Caça ao Tesouro das Cores

Desenvolvida por: Tania … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Cores e percepção do ambiente

A atividade 'Caça ao Tesouro das Cores' é uma jornada emocionante que convida os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a explorarem a sala de aula de uma maneira nunca vista antes. Com a ajuda de uma bússola das cores, uma roda de cores cuidadosamente criada em cartolina, cada aluno terá a tarefa de localizar objetos na sala que correspondam à cor apontada pela seta da sua bússola. Este jogo interativo não só enriquece a experiência de aprendizagem ao combinar diversão com educação, mas também reforça o conhecimento sobre as cores, estimula as habilidades de observação, e promove o diálogo construtivo entre os alunos. Ao final da atividade, os participantes terão a oportunidade de compartilhar suas descobertas com os colegas, explicando suas escolhas e aprendizados. Este momento de compartilhamento visa não somente reforçar o vínculo entre os alunos, mas também trabalhar habilidades de expressão oral e pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, onde possam explorar e reconhecer as cores no ambiente ao seu redor. Visa também desenvolver habilidades de observação, comunicação e a capacidade de colaboração entre os pares. Ao compartilhar suas escolhas e os motivos por trás delas, espera-se que os alunos se expressem de forma mais confiante e reflitam sobre a diversidade de percepções em um mesmo ambiente.

  • Explorar a percepção das cores no ambiente
  • Desenvolver habilidades de observação e reconhecimento das cores
  • Fomentar a expressão individual e o diálogo entre os alunos
  • Estimular a criatividade ao selecionar os objetos de acordo com as cores

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.)
  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
  • EF15AR06: Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

Conteúdo Programático

Este plano de aula integra essencialmente o estudo das cores - um elemento fundamental das artes visuais e do design. Além de facilitar a compreensão da teoria das cores, a atividade promove a aplicação prática desse conhecimento por meio da busca e seleção de objetos coloridos na sala de aula. Este processo não apenas ajuda na identificação e nomeação das cores, mas também na compreensão das emoções e sentimentos que elas podem evocar.

  • Identificação das cores
  • Teoria das cores e suas aplicações
  • Observação e seleção de objetos baseados em cores

Metodologia

A metodologia desta atividade é fundamentada em uma abordagem 'Mão-na-massa', a qual promove a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Ao empregar uma bússola das cores para a identificação e localização de objetos, a atividade incentiva a exploração direta do ambiente e a interação colaborativa entre os alunos. Este método ativo estimula os estudantes a refletirem sobre suas experiências e compreenderem melhor o mundo visual ao seu redor.

  • Criação da bússola das cores
  • Busca ativa por objetos correspondentes às cores
  • Sessão de compartilhamento e discussão em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está programada para ser concluída em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a criação das bússolas das cores e a explicação das regras do jogo. Na segunda aula, os alunos irão explorar a sala de aula em busca de objetos que correspondam às cores indicadas em suas bússolas, seguido de uma sessão de compartilhamento e discussão.

  • Aula 1: Criação das bússolas das cores e explicação das instruções (60 min)
  • Aula 2: Exploração da sala e compartilhamento das descobertas (60 min)

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação, colaboração e na capacidade do aluno de expressar suas ideias e reflexões durante a sessão de compartilhamento. Critérios incluirão a criatividade na seleção dos objetos, a justificativa da escolha baseada nas cores, e a habilidade de escuta ativa e respeito pelas percepções dos colegas. A interação positiva e construtiva com os pares será igualmente valorizada, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e inclusivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, mas essenciais para a construção das bússolas das cores e a execução da caça ao tesouro. Isto inclui cartolinas coloridas, marcadores, tesouras, cola e itens diversos presentes na sala de aula que possam ser identificados conforme as cores apontadas pelas bússolas.

  • Cartolina colorida
  • Marcadores
  • Tesouras
  • Cola
  • Clipes de papel (para a seta da bússola)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo