Aventura Colorida pela Escola

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Exploração e Expressão Artística

Nesta atividade lúdica e exploratória, intitulada 'Aventura Colorida pela Escola', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de conhecer melhor o ambiente escolar através de uma saída de campo criativa e cheia de cores. Cada grupo de alunos receberá uma paleta de cores básicas e um mapa da escola. Durante o passeio, os alunos estarão em contato com a natureza e coletarão elementos naturais como folhas, pedrinhas e flores. Esses elementos serão utilizados para realizar colagens em uma cartolina coletiva, permitindo a criação de uma obra de arte única que represente as impressões visuais dos alunos sobre a escola. O objetivo é incentivar a observação, a criatividade e a apreciação do espaço escolar de uma forma divertida e instrutiva, promovendo também o trabalho em equipe enquanto exploram conceitos de forma, cor e textura.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é permitir que os alunos experimentem uma forma significativa de expressão artística, utilizando elementos naturais recolhidos no ambiente escolar. Os alunos desenvolverão uma maior percepção do seu entorno, aprenderão a trabalhar colaborativamente e explorarão o uso criativo de materiais para simbolizar suas impressões sobre a escola. Ao final, espera-se que os alunos tenham desenvolvido uma sensibilidade artística mais apurada, bem como habilidades de observação e descrição de seu ambiente.

  • Explorar e representar artisticamente o ambiente escolar.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e criatividade.
  • Incentivar a observação e descrição do ambiente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
  • EF15AR08: Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
  • EF15AR26: Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade promove a apreciação do espaço escolar como fonte de recursos artísticos. Através da coleta de elementos naturais e sua transformação em colagens artísticas, os alunos são incentivados a considerar novas maneiras de aproveitar materiais encontrados ao seu redor. Este exercício educacional articula a percepção visual, a sustentabilidade e a expressão estética, elementos essenciais na formação artística inicial.

  • Percepção e representação visual do ambiente escolar.
  • Técnicas de colagem utilizando materiais naturais.
  • Conceitos básicos de composição e estética.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade inclui uma saída de campo pelo ambiente escolar, incentivando os alunos a interagirem diretamente com seu entorno. Ao coletarem materiais naturais, os alunos são levados a refletir sobre sustentabilidade e uso criativo de recursos. Em seguida, trabalharão em grupos para criar uma colagem coletiva, fomentando habilidades de cooperação e comunicação.

  • Saída de campo para coleta de materiais naturais.
  • Trabalho colaborativo em grupos.
  • Exercício de criatividade através da colagem.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado para ser realizado em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos se familiarizarão com o mapa da escola e iniciarão a saída de campo. A segunda aula será dedicada à criação da colagem coletiva e apresentação dos trabalhos.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e saída de campo para coleta de materiais.
  • Aula 2: Montagem da colagem coletiva e apresentação das impressões dos grupos.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em sua participação ativa durante a saída de campo e no processo criativo das colagens. Durante a saída, será observada a capacidade de coletar e identificar materiais de forma segura e responsável. Na fase de criação, serão avaliadas a capacidade de colaboração, criatividade e representação artística dos elementos. Exemplos de avaliação incluem observação direta das interações em grupo, a diversidade de materiais utilizados na colagem e a capacidade de explicar suas escolhas criativas durante as apresentações.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade foram escolhidos para apoiar um aprendizado prático e criativo. As crianças terão acesso a uma paleta de cores simples para estimular suas habilidades de combinação e experimentação, enquanto a utilização de mapas permitirá uma exploração sistemática do ambiente escolar. As ferramentas necessárias para a colagem auxiliam na materialização das ideias artísticas discutidas.

  • Paleta de cores básicas.
  • Mapas da escola.
  • Cartolinas e outros materiais para colagem (cola, tesoura, papéis coloridos).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo