Caça ao Tesouro das Cores

Desenvolvida por: Mayara… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Exploração de cores e formas no ambiente escolar

Nesta aventura pedagógica, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental irão transformar-se em pequenos exploradores com uma missão muito especial: uma caça ao tesouro das cores e formas pela escola. Munidos de mapas simples que apontam diferentes áreas da escola, cada grupo de alunos terá o desafio de encontrar objetos que correspondam às cores e formas indicadas nos seus mapas. Ao identificar um objeto correspondente, cada criança terá o labor de desenhar tal objeto em uma folha, replicando suas características mais visíveis: cor e forma. Esta dinâmica não apenas incentiva os estudantes a reconhecer os elementos constitutivos das artes visuais, mas também promove a cooperação, o desenvolvimento de habilidades motoras finas e a observação atenta do ambiente escolar. Utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade estimula o engajamento, a curiosidade e o prazer pela descoberta, fundamentos essenciais para uma aprendizagem significativa no contexto educacional.

Objetivos de Aprendizagem

Com esta atividade, objetivamos proporcionar aos alunos a capacidade de explorar e reconhecer cores e formas variadas no contexto escolar, utilizando técnicas de desenho para replicar e registrar suas descobertas. Assim, despertamos nos pequenos exploradores uma conscientização sobre os elementos constitutivos das artes visuais, em uma abordagem que favorece o aprendizado colaborativo e lúdico. Adicionalmente, esta missão desafiadora tem como meta o aperfeiçoamento das habilidades motoras finas, essenciais na faixa etária dos participantes, assim como o desenvolvimento de habilidades sociais e de trabalho em equipe, construindo uma base sólida para o crescimento pessoal e acadêmico dentro e fora do ambiente escolar.

  • Explorar o ambiente escolar em busca de cores e formas específicas.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe durante a atividade.
  • Aprimorar habilidades motoras finas por meio do desenho.
  • Reconhecer e aplicar conceitos de artes visuais como cores e formas.
  • Utilizar a metodologia de Aprendizagem Baseada em Jogos para promover um aprendizado ativo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
  • EF15AR09: Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.

Conteúdo Programático

O programa desta atividade inclui a investigação da cor e da forma, dois elementos fundamentais nas artes visuais, dentro do espaço escolar. Ao longo do exercício, cada criança, juntamente com seus colegas, desenvolverá a percepção visual e espacial por meio da exploração de seu entorno, aprendendo a identificar e classificar diferentes cores e formas. Este conteúdo programático se alinha aos objetivos pedagógicos de estimular a expressão artística e a criatividade, bem como de fomentar a atenção ao detalhe, perseverança e cooperação entre os alunos.

  • Identificação de cores e formas no ambiente escolar
  • Técnicas básicas de desenho e replicação de formas
  • Trabalho em equipe e cooperação
  • Desenvolvimento de habilidades motoras finas
  • Interação lúdica com o ambiente escolar

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, que permite aos alunos tornarem-se protagonistas de seu próprio aprendizado por meio da interação direta com o conteúdo proposto. Os estudantes serão divididos em pequenos grupos e receberão mapas que os guiarão através de várias áreas da escola em sua busca por objetos de cores e formas específicas. Esta abordagem prática, energética e colaborativa busca não apenas ensinar conceitos artísticos de forma teórica, mas também, encorajar os alunos a aplicar esses conceitos no mundo real, melhorando suas habilidades de observação, desenho e cooperação no processo.

  • Divisão dos alunos em pequenos grupos
  • Distribuição de mapas com áreas indicadas para exploração
  • Busca por objetos que correspondam às caracterizações de cor e forma
  • Registro das descobertas por meio do desenho
  • Discussão em grupo sobre as descobertas e experiências compartilhadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas sessões de 60 minutos cada, realizadas consecutivamente. Na primeira sessão, haverá uma introdução aos conceitos de cor e forma e a divisão dos alunos em grupos. Os mapas serão distribuídos e começará a exploração pelo ambiente escolar. Na segunda sessão, os alunos continuarão sua exploração, seguida de uma atividade de desenho e reflexão em conjunto sobre o que foi descoberto. Finalizaremos com uma exposição dos desenhos e discussão colaborativa sobre as experiências vividas.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e início da exploração.
  • Aula 2: Continuação da exploração, desenho dos objetos encontrados e reflexão em grupo.

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa e contínua, observando a participação, colaboração e engajamento dos alunos durante todo o processo. A habilidade de identificar cores e formas, assim como a precisão e criatividade ao replicar os objetos encontrados em desenhos, serão critérios observados. Importante também será avaliada a capacidade de trabalho em equipe, a comunicação entre os integrantes do grupo e a disposição para participar das discussões. Serão consideradas as observações feitas durante a exploração, a qualidade dos desenhos produzidos e o envolvimento na reflexão final sobre a experiência.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, seriam essenciais alguns recursos simples, como: mapas simples da escola com locais marcados para exploração, folhas de papel branco para desenhos, lápis de cor ou giz de cera, pranchetas ou superfícies rígidas para apoio durante o desenho, e adesivos coloridos para marcação dos objetos encontrados. Estes materiais permitirão uma exploração eficaz e um registro criativo das descobertas pelos pequenos exploradores.

  • Mapas simples da escola
  • Folhas de papel branco
  • Lápis de cor ou giz de cera
  • Pranchetas ou superfícies rígidas para apoio
  • Adesivos coloridos para marcação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo