Nesta aventura pedagógica, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental irão transformar-se em pequenos exploradores com uma missão muito especial: uma caça ao tesouro das cores e formas pela escola. Munidos de mapas simples que apontam diferentes áreas da escola, cada grupo de alunos terá o desafio de encontrar objetos que correspondam às cores e formas indicadas nos seus mapas. Ao identificar um objeto correspondente, cada criança terá o labor de desenhar tal objeto em uma folha, replicando suas características mais visíveis: cor e forma. Esta dinâmica não apenas incentiva os estudantes a reconhecer os elementos constitutivos das artes visuais, mas também promove a cooperação, o desenvolvimento de habilidades motoras finas e a observação atenta do ambiente escolar. Utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade estimula o engajamento, a curiosidade e o prazer pela descoberta, fundamentos essenciais para uma aprendizagem significativa no contexto educacional.
Com esta atividade, objetivamos proporcionar aos alunos a capacidade de explorar e reconhecer cores e formas variadas no contexto escolar, utilizando técnicas de desenho para replicar e registrar suas descobertas. Assim, despertamos nos pequenos exploradores uma conscientização sobre os elementos constitutivos das artes visuais, em uma abordagem que favorece o aprendizado colaborativo e lúdico. Adicionalmente, esta missão desafiadora tem como meta o aperfeiçoamento das habilidades motoras finas, essenciais na faixa etária dos participantes, assim como o desenvolvimento de habilidades sociais e de trabalho em equipe, construindo uma base sólida para o crescimento pessoal e acadêmico dentro e fora do ambiente escolar.
O programa desta atividade inclui a investigação da cor e da forma, dois elementos fundamentais nas artes visuais, dentro do espaço escolar. Ao longo do exercício, cada criança, juntamente com seus colegas, desenvolverá a percepção visual e espacial por meio da exploração de seu entorno, aprendendo a identificar e classificar diferentes cores e formas. Este conteúdo programático se alinha aos objetivos pedagógicos de estimular a expressão artística e a criatividade, bem como de fomentar a atenção ao detalhe, perseverança e cooperação entre os alunos.
Utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, que permite aos alunos tornarem-se protagonistas de seu próprio aprendizado por meio da interação direta com o conteúdo proposto. Os estudantes serão divididos em pequenos grupos e receberão mapas que os guiarão através de várias áreas da escola em sua busca por objetos de cores e formas específicas. Esta abordagem prática, energética e colaborativa busca não apenas ensinar conceitos artísticos de forma teórica, mas também, encorajar os alunos a aplicar esses conceitos no mundo real, melhorando suas habilidades de observação, desenho e cooperação no processo.
A atividade será dividida em duas sessões de 60 minutos cada, realizadas consecutivamente. Na primeira sessão, haverá uma introdução aos conceitos de cor e forma e a divisão dos alunos em grupos. Os mapas serão distribuídos e começará a exploração pelo ambiente escolar. Na segunda sessão, os alunos continuarão sua exploração, seguida de uma atividade de desenho e reflexão em conjunto sobre o que foi descoberto. Finalizaremos com uma exposição dos desenhos e discussão colaborativa sobre as experiências vividas.
A avaliação da atividade será formativa e contínua, observando a participação, colaboração e engajamento dos alunos durante todo o processo. A habilidade de identificar cores e formas, assim como a precisão e criatividade ao replicar os objetos encontrados em desenhos, serão critérios observados. Importante também será avaliada a capacidade de trabalho em equipe, a comunicação entre os integrantes do grupo e a disposição para participar das discussões. Serão consideradas as observações feitas durante a exploração, a qualidade dos desenhos produzidos e o envolvimento na reflexão final sobre a experiência.
Para a realização da atividade, seriam essenciais alguns recursos simples, como: mapas simples da escola com locais marcados para exploração, folhas de papel branco para desenhos, lápis de cor ou giz de cera, pranchetas ou superfícies rígidas para apoio durante o desenho, e adesivos coloridos para marcação dos objetos encontrados. Estes materiais permitirão uma exploração eficaz e um registro criativo das descobertas pelos pequenos exploradores.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula