A Orquestra Imaginária

Desenvolvida por: Rebeka (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Música e Expressão

A atividade 'A Orquestra Imaginária' envolve a participação das crianças em uma experiência musical inovadora e imaginativa. Nesta atividade, o professor desempenhará o papel de maestro de uma orquestra um tanto quanto única, onde os ‘instrumentos’ são puramente imaginários. Diferentes gêneros musicais serão tocados, e as crianças serão convidadas a 'tocar' o instrumento imaginário que elas acharem que mais combina com a música ouvida. Após a audição de cada gênero musical, será promovida uma rodada de conversa, permitindo que as crianças compartilhem o que sentiram com cada música, explorando elementos constitutivos da música como timbre, ritmo, enquanto refletem sobre como diferentes gêneros musicais podem provocar sensações e emoções variadas. Essa exploratória sonora visa não apenas enriquecer a compreensão musical das crianças, mas também desenvolver a sua capacidade de expressão, imaginação e a habilidade de ouvir ativamente. A metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos será utilizada para tornar a experiência mais interativa, divertida e significativa, favorecendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e criativo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de explorar e apreciar diferentes gêneros musicais através de uma experiência imaginativa e lúdica. Ao 'tocar' instrumentos imaginários e discutir as emoções e sensações evocadas pela música, as crianças desenvolverão uma melhor compreensão dos elementos constitutivos da música, como timbre e ritmo, além de aprimorarem a sua capacidade de expressão verbal e corporal. Esta abordagem ativa e baseada em jogos objetiva também fortalecer a escuta ativa, a imaginação, o respeito mútuo e a colaboração entre os pares, enquanto se diverte aprendendo.

  • Explorar diversos gêneros musicais através da audição e imaginação.
  • Desenvolver a compreensão sobre elementos constitutivos da música: timbre, ritmo.
  • Aprimorar a capacidade de expressão e comunicação das crianças.
  • Fomentar a imaginação e a criatividade por meio da criação de uma orquestra imaginária.
  • Promover o desenvolvimento da escuta ativa e o respeito mútuo entre os alunos.

Conteúdo Programático

A atividade proposta abordará elementos essenciais da educação musical, concentrando-se na exploração de gêneros musicais variados, e na identificação e experimentação dos conceitos de timbre, ritmo, e a relação entre música e emoção. A incorporação da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos permitirá uma abordagem dinâmica e envolvente, tornando o aprendizado mais significativo e memorável para os alunos.

  • Gêneros musicais e suas características
  • Elementos constitutivos da música: Timbre, Ritmo
  • Relação entre música, sensações e emoções
  • Expressão corporal e verbal através da música

Metodologia

A metodologia da atividade 'A Orquestra Imaginária' é fundamentada na Aprendizagem Baseada em Jogos, com foco na interação, expressão e experimentação. Através de uma série de audição de gêneros musicais distintos, os alunos serão guiados a imaginar e 'tocar' instrumentos, seguindo pela discussão em grupo para compartilhar sensações e emoções evocadas pela música. Essa abordagem promove o aprendizado ativo, a colaboração entre os alunos e o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas de forma divertida e envolvente.

  • Apresentação de diferentes gêneros musicais pela audição
  • Imaginação e 'tocar' de instrumentos musicais imaginários
  • Rodada de conversa para compartilhamento de experiências e emoções
  • Atividades de expressão corporal associadas à música ouvida

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'A Orquestra Imaginária' será realizada em uma única sessão de 60 minutos, dividida em etapas de audição, discussão e expressão corporal, permitindo uma imersão completa na experiência musical.

  • Aula 1 da atividade: Introdução à atividade, audição de diferentes gêneros musicais, 'tocar' instrumentos imaginários, rodada de conversa.

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na participação, colaboração e engajamento dos alunos durante as atividades. Será dada atenção especial à capacidade de expressar os sentimentos e as sensações provocadas pela música, à criatividade na escolha dos instrumentos imaginários e à qualidade das interações durante a rodada de conversa. A observação direta e o feedback construtivo serão utilizados para incentivar o desenvolvimento das habilidades previstas.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários apenas alguns recursos básicos, como um aparelho de som ou um computador com acesso à internet para a reprodução dos diferentes gêneros musicais, e um espaço adequado que permita a livre expressão corporal dos alunos.

  • Aparelho de som ou computador com acesso à internet
  • Seleção variada de músicas de diferentes gêneros
  • Espaço físico adequado para a atividade

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo