Aventuras Musicais no Parque

Desenvolvida por: Susana… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Artes]
Temática: [Percepção e Representação Sonora]

A atividade 'Aventuras Musicais no Parque' tem como objetivo principal promover o engajamento dos alunos com o ambiente sonoro em um contexto natural. Ao explorar um parque local, as crianças terão a oportunidade de ouvir, identificar e classificar uma variedade de sons naturais, como o canto dos pássaros, o som do vento entre as árvores e o fluxo da água. Este exercício visa desenvolver a sensibilidade auditiva e a apreciação crítica dos alunos, permitindo-lhes reconhecer a música e os sons em sua forma mais pura. Após a exploração, os estudantes serão incentivados a expressar suas percepções através de representações gráficas, criando partituras criativas das experiências sonoras vivenciadas. Esta atividade não apenas promove a capacidade de observação e reflexão crítica, mas também estimula a imaginação e a criatividade, ao transformar sons em uma forma visual interpretativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e apreciar criticamente diferentes sons e expressões musicais, proporcionando-lhes instrumentos para analisar os diferentes contextos em que a música ocorre. Além disso, a atividade objetiva promover nos alunos a habilidade de explorar e compreender os componentes fundamentais da música, tais como altura, intensidade, timbre e ritmo. Atingir esses objetivos auxilia na formação de uma base sólida para a educação musical, integrando experiências auditivas a práticas criativas.

  • Desenvolver a capacidade de identificar sons naturais.
  • Promover a apreciação crítica de músicas e expressão sonora.
  • Incentivar a expressão criativa através de partituras visuais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR13: Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.
  • EF15AR14: Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.
  • EF15AR16: Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a exploração sonora em ambientes naturais, visando desenvolver a percepção auditiva dos alunos. A prática inclui identificar e diferenciar sons, além de realizar registros criativos dessas experiências auditivas. Abordar esses conteúdos é essencial para a construção de um repertório cognitivo que permita o reconhecimento e a apreciação de sons e músicas em diversos contextos cotidianos, favorecendo uma compreensão ampla da expressão sonora e musical.

  • Exploração sonora em ambientes naturais.
  • Identificação e diferenciação de diferentes sons.
  • Registro gráfico e criativo de experiências sonoras.

Metodologia

A metodologia utilizada nesta atividade envolve ensino ativo e experiências práticas diretas. Inicialmente, os alunos participarão de uma saída de campo para um parque, onde experiências sensoriais são estimuladas. Os educandos serão guiados a focar sua atenção em sons específicos e a discutir suas impressões. Em seguida, a representação gráfica dos sons é uma estratégia metodológica para transformar vivências auditivas em linguagem visual, promovendo o desenvolvimento da criatividade e expressão individual. Ao fundamentar essas práticas em interações diretas com o ambiente, pretende-se aumentar a retenção do conteúdo aprendido e a significância da aprendizagem.

  • Saída de campo para observação e escuta de sons.
  • Discussão e reflexão sobre as experiências auditivas.
  • Criação de partituras criativas como representação dos sons.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado para garantir que em 1.2 aulas, cada com 50 minutos, os alunos possam explorar, refletir e criar suas representações sonoras. A primeira parte centra-se na ida ao parque e na percepção auditiva, enquanto a segunda aula destina-se à discussão e criação das partituras criativas em sala de aula. Este cronograma favorece o aprendizado por meio de experiências diretas e subsequente reflexão, essenciais para internalizar as habilidades e conhecimentos abordados.

  • Exploração dos sons do parque e discussão - 50 minutos.
  • Criação de partituras criativas baseadas nas experiências sonoras - 10 minutos. Resto de aula

Avaliação

A avaliação focará na participação ativa dos alunos durante a saída de campo e sua capacidade de identificar e discutir os diferentes sons ouvidos. Será avaliado também o envolvimento e criatividade manifestados na representação gráfica dos sons. Critérios incluem a habilidade de reconhecer e descrever sons, a originalidade e expressividade das partituras criativas, e a habilidade de conectar sons observados a representações visuais. Exemplos incluem verificar se o aluno conseguiu identificar diferentes fontes sonoras no ambiente ou se sua partitura criativa demonstra uma tentativa genuína de traduzir suas experiências auditivas em formas visuais.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade são mínimos, mas essenciais para garantir a execução bem-sucedida da saída de campo e das atividades subsequentes em sala de aula. Materiais de desenho serão usados para criar as partituras, e um diário ou caderno será útil para registrar observações auditivas, reforçando a prática reflexiva e documental da experiência.

  • Materiais de desenho (papel, lápis de cor, giz de cera).
  • Diário ou caderno para anotações.
  • Acesso a um parque local.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo