O Baú da Fantasia Cultural é uma atividade pedagógica destinada a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, que propõe uma viagem imersiva pelas diversas culturas do mundo, por meio de brinquedos, brincadeiras e jogos. Nesta atividade, será criado um baú contendo objetos que representam as diferentes matrizes estéticas e culturais. Os alunos participarão de uma roda de conversa, na qual escolherão um objeto do baú. Após a escolha, aprenderão sobre a brincadeira ou jogo relacionado àquele objeto, incluindo as regras e o significado cultural por trás dele. Para garantir uma experiência completa, além de aprenderem a jogar, os alunos também serão responsáveis por criar uma pequena apresentação para compartilhar com o restante da classe o conhecimento adquirido sobre as culturas estudadas. Esta atividade almeja não apenas o conhecimento cultural, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais, respeito pela diversidade e fomento da curiosidade e criatividade.
Os objetivos desta atividade englobam o desenvolvimento de uma apreciação pelas diversas culturas e matrizes estéticas presentes ao redor do mundo, através da experimentação direta com brinquedos e jogos representativos. Almeja-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de reconhecer e respeitar as diferenças e semelhanças entre diversas culturas, além de desenvolverem habilidades de pesquisa, apresentação e trabalhos em grupo. A atividade também visa estimular a imaginação, a criatividade e a capacidade de simbolizar, essenciais para o aprendizado em artes visuais e culturais.
A base do conteúdo programático desta atividade reside na intersecção entre artes, cultura e história, focando na exploração de diferentes culturas através de seus jogos, brinquedos e tradições. Serão introduzidos conceitos de estética visual, entendimento sobre a importância da preservação cultural e a valorização das diversas expressões culturais mundiais. A articulação entre teoria e prática ocorrerá através da experimentação direta e da pesquisa sobre os objetos escolhidos, culminando na produção de apresentações que demonstram a aprendizagem alcançada.
Esta atividade será implementada seguindo uma metodologia ativa, com foco na aprendizagem mão-na-massa e na aprendizagem baseada em jogos. Os alunos serão encorajados a interagir diretamente com os materiais e entre si, promovendo uma imersão cultural através do toque, da observação e da prática. A roda de conversa inicial servirá como ponto de partida para o envolvimento dos alunos, incentivando a escolha consciente dos objetos. As sessões de prática dos jogos e as apresentações finais facilitarão a aprendizagem colaborativa e o desenvolvimento de habilidades sociais.
A atividade totalizará 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao tema, a roda de conversa e a escolha dos objetos. Na continuação, os alunos terão tempo para explorar os jogos, realizar suas pesquisas e começar a preparar suas apresentações. A segunda aula será dedicada à finalização e apresentação dos trabalhos, seguida de uma sessão de reflexão conjunta.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas, na qualidade das pesquisas feitas sobre as culturas estudadas, na criatividade e originalidade das apresentações e na capacidade de trabalho em equipe. Serão considerados também os momentos de reflexão individual e coletiva, favorecendo não apenas a avaliação dos conhecimentos adquiridos, mas também das atitudes e valores desenvolvidos. Exemplos de critérios específicos incluem: clareza na comunicação das informações culturais, eficácia no uso dos elementos visuais nas apresentações e demonstração de respeito pelas diferentes culturas.
Para a realização desta atividade, serão necessários alguns materiais específicos, tais como: um baú ou caixa grande para acomodar os objetos que representam as diversas culturas, uma variedade de brinquedos, jogos e artefatos culturais, materiais para pesquisa como livros, tablets ou acesso à internet, além de recursos para a criação das apresentações, que podem incluir papel, canetas, tintas e outros materiais de arte. A escolha dos objetos culturais deve ser criteriosa, visando representar uma ampla gama de matrizes estéticas e culturais.
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