Artistas Mirins!

Desenvolvida por: Eni Pa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Expressão Artística

Nesta atividade pedagógica, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão convidados a mergulhar no maravilhoso mundo das artes, explorando sua criatividade e emoções. Ao longo de 18 aulas, terão a oportunidade de manusear diversos materiais, como tintas, pincéis, papéis coloridos, tecidos, argila, e itens recicláveis para criar obras de arte individuais ou em grupo. A atividade enfatiza a experimentação de diferentes técnicas artísticas, incluindo pintura, colagem, modelagem, entre outras, e promove o uso sustentável dos materiais. O projeto visa não apenas desenvolver habilidades artísticas nas crianças, mas também fomentar a expressão de suas ideias e sentimentos, estimulando o pensamento crítico e a colaboração entre os alunos. Através desta imersão nas artes, espera-se que os estudantes ampliem sua percepção sobre as variadas formas de comunicação e expressão humana, fortalecendo sua autoconfiança e apreciação pela diversidade cultural.

Objetivos de Aprendizagem

O projeto Artistas Mirins tem como objetivo principal incentivar os estudantes a explorarem diversas formas de expressão artística, promovendo sua criatividade, pensamento crítico e habilidades socioemocionais. Pretende-se também sensibilizar os alunos para a importância da sustentabilidade, utilizando materiais recicláveis na criação das obras de arte. Além disso, busca-se estimular o trabalho em equipe, a partilha de ideias e o respeito pelas diferentes opiniões e criações dos colegas.

  • Desenvolver a criatividade e a expressão pessoal através da arte.
  • Explorar o uso sustentável de materiais na criação artística.
  • Aprimorar habilidades motoras finas por meio da manipulação de diferentes materiais.
  • Fomentar o trabalho em equipe e o respeito mútuo entre os alunos.
  • Estimular o pensamento crítico e a apreciação estética.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
  • EF15AR09: Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.
  • EF15AR14: Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.

Conteúdo Programático

Os alunos serão expostos a um leque variado de técnicas e materiais artísticos, incentivando-os a experimentar e a descobrir suas preferências e maneiras de expressão. A estrutura do programa abrange desde a introdução a materiais diversos e recicláveis até técnicas específicas de pintura, colagem, modelagem, entre outras. Além disso, serão incorporadas práticas que estimulem a percepção musical e o movimento corporal como formas adicionais de expressão. Este conteúdo programático visa promover uma compreensão holística da arte como ferramenta de comunicação e expressão pessoal e coletiva.

  • Introdução aos materiais e técnicas artísticas
  • Pintura com diferentes fluidos e superfícies
  • Técnicas de colagem e composição
  • Modelagem com argila e materiais recicláveis
  • Expressão corporal e dança
  • Introdução à música: ritmo, melodia e instrumentos

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa Mão-na-massa e a Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade prática conduzirá os alunos por uma jornada de descoberta criativa onde o aprender fazendo se torna a essência da experiência educativa. Cada sessão permitirá que os estudantes experimentem, criem e reflitam sobre suas obras, promovendo um ambiente colaborativo. A instalação de estações de trabalho temáticas para as várias técnicas artísticas possibilitará a escolha individual ou em grupo, fomentando uma atmosfera de aprendizagem compartilhada e personalizada.

  • Atividades práticas \"Mão-na-massa\
  • Estações de trabalho temáticas
  • Aprendizagem colaborativa em grupo
  • Reflexão e discussão em grupo sobre as obras criadas
  • Apresentação e celebração das criações dos alunos

Aulas e Sequências Didáticas

O projeto Artistas Mirins será desenvolvido ao longo de 18 sessões, cada uma com a duração de 60 minutos. Cada aula será destinada a explorar diferentes materiais e técnicas artísticas, além de promover a experimentação e a criação livre por parte dos alunos. As sessões buscarão também envolver os estudantes em atividades de reflexão sobre suas criações e o processo criativo como um todo.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e aos materiais
  • Aula 2: Exploração de tintas e pincéis
  • Aula 3: Técnicas de pintura
  • Aula 4: Introdução às técnicas de colagem
  • Aula 5-6: Atividades práticas com colagem
  • Aula 7: Exploração da modelagem com argila
  • Aula 8-9: Trabalho com modelagem e argila
  • Aula 10: Introdução a materiais recicláveis e suas possibilidades
  • Aula 11-12: Atividades de criação com recicláveis
  • Aula 13: Introdução à expressão corporal e dança
  • Aula 14-15: Práticas de expressão corporal
  • Aula 16: Exploração dos elementos básicos da música
  • Aula 17-18: Atividades de criação musical e apresentação das obras

Avaliação

A avaliação se dará de forma contínua e processual, enfocando a participação, engajamento e a evolução do aluno na exploração das diferentes técnicas e materiais. Observar-se-á a capacidade de experimentação, a criatividade nas composições e o desenvolvimento das habilidades de trabalho em equipe. Será incentivada a autoavaliação e a reflexão crítica sobre as próprias obras e o processo de criação. Feedbacks individualizados e construtivos serão fornecidos ao longo do projeto.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos materiais, como tintas de várias cores, pincéis de diferentes tamanhos, papéis coloridos, tecidos, argila, além de uma variedade de itens recicláveis. Ademais, espaços apropriados para a execução das práticas de pintura, colagem, modelagem e expressão corporal serão fundamentais. Instrumentos musicais básicos, como tambores, chocalhos e flautas, também serão utilizados para explorar a dimensão musical da expressão artística.

  • Tintas de várias cores
  • Pincéis de diferentes tamanhos
  • Papéis coloridos
  • Tecidos
  • Argila
  • Itens recicláveis
  • Espaços apropriados para as atividades artísticas
  • Instrumentos musicais básicos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo