Aventuras de Mímica

Desenvolvida por: Adriel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Comunicação Não-Verbal

A atividade 'Aventuras de Mímica' proporciona aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma oportunidade única de explorar e desenvolver habilidades de comunicação não-verbal através da mímica. Divididos em pequenos grupos, eles serão estimulados a expressarem-se sem o uso de palavras, retratando diversas atividades ou objetos, enquanto os outros membros tentam adivinhar o que está sendo representado. Seguindo a brincadeira, uma Roda de Debate será formada para que possam compartilhar suas experiências, os desafios enfrentados durante a atividade e os sentimentos acerca da tentativa de comunicação exclusivamente não-verbal. Este exercício é desenhado para aprimorar a observação, atenção, além de fomentar um ambiente seguro para o compartilhamento de pensamentos e sentimentos, propiciando uma reflexão coletiva sobre a importância e os desafios da comunicação sem palavras no cotidiano.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principais objetivos estimular a expressão criativa e aprimorar a capacidade de comunicação não-verbal dos alunos, incentivando-os a entender e aplicar diferentes formas de expressão sem o uso da fala. Além disso, busca desenvolver habilidades como observação e atenção, fundamentais para o processo de aprendizagem, e fomentar a prática da escuta ativa entre os colegas. Através da Roda de Debate, os alunos terão a chance de praticar a expressão de ideias e sentimentos de maneira respeitosa, promovendo a empatia e o respeito mútuo. Essa experiência coletiva visa fortalecer o vínculo entre os participantes, enfatizando a importância da comunicação eficaz e do trabalho em equipe.

  • Desenvolver habilidades de comunicação não-verbal.
  • Estimular a observação, atenção e escuta ativa.
  • Fomentar a criatividade e expressão individual.
  • Praticar o compartilhamento de experiências e sentimentos.
  • Promover a empatia e o trabalho em equipe.

Conteúdo Programático

Introduzindo os alunos à comunicação não-verbal através da prática da mímica, esta atividade aborda o estudo de gestos, expressões faciais e posturas como formas de expressão. Ao desdobrar-se na Roda de Debate, transita para a reflexão sobre a experiência vivida, permitindo um aprofundamento nas dinâmicas da comunicação e interação social. O conteúdo programático visa oferecer aos alunos ferramentas para entenderem e valorizarem diferentes modos de expressão, assim como a importância da escuta e da empatia nas relações interpessoais.

  • Comunicação não-verbal: gestos, expressões faciais e posturas.
  • Importância da escuta ativa e da observação.
  • Expressão de sentimentos e ideias sem palavras.
  • Dinâmicas de grupo e trabalho em equipe.
  • Reflexão sobre experiências de comunicação.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade inclui a prática da mímica em pequenos grupos, permitindo que cada aluno tenha a oportunidade de expressar-se e adivinhar o que os colegas estão comunicando. Após a fase prática, todos os participantes serão reunidos em uma Roda de Debate, um exemplo de metodologia ativa, que encoraja os alunos a refletirem e partilharem suas experiências, desafios e sentimentos. Esta estrutura metodológica é projetada para engajar os alunos ativamente no processo de aprendizagem, promovendo uma compreensão mais profunda dos conteúdos abordados e de suas aplicações práticas e emocionais.

  • Execução da mímica em pequenos grupos.
  • Formação e participação na Roda de Debate.
  • Compartilhamento de experiências e reflexão coletiva.
  • Estímulo à expressão e escuta ativas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à comunicação não-verbal através da mímica, praticando em pequenos grupos. Na segunda aula, dedicar-se-á ao compartilhamento das experiências e à Roda de Debate, momento em que serão discutidas as aprendizagens e reflexões sobre a atividade.

  • Aula 1: Introdução e prática da mímica.
  • Aula 2: Roda de Debate e reflexões finais.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, criatividade nas expressões miméticas e engajamento durante a Roda de Debate. Será valorizada a capacidade de escuta, a disposição para compartilhar experiências e reflexões, além do respeito às expressões dos colegas. Feedback construtivo será oferecido para incentivar a continuidade do desenvolvimento das habilidades trabalhadas. Exemplos específicos das expressões e interações durante a atividade poderão ser utilizados como referência para apontar aspectos positivos e áreas de melhoria.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem um espaço amplo para acomodação dos grupos de forma que possam realizar a mímica confortavelmente, além de recursos para a organização da Roda de Debate, como cadeiras ou almofadas. Materiais como cartões com sugestões de mímica e um aparelho de som para música de fundo durante a preparação podem ser úteis para incentivar a ambientação e o envolvimento dos alunos.

  • Espaço amplo para a atividade.
  • Cartões com sugestões para a mímica.
  • Cadeiras ou almofadas para a Roda de Debate.
  • Aparelho de som.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo