Corpo e Ritmo

Desenvolvida por: Patric… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Consciência Corporal e Dança

A atividade 'Corpo e Ritmo' foi desenvolvida para explorar a consciência corporal e a expressão por meio da dança, utilizando diferentes gêneros musicais. Os alunos serão incentivados a perceber as possibilidades de movimento de cada parte do corpo, começando pelos pés e avançando até a cabeça. A seleção musical será direcionada para enfatizar uma específica área do corpo por vez, proporcionando uma jornada lúdica e educativa sobre como os movimentos se harmonizam e se complementam na dança. A iniciativa visa não apenas promover a atividade física de forma divertida, mas também desenvolver habilidades psicomotoras, a percepção espacial e temporal, além da expressão individual e coletiva. Durante o processo, espera-se que os alunos aprendam a identificar as diferentes partes do corpo, compreendam suas funcionalidades e criem danças que expressam seu entendimento e criatividade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem o desenvolvimento da coordenação motora, ritmo, equilíbrio e flexibilidade nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Visa também fomentar a expressividade, criatividade e socialização entre os pares através da interpretação musical e corporal. A exploração dos diferentes gêneros musicais e sua relação com movimentos específicos do corpo proporciona um aprendizado integral sobre a diversidade cultural e as diversas formas de expressão por meio da dança.

  • Desenvolver a consciência corporal e a coordenação motriz.
  • Explorar a relação entre música, ritmo e movimento corporal.
  • Estimular a criatividade na criação de danças.
  • Promover a socialização e a expressão de sentimentos e emoções através da dança.
  • Conhecer e apreciar a diversidade dos gêneros musicais e culturais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é organizado de forma a explorar as partes do corpo e a relação destas com diversos tipos de música, promovendo uma aprendizagem que é simultaneamente lúdica e educativa. Utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', os alunos serão levados a experimentar diretamente os conceitos ensinados, envolvendo-se ativamente no processo de aprendizagem, o que favorece a retenção de conhecimento e a aplicação prática dos conceitos.

  • Conhecimento das partes do corpo e suas funções.
  • Diversidade de gêneros musicais e características.
  • Expressão corporal e improvisação de movimentos.
  • Interação entre música, movimento e emoção.

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada para engajar os alunos ativamente na exploração de movimentos corporais através da dança. Esta abordagem prática permite que os estudantes experimentem diretamente os conceitos apresentados, promovendo uma aprendizagem significativa através da descoberta e experimentação. Através de atividades lúdicas e interativas, os alunos serão incentivados a explorar a expressividade do próprio corpo em harmonia com as diferentes trilhas sonoras, proporcionando uma experiência educativa holística.

  • Apresentação e exploração de gêneros musicais.
  • Atividades práticas de dança focadas em partes específicas do corpo.
  • Criação coletiva de danças.
  • Discussão e reflexão sobre as experiências de dança.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, permitindo uma exploração abrangente das partes do corpo através do movimento e da música.

  • Aula 1: Introdução aos gêneros musicais e suas relações com os movimentos dos pés e pernas.
  • Aula 2: Exploração dos movimentos de braços, mãos e cabeça, culminando na criação coletiva de uma dança.

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, considerando a participação, envolvimento e progresso individual de cada aluno ao longo das atividades. Serão levados em conta a criatividade, esforço e a capacidade de trabalhar em grupo durante a criação das danças. Feedback positivo e construtivo será dado constantemente, visando o desenvolvimento da autoestima e confiança dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a atividade incluem um sistema de som adequado para reprodução musical, uma variedade de músicas de diferentes gêneros, espaço adequado para movimento e dança, e materiais de apoio visual para a identificação das partes do corpo.

  • Equipamento de som
  • Seleção de músicas de vários gêneros
  • Espaço físico amplo
  • Materiais visuais das partes do corpo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo