Construindo Nossa Orquestra

Desenvolvida por: Vaness… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, Música e Sustentabilidade
Temática: Construção de Instrumentos Musicais com Materiais Recicláveis

Nesta atividade, intitulada 'Construindo Nossa Orquestra', alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a sustentabilidade, a música e a criatividade de maneira integrada. Utilizando materiais recicláveis como garrafas PET, latas, balões e canudos, os estudantes serão desafiados a criar seus próprios instrumentos musicais, tais como chocalhos, tambores e flautas. Após a fase de construção, cada grupo de alunos realizará uma apresentação musical coletiva, incentivando assim o trabalho em equipe, a expressão artística e a consciência ambiental. Além de promover a experimentação sonora e o ritmo, esta atividade visa despertar nos alunos um olhar crítico sobre a importância da reutilização e reciclagem de materiais, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma vivência prática e significativa na intersecção entre arte, música e conscientização ambiental. Almeja-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de reconhecer a importância da reutilização de materiais, desenvolver habilidades musicais básicas por meio da construção e manipulação de instrumentos alternativos, além de fomentar a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de expressão artística. Pretende-se também que os estudantes aprimorem sua percepção auditiva e rítmica, além de compreenderem o valor do trabalho colaborativo e da sustentabilidade no cotidiano.

  • Conscientização sobre a importância da sustentabilidade e reutilização de materiais.
  • Desenvolvimento de habilidades musicais e expressão artística.
  • Estímulo à criatividade e à inovação na criação de instrumentos musicais.
  • Fomento ao trabalho em equipe e à capacidade de realizar apresentações colaborativas.
  • Aprimoramento da percepção sonora e do ritmo.

Conteúdo Programático

A prática pedagógica será guiada pela metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, permitindo que os alunos sejam os protagonistas do processo de aprendizagem. Ao longo deste projeto, os estudantes terão a chance de explorar conceitos relacionados à música, artes visuais, ciências, e sustentabilidade, aplicando-os de maneira prática na construção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis e na execução de uma composição musical coletiva.

  • Conceitos básicos de música: ritmo, melodia e harmonia.
  • Artes visuais: expressão e criatividade na decoração dos instrumentos.
  • Ciências: propriedades dos materiais e princípios de acústica envolvidos nos instrumentos criados.
  • Sustentabilidade: importância da reciclagem e reutilização de materiais.

Metodologia

Adotando a Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão incentivados a investigar, planejar, construir e apresentar seus instrumentos musicais, em um processo que valoriza a autonomia e a colaboração. As atividades serão estruturadas em fases, começando com a exploração e escolha dos materiais recicláveis, seguida da construção dos instrumentos, ensaios das composições e culminando na apresentação das composições musicais. Este método permite que os estudantes aplicem conhecimentos multidisciplinares de forma integrada e significativa.

  • Investigação e seleção de materiais recicláveis adequados à construção de instrumentos.
  • Planejamento e construção dos instrumentos musicais, valorizando a expressão individual e coletiva.
  • Ensaios para a composição e prática musical em grupo.
  • Apresentação da composição musical, promovendo a autoestima e o respeito mútuo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a exploração dos materiais e a construção dos instrumentos. Na segunda aula, os alunos ensaiarão e realizarão a apresentação das composições musicais em grupo.

  • Aula 1: Exploração dos materiais e construção dos instrumentos musicais.
  • Aula 2: Ensaios em grupo e apresentação das composições musicais.

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa e processual, considerando a participação, envolvimento e colaboração dos alunos ao longo do projeto. Será valorizado o processo criativo e a capacidade de trabalho em equipe, além da qualidade e originalidade dos instrumentos criados. A apresentação musical coletiva também será parte importante da avaliação, observando-se a harmonia e sincronia entre os membros do grupo, assim como a aplicação dos conceitos musicais explorados. Exemplos de critérios de avaliação incluirão criatividade, cooperação, qualidade sonora dos instrumentos e execução da composição musical.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais recicláveis variados, tais como garrafas PET, latas, balões, canudos, além de arroz ou outras pequenas peças que possam ser usadas como enchimento dos chocalhos. Ferramentas básicas de artesanato como tesouras, fita adesiva e cola também serão essenciais. A criatividade dos alunos será o recurso mais valioso, pois permitirá a transformação destes materiais simples em instrumentos musicais únicos.

  • Materiais recicláveis: garrafas PET, latas, balões, canudos.
  • Arroz, grãos ou pequenas pedras para chocalhos.
  • Ferramentas de artesanato: tesouras, fita adesiva, cola.
  • Espaço adequado para construção e apresentação dos instrumentos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo