento e Preparação Corporal (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza um aquecimento usando movimentos simples e rítmicos que introduzam os diferentes planos e direções. Use músicas com um ritmo lento para começar, aumentando gradativamente. Oriente aos alunos sobre a importância de cada movimento e incentive a improvisação dentro dos limites seguros. Promova a participação ativa e observe se todos estão engajados.

    Momento 3: Prática Guiada de Movimentação (Estimativa: 30 minutos)
    Leve os alunos a se espalharem pelo espaço e comece a prática. Toque músicas com variações rítmicas - lento, moderado e rápido - e peça que ajustem seus movimentos de acordo. Oriente-os a explorar deslocamentos, mudanças de direção e planos. Supervisionar para garantir que todos estejam entendendo e participando. Dê feedback durante os momentos de improvisação e encoraje o trabalho coletivo.

    Momento 4: Reflexão Final e Compartilhamento (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna os alunos novamente em um círculo e promova uma breve discussão sobre a atividade. Pergunte o que eles sentiram e aprenderam, incentivando o compartilhamento positivo e a escuta respeitosa. Finalize com uma rodada de feedbacks construtivos e parabenize-os pelo progresso, criando um fechamento positivo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir acessibilidade, permita que alunos que possam ter dificuldades de movimentação realizem alguns movimentos em posições sentadas ou reduza o espaço necessário. Use recursos visuais para ilustrar passos ou ritmos, ajudando na compreensão de alunos que possam ter dificuldades de audição. Certifique-se de que o espaço é livre de obstáculos para segurança e inclua músicas que possam ser percebidas por vibração, nesse caso ativando uma conexão sensorial diferente que atrela movimento e ideia de ritmo, se necessário. Incentive todos os alunos a participarem no seu próprio ritmo, ajustando as atividades conforme necessário.

Avaliação

A avaliação em 'A Aventura dos Passos' é projetada para ser inclusiva e formativa, focada em observar o desenvolvimento individual e grupal, bem como a participação e o engajamento dos alunos. Diferentes métodos avaliativos são aplicados, como a observação direta durante a atividade, onde o professor analisa a participação das crianças, sua capacidade de seguir instruções e a evolução do senso de ritmo e movimento. Além disso, são aplicados feedbacks formativos individuais, ajudando os alunos a reconhecerem seus pontos fortes e as áreas que precisam ser melhoradas. Por último, o compartilhamento final oferece um espaço reflexivo que permite ao professor avaliar o entendimento coletivo e a capacidade dos alunos de trabalharem em equipe.

  • Observação direta do envolvimento e progresso das crianças
  • Feedback formativo e construtivo individual
  • Análise do compartilhamento final e reflexão grupal

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados em 'A Aventura dos Passos' são cuidadosamente selecionados para enriquecer a experiência de ensino e aprendizagem, sem exigir investimentos financeiros elevados ou recursos complexos. Principalmente, são utilizadas músicas com ritmos variados que podem ser facilmente encontradas em plataformas digitais gratuitas, além de um espaço amplo e seguro dentro da escola, que possibilite a movimentação dos alunos sem riscos. Não são necessários materiais adicionais, além de roupas confortáveis que permitam a liberdade de movimento e explorem o potencial expressivo e motor de cada criança.

  • Seleção de música com ritmos diversos
  • Espaço amplo e seguro para livre movimentação
  • Roupas confortáveis e adequadas para movimento

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos que o papel do professor é cada vez mais desafiador e envolve múltiplas responsabilidades; no entanto, garantir a inclusão e a acessibilidade na 'A Aventura dos Passos' é fundamental para propiciar um ambiente de aprendizagem equitativo e respeitoso para todos. Recomenda-se a utilização de estratégias simplificadas que não requerem recursos onerosos ou tempos excessivos, como promover a participação ativa de todos os alunos, incentivando a colaboração mútua. Ainda que a turma não inclua estudantes com deficiências específicas, as práticas inclusivas são essenciais pois fomentam um ambiente de respeito à diversidade e à equidade.

  • Promoção de atividades colaborativas que incluam todos os alunos
  • Garantia de ambiente seguro e respeitoso para a exploração expressiva
  • Fomento à comunicação aberta e respeitosa entre os pares

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo