Esta atividade pedagógica prática tem como objetivo enriquecer o processo de ensino-aprendizagem por meio da exploração de contos e histórias populares de diversas origens culturais. Antes da aula, os alunos assistirão a uma seleção de histórias narradas em vídeos, abrangendo uma ampla gama de culturas e tradições. Em sala de aula, sob o modelo de Sala de Aula Invertida, os educandos terão a oportunidade de se transformar em contadores de histórias, utilizando diferentes linguagens artísticas como desenho, pequenas encenações e o uso de fantoches feitos a partir de materiais reciclados. Esta atividade visa não somente a experimentação de variadas formas de expressão, mas também o fortalecimento da expressão oral e da criatividade dos alunos, ao desafiá-los a reinterpretar e narrar as histórias assistidas previamente, impulsionando assim seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional.
Este plano de aula visa promover a compreensão e apreciação dos alunos pelo rico patrimônio cultural representado nas histórias e contos de diferentes culturas. Almeja-se desenvolver habilidades de expressão oral e criatividade, permitindo que os alunos explorem diversas linguagens artísticas. Ao criar e apresentar suas próprias versões das histórias, eles trabalharão competências como colaboração, pensamento crítico e apreciação da diversidade cultural. A atividade também busca incentivar o respeito pelas diferentes tradições culturais e estimular a imaginação, oferecendo um ambiente lúdico e inclusivo para o aprendizado.
O conteúdo programático abrange a exploração da narrativa como ferramenta de expressão cultural, com foco na diversidade de histórias provenientes de várias tradições mundiais. Os alunos investigarão como histórias e contos refletem as crenças, valores e tradições de diferentes culturas, além de como essas narrativas podem ser reinterpretadas e expressas por meio de várias linguagens artísticas. O componente prático da atividade incentiva a recriação das histórias assistidas, promovendo um entendimento mais profundo das narrativas e das culturas que representam.
Adotando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, a atividade se inicia com a exploração individual dos contos por meio de vídeos fornecidos previamente. Na sala, os alunos compartilharão suas percepções e se envolverão em um processo colaborativo de reinterpretação das histórias, utilizando desenhos, encenações e fantoches de produção própria. Esta abordagem fomenta uma participação mais ativa, permitindo que os educandos apliquem de forma prática os conceitos e habilidades desenvolvidos, estimulando a criatividade, a expressão oral e o trabalho em equipe.
A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos. Após a visualização prévia dos vídeos, a aula começará com uma discussão sobre as histórias, seguida pela criação artística dos alunos e culminará com as apresentações das histórias recriadas.
A avaliação será formativa, observando a participação, engajamento e compreensão dos alunos sobre os temas explorados. Serão considerados critérios como criatividade na recriação das histórias, habilidade de expressão oral durante as apresentações e colaboração durante o processo. A reflexão coletiva final servirá também como meio de autoavaliação, onde os alunos poderão discutir o que aprenderam e como se sentiram ao compartilhar suas histórias.
Os recursos necessários incluem acesso à internet e projetor para a visualização dos vídeos com os contos, materiais de arte como papel, lápis, tintas e tesouras, além de materiais reciclados diversos para a confecção dos fantoches. Espaços adequados para as pequenas encenações e a disposição da sala que favoreça a interação e a criatividade também são essenciais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula