Criando Jogos Digitais Culturais

Desenvolvida por: Tician… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Tecnologia e Artes
Temática: Cultura e Tecnologia

A atividade Criando Jogos Digitais Culturais visa introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao mundo da programação de uma maneira divertida e educativa. Ao utilizar a plataforma Scratch, adaptada para crianças, os estudantes serão incentivados a criar jogos eletrônicos que incluam elementos das culturas indígena, africana e europeia. Este projeto não só promove o desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade, mas também o respeito e o conhecimento acerca da diversidade cultural. O processo envolverá etapas de pesquisa sobre essas culturas, seleção de elementos culturais significativos para inclusão nos jogos, design dos jogos, programação no Scratch, e compartilhamento dos jogos com a turma. Esta atividade proporciona uma oportunidade para os alunos aplicarem conhecimentos de tecnologia, arte e cultura de forma integrada.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver habilidades fundamentais nos alunos, como raciocínio lógico, criatividade, habilidades digitais e o respeito pela diversidade cultural. Através do design e programação de jogos digitais, os estudantes aprenderão noções básicas de programação enquanto incorporam elementos culturais importantes em seus projetos. Desta forma, os alunos também desenvolverão uma apreciação mais profunda pelas diversas culturas apresentadas, reconhecendo a importância da inclusão e do respeito pela diversidade cultural em todas as áreas do conhecimento.

  • Desenvolver habilidades de raciocínio lógico através da programação
  • Incentivar a criatividade na criação de jogos digitais
  • Promover o conhecimento e respeito por culturas indígena, africana e europeia
  • Aplicar conhecimentos básicos de programação no Scratch
  • Fomentar a capacidade de pesquisa e seleção crítica de informações culturais

Conteúdo Programático

Este projeto pedagógico cobre conteúdos interdisciplinares que incluem noções básicas de programação, design de jogos digitais, e estudos culturais focados nas matrizes indígena, africana e europeia. Os alunos serão guiados a explorar aspectos importantes dessas culturas, como arte, música, folclore e histórias, e a refletir sobre como incorporar esses elementos de forma autêntica e respeitosa em seus jogos.

  • Noções básicas de programação no Scratch
  • Design e desenvolvimento de jogos digitais
  • Pesquisa cultural sobre matrizes indígena, africana e europeia
  • Incorporação de elementos culturais em jogos digitais
  • Apresentação e compartilhamento de projetos

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, permitindo aos alunos a concepção, desenvolvimento e apresentação de jogos digitais. Complementarmente, a Aprendizagem Baseada em Jogos será utilizada para engajar os alunos em suas próprias criações e nas de seus colegas, fomentando um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo. Essas metodologias promovem a autonomia do aluno, incentivando a pesquisa, a colaboração entre pares e a aprendizagem significativa.

  • Apresentação do projeto e introdução ao Scratch
  • Pesquisa em grupos sobre as culturas indígena, africana e europeia
  • Workshops de programação no Scratch
  • Sessões de design e desenvolvimento de jogos
  • Apresentação dos jogos para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de quatro aulas de 50 minutos. Nas primeiras aulas, os alunos serão introduzidos ao Scratch e iniciarão suas pesquisas culturais. As sessões seguintes serão dedicadas ao desenvolvimento dos jogos. Na última aula, os alunos apresentarão seus jogos para a turma, promovendo uma partilha rica de aprendizados e experiências.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e ao Scratch
  • Aula 2: Pesquisa cultural e brainstorming de ideias para os jogos
  • Aula 3: Desenvolvimento dos jogos no Scratch
  • Aula 4: Apresentação e avaliação dos jogos

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, baseando-se no envolvimento dos alunos no processo de pesquisa, design e desenvolvimento dos jogos. Será dada ênfase à originalidade das ideias, ao esforço demonstrado e à inclusão efetiva de elementos culturais nos jogos. A apresentação final dos jogos permitirá a avaliação das habilidades digitais adquiridas, bem como da capacidade de trabalhar em equipe e de comunicar suas ideias de maneira clara e criativa.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários computadores com acesso à internet e à plataforma Scratch, além de materiais para pesquisa cultural, como livros, artigos online e vídeos. Recomenda-se, também, o uso de espaços que possibilitem o trabalho em grupo e a discussão de ideias, promovendo um ambiente colaborativo.

  • Computadores com acesso à internet
  • Acesso à plataforma Scratch
  • Materiais de pesquisa (livros, artigos, vídeos)
  • Espaço para trabalho em grupo

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