Bailarinos dos Sentimentos

Desenvolvida por: Lucian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física e Arte
Temática: Expressão de sentimentos e emoções através da dança

Na atividade 'Bailarinos dos Sentimentos', alunos do 1º ano do Ensino Fundamental explorarão a expressão de sentimentos e emoções por meio da dança, utilizando a música como ferramenta principal. O professor selecionará músicas variadas, cada uma evocando um sentimento ou emoção específica, como alegria, tristeza, surpresa, entre outros. Os alunos serão incentivados a se mover e dançar de acordo com o que sentem ao ouvir cada música. Essa experiência promove a expressão corporal e a compreensão de emoções de maneira lúdica e inclusiva. Após as atividades práticas de dança, será realizada uma roda de conversa, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas experiências e sentimentos vivenciados durante a dança, promovendo a prática do diálogo, da escuta ativa e da empatia entre os colegas. Esta atividade visa não apenas a exploração da dança enquanto expressão artística, mas também o desenvolvimento da inteligência emocional dos alunos, habilidades sociais e a percepção da importância da empatia.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma experiência rica em expressão corporal e emocional através da dança, incentivando a livre expressão dos sentimentos e a conscientização emocional. Busca-se desenvolver habilidades de escuta, diálogo e empatia entre os alunos, promovendo um ambiente escolar inclusivo e solidário. Além disso, almeja-se aprimorar a coordenação motora, ritmo, e a capacidade de expressão artística, contribuindo assim para o desenvolvimento integral dos estudantes como seres empáticos e criativos.

  • Desenvolver expressão corporal e emocional através da dança.
  • Promover a empatia e habilidades sociais no convívio escolar.
  • Estimular a inteligência emocional reconhecendo e expressando sentimentos e emoções.
  • Aprimorar a coordenação motora e o ritmo por meio da dança.
  • Incentivar a criatividade e a expressão artística entre os alunos.

Conteúdo Programático

A atividade se concentra na exploração da dança como forma de expressão de emoções e sentimentos, envolvendo escolha musical diversificada que remeta a distintas emoções. Além disso, incentiva a conversa e o compartilhamento de experiências emocionais, promovendo o desenvolvimento da empatia e habilidades sociais. Este conteúdo programático visa a transversalidade, integrando elementos da Educação Física, Arte e habilidades socioemocionais, de forma a contribuir para o desenvolvimento holístico do aluno.

  • Expressão de sentimentos e emoções através da dança
  • Dinâmicas de grupo para fomentar a empatia e o diálogo
  • Introdução à diversidade musical e sua relação com as emoções
  • Desenvolvimento da coordenação motora e ritmo através da dança
  • Práticas de escuta ativa e compartilhamento de experiências

Metodologia

A metodologia ativa será empregada nesta atividade, permitindo que os alunos sejam os principais agentes do seu processo de aprendizado através da experimentação, expressão e reflexão. As músicas serão selecionadas com o intuito de evocar diferentes emoções e os alunos serão incentivados a expressarem-se livremente por meio da dança. Após a sessão de dança, estabeleceremos uma roda de conversa para compartilhamento das experiências. Este formato promove a autoexpressão, a escuta ativa e a reflexão sobre as próprias emoções e as dos colegas, elementos fundamentais na metodologia ativa de ensino.

  • Seleção e reprodução de músicas com diferentes emoções
  • Sessões de dança livre para expressão dos sentimentos evocados
  • Roda de conversa para compartilhamento das experiências vividas
  • Reflexões guiadas pelo professor sobre as emoções e sentimentos expressos
  • Dinâmicas de grupo para promover a empatia e compreensão mútua

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a exploração da expressão corporal através da dança, com a reprodução de músicas que envocam diferentes emoções. Na segunda aula, será realizada a roda de conversa, permitindo aos alunos compartilhar suas experiências e sentimentos vividos durante a atividade de dança.

  • Aula 1: Exploração da expressão corporal e emocional através da dança.
  • Aula 2: Roda de conversa para compartilhamento de experiências e sentimentos.

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa e processual, considerando a participação, engajamento e reflexão dos alunos durante as etapas de dança e na roda de conversa. O foco será no desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como a expressão de sentimentos, a empatia e a capacidade de partilha e escuta. Um diário reflexivo pode ser utilizado para que os alunos registrem suas emoções e pensamentos após as músicas, servindo posteriormente como base para a discussão na roda de conversa. Desta forma, avaliaremos não apenas a participação ativa, mas também a capacidade de reflexão e expressão emocional dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários um sistema de som adequado para reprodução das músicas, uma seleção diversificada de músicas que evocam diferentes emoções e sentimentos, um espaço amplo o suficiente para permitir o movimento livre dos alunos durante a dança, e materiais para registro das impressões dos alunos, como papel e lápis, caso opte-se pelo uso do diário reflexivo.

  • Sistema de som para reprodução das músicas
  • Seleção diversificada de músicas
  • Espaço amplo para a dança
  • Materiais para diário reflexivo (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo