Caça aos Sons

Desenvolvida por: Sabrin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Arte
Temática: Som e Música

A atividade 'Caça aos Sons' propõe uma imersão lúdica e interativa no universo dos sons, transformando os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em autênticos exploradores sonoros. Durante a atividade, os estudantes serão encorajados a utilizar seus sentidos para descobrir e classificar diversos tipos de sons. Através dessa busca, os alunos terão contato direto com diferentes 'emissores de som', como chocalhos improvisados, flautas de papel e simples instrumentos de percussão, cuidadosamente escondidos pelo educador em espaços da sala de aula ou em áreas ao ar livre. Utilizando mapas com a localização aproximada desses objetos, os pequenos exploradores, sozinhos ou em duplas, partirão em uma aventura sonora, onde serão desafiados a identificar, classificar e registrar os sons encontrados, discernindo suas características como altura (agudo ou grave) e intensidade (forte ou suave). Finalizando a atividade, uma roda de conversa reunirá todos os participantes para um momento de compartilhamento e reflexão sobre as experiências vividas e os conhecimentos adquiridos a respeito da natureza e das características dos sons.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da 'Caça aos Sons' é proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma experiência concreta e atraente de exploração sonora. Esta atividade foi cuidadosamente pensada para desenvolver a percepção auditiva dos estudantes, bem como introduzir conceitos fundamentais sobre as características dos sons e sua classificação. Busca-se, assim, cultivar nos alunos a apreciação pela diversidade sonora do mundo ao seu redor, estimulando a exploração de sons naturais e produzidos por objetos cotidianos. Além disso, pretende-se fomentar habilidades de escuta ativa, observação, colaboração e comunicação, essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes.

  • Desenvolver a percepção e a sensibilidade auditiva.
  • Introduzir conceitos básicos sobre as características e classificação dos sons.
  • Estimular a observação e exploração do ambiente a partir de estímulos sonoros.
  • Promover a capacidade de trabalhar em equipe e comunicar descobertas.
  • Fomentar o respeito e apreciação pela diversidade sonora.

Conteúdo Programático

A 'Caça aos Sons' está diretamente ligada ao componente curricular de Arte, enfatizando a música como forma de expressão. Aborda conceitos iniciais sobre a natureza dos sons e promove a descoberta de fontes sonoras, enquadrando-se nas orientações metodológicas ativas como atividade mão-na-massa, aprendizagem baseada em jogos e roda de debates para facilitar a assimilação de conteúdos como altura e intensidade dos sons, e reconhecimento de fontes sonoras diversas.

  • Conceitos básicos sobre os sons: altura (agudo e grave) e intensidade (forte e suave).
  • Reconhecimento e exploração de fontes sonoras naturais e manufaturadas.
  • Classificação e registro dos sons encontrados durante a atividade.
  • Discussão e reflexão coletiva sobre as experiências sonoras vivenciadas.

Metodologia

A metodologia proposta para 'Caça aos Sons' inclui uma abordagem ativa, concreta e participativa, utilizando-se de estratégias como atividade mão-na-massa, aprendizagem baseada em jogos e roda de debate. Iniciando-se com uma introdução lúdica ao tema, segue a exploração prática com a busca dos emissores de som e culmina em um momento de reflexão e compartilhamento das descobertas. Esta abordagem promove não apenas o engajamento e a motivação dos alunos, mas também um aprendizado significativo dos conceitos relacionados aos sons.

  • Uso de objetos do cotidiano como instrumentos musicais improvisados.
  • Exploração ativa do espaço físico na busca de fontes sonoras.
  • Classificação dos sons como atividade lúdica e educativa.
  • Discussão coletiva para compartilhar observações e aprendizados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Caça aos Sons' será desenvolvida ao longo de duas aulas, cada uma com duração de 60 minutos.

  • Aula 1: Introdução aos sons e preparação para a caça.
  • Aula 2: Exploração, descoberta, classificação dos sons e roda de discussão.

Avaliação

A avaliação da 'Caça aos Sons' será formativa e baseada na participação e envolvimento dos alunos durante todas as etapas da atividade. Observar-se-á a capacidade de cada aluno em identificar, explorar e classificar os sons encontrados, além da habilidade de trabalhar em equipe e comunicar suas descobertas. Durante a roda de conversa final, será avaliada também a capacidade de reflexão e compartilhamento das experiências. A participação ativa e respeitosa será um critério importante, mas o foco estará no processo de aprendizagem e nas habilidades desenvolvidas ao longo da atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a 'Caça aos Sons', serão necessários materiais simples e acessíveis, que possam servir como emissores de som. A escolha de materiais reutilizáveis enfatiza a sustentabilidade e a criatividade na construção de instrumentos musicais improvisados.

  • Objetos diversos que produzam sons (chocalhos improvisados, flautas de papel, instrumentos de percussão simples).
  • Mapas com indicações aproximadas da localização dos emissores de som.
  • Cadernos ou folhas para registro das descobertas.
  • Espaço adequado para a exploração, podendo ser na sala de aula ou ao ar livre.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo