A Orquestra dos Bichinhos

Desenvolvida por: Magda … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Criação musical e expressão sonora

A atividade 'A Orquestra dos Bichinhos' tem como propósito estimular a criatividade e o interesse musical dos alunos através da produção e apreciação sonora. Cada criança escolherá um animal e representará seus sons usando instrumentos musicais simples e suas próprias vozes. Utilizando tambores e flautas caseiras, realizadas por materiais de fácil acesso, os alunos criarão uma sinfonia de sons. Morfologicamente, a atividade visa engajar os alunos no contexto sonoro e desenvolver sua capacidade criativa e cooperativa através da formação de grupos para apresentações. Este projeto promove o uso e apreciação das diferentes qualidades sonoras, explorando timbres e ritmos, enquanto encoraja a escuta ativa e a colaboração entre os participantes.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem focam em desenvolver a expressão musical das crianças e sua habilidade de reconhecer e reproduzir sons de forma lúdica. A atividade permite que os alunos experimentem com sons e instrumentos, desenvolvendo sua compreensão sobre ritmo, timbre e cooperação em grupo. Também fomenta a habilidade de construir narrativas sonoras criativas, refletindo sobre como diferentes sons podem representar a natureza ou contextos específicos.

  • Estimular a criatividade musical das crianças.
  • Desenvolver a percepção auditiva e a habilidade de escuta ativa.
  • Promover a cooperação e trabalho em grupo através de práticas musicais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR10: Explorar possibilidades de sonoridades com o corpo, a voz, e materiais diversos do cotidiano, que permitam experimentação de sons e ritmos.
  • EF15AR08: Criar composições musicais a partir da exploração e seleção de fontes sonoras diversas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o estudo dos sons de diferentes animais e como estes podem ser reproduzidos através de instrumentos e voz. Foca-se no desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas relacionadas ao ritmo e à percepção auditiva. Os alunos aprenderão sobre a importância do som na comunicação dos animais e como isso pode ser traduzido artisticamente. O ensino da formação de uma orquestra de brincadeira, a criação de narrativas musicais e o trabalho cooperativo são fundamentais para atingir uma compreensão completa dos objetivos pedagógicos.

  • Identificação dos sons de animais.
  • Produção de sons com instrumentos musicais simples.
  • Exploração dos conceitos de timbre e ritmo.
  • Apresentações em grupo para desenvolver cooperação.

Metodologia

A metodologia centra-se na pedagogia ativa, estimulando a participação das crianças em todas as etapas do processo. São utilizadas dinâmicas de grupo, exercícios de escuta ativa e atividades práticas com instrumentos musicais. Este plano de aula se apoia no conceito de 'aprender fazendo', com enfoque na experimentação e descoberta. A instrução colaborativa é incentivada para desenvolver não só habilidades musicais, mas também sociais.

  • Atividades práticas de experimentação musical.
  • Dinâmicas de grupo e trabalho colaborativo.
  • Exercícios de escuta ativa e criação sonora.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é estruturado em sessões de 60 minutos, totalizando 20 horas de atividades práticas. Cada aula será dedicada a diferentes aspectos da atividade, desde a introdução aos conceitos, passando pela prática com instrumentos, até a apresentação e feedback. As atividades são progressivas e acumulativas, garantindo que as crianças consolidem seu aprendizado e experimentem uma vasta gama de experiências musico-sonoras.

  • Aula 1: Introdução aos sons animais e discussão
  • Aula 2: Construindo e experimentando com instrumentos
  • ...
  • Aula 20: Apresentação final e feedback coletivo

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, considerando o engajamento e a progressão de cada aluno ao longo das atividades. Critérios como criatividade, envolvimento, capacidade de trabalhar em grupo e habilidade de expressar-se através de sons serão observados. Cada aluno será incentivado a refletir sobre sua participação e o de seus colegas, proporcionando autoavaliação e avaliação por pares. Exemplos incluem a autoavaliação sobre como os sons do animal escolhido foram representados e a contribuição para o som do grupo durante as apresentações.

Materiais e ferramentas:

Os materiais utilizados são simples e acessíveis, permitindo que os alunos criem instrumentos musicais a partir de objetos comuns do dia a dia. Isso favorece a criatividade e proporciona entendimento sobre a reaplicação de materiais em formas novas e artísticas. Ferramentas tecnológicas básicas podem ser utilizadas para apresentar exemplos sonoros, enquanto que materiais tradicionais como papel, cola e tintas serão aplicados na construção de instrumentos.

  • Tambores e flautas caseiras.
  • Material para criação de instrumentos (papéis, copos plásticos, etc.)
  • Recursos audiovisuais para exemplificação sonora.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo