A Galeria da Turma

Desenvolvida por: Edlain… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Arte e Curadoria

A atividade 'A Galeria da Turma' busca proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma experiência prática de criação artística e curadoria. Os alunos são incentivados a criar suas próprias obras de arte usando diferentes materiais, estimulando a criatividade e a expressão individual. Após a criação das peças, a turma se une em um esforço colaborativo para organizar uma galeria de arte na sala de aula. Durante essa organização, os alunos discutem e decidem juntos a melhor forma de exibir as obras, levando em consideração o espaço disponível e a circulação no ambiente. Essa ação promove o reconhecimento do papel dos museus e galerias, além da importância dos artistas e curadores na organização de exposições. A atividade busca desenvolver as habilidades dos alunos relacionadas às artes visuais e sua compreensão sobre como essas obras podem impactar e interagir com o espaço no qual estão inseridas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade envolvem o desenvolvimento da criatividade, expressão artística e habilidades sociais dos alunos. Através da criação de suas próprias obras, os alunos irão explorar a diversidade de materiais e técnicas disponíveis, enquanto descobrem como esses elementos podem ser organizados para comunicar suas ideias. A atividade também visa sensibilizar os alunos sobre os elementos fundamentais das artes visuais, como cor, forma e espaço, além de introduzi-los ao conceito de curadoria, desenvolvendo sua capacidade de trabalho em equipe e tomada de decisões coletivas.

  • Estimular a criatividade e expressão pessoal através da arte.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
  • EF15AR07: Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é projetado para oferecer aos alunos uma compreensão abrangente das artes visuais através de um envolvimento ativo e significativo com o processo de criação e curadoria. Os alunos irão trabalhar com diversos materiais, explorando suas propriedades físicas e como elas podem ser utilizadas para expressar ideias e emoções. Através da prática de organizar uma galeria, eles serão introduzidos ao funcionamento dos museus e às funções desempenhadas por artistas e curadores no mundo das artes.

  • Exploração de diferentes materiais artísticos.
  • Introdução ao conceito de espaço expositivo.

Metodologia

Adotamos uma metodologia centrada no aluno, onde o aprendizado prático e a colaboração são estimulados. Os alunos são orientados a ser participantes ativos em todo o processo, desde a criação até a curadoria das obras. Esse modelo promove autonomia, responsabilidade e incentiva o pensamento crítico. Através de dinâmicas de grupo e discussões guiadas, os alunos aprendem a apreciar a diversidade de ideias e a importância do trabalho conjunto para alcançar um objetivo comum.

  • Aprendizado prático e por experimentação.
  • Discussões em grupo sobre curadoria e organização.

Aulas e Sequências Didáticas

Para a execução de 'A Galeria da Turma', o cronograma é dividido em 1.5 aulas de 40 minutos. Esse tempo é alocado para assegurar que os alunos tenham a oportunidade de criar suas peças e, em seguida, colaborar na organização da galeria em sala. A divisão das aulas permite um avanço progressivo e organizado da atividade, garantindo que todos os alunos se engajem em cada etapa do processo.

  • Aula 1: Criação das obras artísticas.
  • Meia Aula 2: Organização e montagem da galeria.

Avaliação

A avaliação dos alunos será formativa e contínua, observando a participação ativa durante as etapas de criação e curadoria. Serão considerados critérios como criatividade, envolvimento e contribuição nas discussões e decisões coletivas. Exemplos de avaliação incluem a observação da capacidade do aluno de utilizar diferentes materiais e técnicas de forma inovadora durante a criação de sua obra, bem como sua habilidade em trabalhar em equipe para decidir a disposição das peças na galeria. Além disso, os alunos serão encorajados a expressar verbalmente suas justificativas para as escolhas feitas, promovendo a reflexão crítica sobre suas ações e decisões.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade foram selecionados para promover a experimentação e a exploração artística de forma acessível e lúdica. Materiais diversos de arte estarão disponíveis para que os alunos escolham aqueles que melhor representam suas ideias e sentimentos. A utilização desses recursos visa não apenas a realização prática das atividades, mas também a introdução à diversidade de materiais e métodos disponíveis no universo das artes visuais.

  • Papéis de diferentes texturas e tamanhos.
  • Tinta, pincéis, cola, tesouras e outros materiais de artesanato.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo