Construindo Histórias

Desenvolvida por: Angela… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e oralidade

Na atividade 'Construindo Histórias', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão convidados a participar de um exercício de criatividade e expressão, em grupos. A atividade começará com a distribuição de cartões que contêm imagens variadas, incluindo seres vivos, objetos e cenários. O objetivo é que cada grupo crie uma história coletiva, utilizando as imagens dos cartões como ponto de partida. Cada membro do grupo selecionará um cartão por vez e adicionará um segmento à história, inspirando-se na imagem escolhida. Esta tarefa exercitará habilidades como o pensamento criativo, a capacidade de expressar ideias de forma clara e coesa, e a escuta ativa. A atividade culminará com a apresentação das histórias criadas por cada grupo para a turma inteira, proporcionando uma oportunidade para praticar a fala em público e fortalecer a colaboração e imaginação coletiva. É uma estratégia que envolve participação ativa dos estudantes, fomentando não apenas o aprendizado da língua, mas também competências sociais importantes.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo estimular o desenvolvimento da criatividade e pensamento crítico dos estudantes através da produção de histórias. Busca-se, igualmente, melhorar a habilidade de expressão oral e escrita, ao incentivar que os alunos articulem suas ideias com clareza e coesão. Além disso, ao trabalhar em grupos, a atividade promove a cooperação e a escuta ativa, competências essenciais para o convívio social e o aprendizado colaborativo. A apresentação das histórias para a classe visa cultivar habilidades de comunicação pública e autoconfiança em falar diante de um grupo, elementos fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos.

  • Estimular a criatividade e imaginação.
  • Melhorar habilidades de expressão oral e escrita.
  • Promover a cooperação e escuta ativa entre alunos.
  • Desenvolver competências de fala em público.
  • Fomentar o pensamento crítico e a articulação de ideias.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático destinado a esta atividade abrange a produção textual em pequenos grupos, focando na criação de narrativas com base em estímulos visuais. Integra métodos de trabalho em equipe e comunicação eficaz, visando aprimorar não apenas a habilidade na língua, mas também a interação e colaboração entre os alunos. Além disso, promove o desenvolvimento de habilidades comunicativas importantes para a expressão de ideias, emoções e histórias de maneira criativa e estruturada.

  • Produção textual a partir de imagens.
  • Expressão oral e contação de histórias.
  • Trabalho em equipe e colaboração.
  • Comunicação eficaz e fala em público.

Metodologia

A metodologia da atividade 'Construindo Histórias' alinha-se aos princípios da Atividade Mão-na-massa, promovendo uma imersão ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Através da manipulação física dos cartões com imagens e da colaboração para a construção de um enredo coletivo, os estudantes estarão diretamente envolvidos na criação de conhecimento. Esta abordagem prática prioriza a experiência direta como meio de explorar e compreender conceitos de linguagem, narrativa e expressão criativa, incentivando, dessa forma, um aprendizado significativo e aplicado.

  • A distribuição de cartões com imagens para inspiração.
  • Criação coletiva de histórias em grupo.
  • Apresentação oral das histórias criadas para a classe.
  • Reflexão e feedback como parte da conclusão da atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos cada.

  • Aula 1 - Introdução à atividade, formação dos grupos, distribuição dos cartões e início da criação das histórias.
  • Aula 2 - Conclusão da criação das histórias e apresentação para a turma.

Avaliação

A avaliação será formativa, focando no processo de aprendizagem e no desenvolvimento das competências propostas. Será considerada a participação ativa dos alunos na criação da história, a colaboração entre os membros do grupo e a capacidade de expressar suas ideias de forma clara durante a apresentação. Feedbacks serão dados após as apresentações, destacando pontos fortes e aspectos que podem ser melhorados, incentivando assim, o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários cartões com imagens variadas, espaço adequado para a formação de pequenos grupos e um ambiente propício para as apresentações orais. Esses recursos visam facilitar o engajamento dos alunos com a tarefa e oferecer um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo.

  • Cartões com imagens diversas.
  • Espaço de aula organizado para trabalho em grupo.
  • Equipamento de áudio (se disponível) para apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo