Caça aos Sons da Natureza

Desenvolvida por: Karla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Exploração de Sons na Natureza

Nesta atividade dinâmica e interativa, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar o ambiente escolar em pequenos grupos para descobrir as fontes sonoras naturais ao seu redor. Da suave brisa entre as folhas das árvores ao chilrear dos pássaros, os alunos serão estimulados a afinar sua percepção auditiva e apreciar a beleza dos sons naturais. Após a sessão de exploração, cada grupo terá a tarefa de recriar os sons encontrados utilizando o próprio corpo, como palmas ou sons vocais, e objetos disponíveis na sala de aula, como lápis e borrachas, para imitar os sons da natureza. Esta atividade promove a criatividade, cooperação e aplicação dos conhecimentos musicais na identificação e reprodução dos elementos constitutivos da música presentes na natureza.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver a sensibilidade auditiva dos alunos, permitindo-lhes apreciar e explorar a riqueza sonora do ambiente ao seu redor. Além de estimular a criatividade na recriação dos sons naturais, a atividade visa promover o trabalho em equipe, a investigação ativa e a aplicação prática de conceitos musicais como timbre, ritmo e melodia. Os alunos também serão estimulados a refletir sobre a importância dos sons naturais e como eles se encaixam nos elementos da música, promovendo uma maior apreciação pelas formas artísticas e expressivas presentes no seu cotidiano.

  • Desenvolver a sensibilidade e percepção auditiva para sons naturais no ambiente.
  • Estimular a criatividade na reprodução de sons naturais utilizando o corpo e objetos cotidianos.
  • Promover o entendimento dos elementos constitutivos da música através da prática.
  • Fomentar a cooperação e trabalho em equipe durante a exploração sonora e criação musical.
  • Incentivar a exploração e apreciação da música e sons da natureza como formas de expressão artística.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR14: Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.
  • EF15AR15: Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.
  • EF15AR16: Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional.

Conteúdo Programático

Esta atividade é fundamentada na exploração dos elementos da música através da interação direta com o ambiente e na criatividade artística. Ao aplicar estratégias de aprendizagem baseada em jogos, os alunos serão incentivados a participar ativamente na busca e identificação de fontes sonoras naturais, bem como na prática de recriar estes sons de maneiras inovadoras. Ao integrar a prática musical com a exploração do meio, propõe-se uma abordagem lúdica e participativa, fomentando o desenvolvimento holístico dos alunos no campo da música e além.

  • Percepção de sons naturais e diferenciação dos elementos musicais.
  • Técnicas de reprodução sonora utilizando o corpo e objetos do cotidiano.
  • Exploração do ambiente escolar como fonte de aprendizado auditivo.
  • Princípios básicos de música: timbre, ritmo, melodia e harmonia.
  • Trabalho em equipe e comunicação durante atividades de grupo.

Metodologia

Adotando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade será desenvolvida em um ambiente que valoriza a curiosidade e a exploração ativa por parte dos alunos. A dinâmica de busca e recriação sonora será central, incentivando os estudantes a se envolverem de maneira lúdica e criativa na aprendizagem. Este método permite que conceitos musicais sejam aprendidos de forma prática e envolvente, com os alunos atuando como exploradores sonoros e criadores musicais, facilitando a assimilação dos conteúdos de maneira significativa.

  • Divisão da turma em pequenos grupos para incentivar o trabalho em equipe.
  • Exploração guiada do ambiente escolar em busca de fontes sonoras naturais.
  • Utilização de objetos e corpo para recriação dos sons identificados.
  • Discussão em grupo para compartilhar experiências e descobertas.
  • Apresentação dos resultados em formato de performance coletiva.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única sessão de 60 minutos, incorporando todos os estágios, desde a exploração inicial do ambiente escolar até a recriação e apresentação dos sons naturais encontrados.

  • Aula 1: Caça aos Sons da Natureza - 60 minutos

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante todas as fases da atividade. Será dada especial atenção à criatividade demonstrada na reprodução dos sons naturais, à eficácia do trabalho em equipe e à capacidade de reflexão e articulação sobre as experiências vivenciadas. Feedback constructivo será fornecido, valorizando os esforços e a aprendizagem alcançada. Exemplos de desempenho serão destacados, incentivando a autoavaliação e o reconhecimento das várias formas de expressão musical exploradas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem acesso ao ambiente escolar, como pátios e jardins, onde os alunos possam explorar livremente. Além disso, objetos comuns da sala de aula, como lápis, borrachas e livros serão utilizados para a recriação dos sons. A disponibilidade de um espaço adequado para a apresentação dos resultados é igualmente crucial, permitindo que os alunos compartilhem suas criações sonoras com a turma.

  • Ambiente escolar externo (pátio, jardim) para exploração sonora.
  • Objetos da sala de aula (lápis, papel, borrachas) para reprodução sonora.
  • Espaço para apresentação e compartilhamento das criações dos alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo