Caça aos Sons do Mundo

Desenvolvida por: Rosian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, Música
Temática: Exploração Musical e Ambiental

A atividade 'Caça aos Sons do Mundo' é uma jornada lúdica através da qual os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental têm a oportunidade de descobrir e apreciar a diversidade sonora e musical que os rodeia em seu cotidiano. Primeiramente, o professor introduzirá os alunos a uma variedade de gêneros musicais, tocando breves trechos de cada um. Os alunos serão então encorajados a explorar o ambiente escolar, utilizando tablets ou smartphones para gravar sons que remetam aos gêneros musicais previamente apresentados. Esta exploração será guiada pela curiosidade e criatividade, incentivando a escuta atenta e a percepção ambiental. Ao término da atividade, os alunos, em grupos, compartilharão suas descobertas, promovendo um rico debate sobre as similaridades e diferenças entre os sons capturados e os gêneros musicais. Este exercício não apenas desenvolverá as habilidades de identificação e apreciação musical, mas também fomentará a colaboração, observação atenta e expressão criativa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é cultivar nos alunos a habilidade de identificar e apreciar criticamente as diversas formas de expressão musical, associando-as aos sons do cotidiano. Ao longo desta jornada sonora, os alunos desenvolverão a escuta ativa, a percepção musical e ambiental, e a capacidade de trabalhar em grupo. A atividade também visa fomentar a curiosidade, explorando a rica diversidade sonora ao seu redor, além de incentivar a expressão de ideias e sentimentos por meio da música e dos sons capturados.

  • Desenvolver a habilidade de identificar diversos gêneros musicais.
  • Cultivar a apreciação crítica pela música e sons do cotidiano.
  • Praticar a escuta ativa e a percepção ambiental.
  • Estimular o trabalho em equipe e a expressão criativa.
  • Explorar a diversidade sonora e musical do ambiente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR13: Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.
  • EF15AR14: Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.
  • EF15AR16: Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a introdução a diferentes gêneros musicais, a exploração sonora do ambiente e a gravação de sons utilizando tecnologia digital. Os alunos também serão introduzidos a conceitos básicos de música, como ritmo, melodia e harmonia, e como estes podem ser encontrados em sons cotidianos. Além disso, haverá um foco na escuta ativa e na percepção sonora, capacitando os alunos a ouvir o mundo de uma maneira nova e criativa.

  • Diversidade de gêneros musicais
  • Escuta ativa e percepção sonora
  • Gravação e análise de sons
  • Conceitos básicos de música: ritmo, melodia, harmonia
  • Expressão criativa e trabalho em grupo

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade promove a interação, colaboração e engajamento dos alunos de forma lúdica. Ao explorar o ambiente em busca de sons, os alunos aplicam o conhecimento de forma prática, integrando teoria e prática de maneira significativa. A análise e compartilhamento dos sons gravados fomenta o pensamento crítico e a expressão criativa, consolidando o aprendizado de uma forma divertida e interativa.

  • Introdução a gêneros musicais através de audição ativa
  • Exploração do ambiente escolar em busca de sons
  • Gravação de sons utilizando dispositivos digitais
  • Análise e compartilhamento dos sons gravados
  • Debate sobre as similaridades e diferenças entre os sons cotidianos e os gêneros musicais

Aulas e Sequências Didáticas

[A carga horária total da atividade será de 2 horas, distribuídas em quatro aulas de 50 minutos cada. Isso permite um aprofundamento gradual nos temas abordados e uma adequada exploração prática dos conteúdos.

  • Aula 1: Introdução aos gêneros musicais e princípios da música
  • Aula 2: Exploração sonora do ambiente escolar
  • Aula 3: Gravação e análise dos sons capturados
  • Aula 4: Apresentação das descobertas e debate

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as atividades de exploração sonora e na qualidade da análise e apresentação dos sons capturados. Será dada especial atenção à forma como os alunos colaboram entre si, à criatividade nas gravações, e à capacidade de fazer conexões entre os sons do cotidiano e os gêneros musicais explorados. A avaliação buscará não apenas verificar a aquisição de conhecimento, mas também incentivar a curiosidade, o trabalho em equipe e a expressão criativa.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários tablets ou smartphones com capacidade de gravação de áudio, alto-falantes para a reprodução dos gêneros musicais, e acesso à internet para pesquisar sobre os diferentes gêneros musicais. Também será benéfico ter acesso a softwares de edição de áudio simples para permitir que os alunos experimentem com os sons gravados.

  • Tablets ou smartphones para gravação de áudio
  • Alto-falantes para reprodução dos trechos musicais
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Softwares de edição de áudio (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo