Criando sons mágicos

Desenvolvida por: Edmils… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Música

Nesta atividade de artes, especificamente no âmbito da música, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental irão criar instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis como garrafas pet, potes de iogurte e elásticos, estimulando a sustentabilidade e a consciência ambiental desde cedo. Ao construir suas próprias maracas e tambores, as crianças terão a oportunidade de explorar a criatividade e entender a importância do reciclar em suas vidas cotidianas. A atividade é planejada para promover não apenas o desenvolvimento artístico, mas também o trabalho em equipe e o respeito pela diversidade de sons e ritmos. Após a criação dos instrumentos, a turma se reunirá para formar uma mini orquestra onde cada aluno experimentará tocar seu instrumento, explorando diferentes ritmos e sons. Essa abordagem prática visa integrar áreas do conhecimento, incentivando competências artísticas e sócio emocionais, além de melhorar o compromisso e o respeito às regras em grupo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão cuidadosamente alinhados com as competências da BNCC, visando o desenvolvimento integral dos alunos. Pretendemos que as crianças reconheçam e valorizem a importância do uso de materiais recicláveis, estimulando a consciência ambiental desde tenra idade. Além disso, ao criar e tocar instrumentos musicais, os alunos estarão desenvolvendo habilidades motoras finas e amplas, essenciais para o seu desenvolvimento cognitivo. A atividade também promove a socialização e o trabalho em equipe, incentivando os alunos a respeitarem as ideias e contribuições dos colegas. O foco no trabalho em equipe e na dinâmica de grupo ajudará a desenvolver o senso de respeito e responsabilidade. A metodologia aplicada pela introdução de instrumentos musicais busca garantir que os alunos compreendam conceitos básicos de ritmo e som, levando à descoberta de talentos musicais ocultos e fomentando a criatividade individual e coletiva dos alunos.

  • Desenvolver a criatividade e a consciência ambiental através da reutilização de materiais.
  • Promover a habilidade de trabalho em equipe e o respeito mútuo.
  • Estimular o reconhecimento de diferentes ritmos e sons.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR05: Explorar diferentes formas de expressão musical através da confecção de instrumentos e apresentação em grupo.
  • EF15AR08: Desenvolver a percepção auditiva e a capacidade de explorar timbres na música utilizando instrumentos construídos por eles.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é projetado para oferecer uma experiência de aprendizagem rica e diversificada que integra distintas áreas do conhecimento. Através da confecção de instrumentos musicais de materiais recicláveis, as crianças descobrirão não apenas aspectos práticos da música, mas também importantes lições de sustentabilidade e cooperação. A música, como eixo central, será explorada não apenas de uma perspectiva técnica, mas também como uma forma de expressão artística e emocional. A abordagem prática facilitará a compreensão do ritmo, da melodia e do timbre, conceitos fundamentais para a formação musical. Além de desenvolver habilidades motoras, a atividade incentiva a consciência ambiental, conscientizando as crianças sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar. A integração destes conteúdos procura fomentar tanto o senso estético-musical quanto a sensibilidade ambiental e social, garantindo um aprendizado completo e significativo.

  • Confecção de instrumentos musicais recicláveis.
  • Exploração de conceitos de ritmo e som.
  • Consciência ambiental e sustentabilidade.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade prioriza o uso de abordagens interativas que incentivam a participação ativa e o protagonismo dos alunos. Com a aprendizagem baseada em jogos, as crianças serão levadas a explorar e experimentar a construção e execução de instrumentos musicais em uma atividade prática e lúdica. Esta metodologia promove o desenvolvimento de habilidades criativas e críticas, permitindo que os alunos coloquem em prática a resolução de problemas de forma inovadora. Com ênfase em iniciativas colaborativas, os alunos aprenderão a negociar, integrar ideias e respeitar o ponto de vista dos outros, elementos fundamentais do trabalho em equipe. O uso de métodos ágeis em sala de aula promoverá um ambiente onde todos se sintam encorajados a contribuir, proporcionando um maior engajamento e retenção da aprendizagem. A interação entre alunos e professores durante o processo de construção e posterior apresentação musical reforçará habilidades sociais essenciais.

  • Aprendizagem baseada em jogos para engajamento e interação.
  • Atividades práticas de construção e execução.
  • Trabalho colaborativo e dinâmico em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

Considerando a faixa etária do 1º ano do Ensino Fundamental, a atividade foi estruturada em uma aula de 50 minutos, garantindo tempo suficiente para que os alunos possam mergulhar no processo de construção e exploração dos instrumentos musicais. A aula está dividida em seções que começam com uma introdução ao tema da reciclagem e suas importâncias, seguida de instruções práticas para a confecção dos instrumentos. A segunda parte da aula focará na formação de uma mini-orquestra, onde cada aluno terá a chance de tocar seu instrumento junto aos colegas, sob a orientação do professor. Esta organização visa manter a atenção e o entusiasmo das crianças, ao mesmo tempo em que fomenta a aprendizagem ativa. O cronograma flexível permite também o ajuste das atividades, caso a turma necessite de mais tempo para uma etapa específica, garantindo sempre a autenticidade do aprendizado e a atenção às necessidades da turma.

  • Aula 1: Introdução à reciclagem, confecção e exploração de instrumentos musicais, formação de mini-orquestra.
  • Momento 1: Introdução à Reciclagem e Sustentabilidade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula conversando com os alunos sobre o que eles sabem sobre reciclagem e sustentabilidade. É importante que explique a importância de reutilizar materiais e como isso contribui para o meio ambiente. Pergunte se eles conhecem exemplos de materiais que podem ser reciclados. Encoraje a participação ativa anotando no quadro as ideias das crianças. Observe se todos estão engajados e se alguém deseja compartilhar experiências pessoais.

    Momento 2: Planejamento da Confecção de Instrumentos (Estimativa: 10 minutos)
    Apresente os materiais recicláveis que serão usados: garrafas pet, potes de iogurte, elásticos, fitas adesivas e arroz ou feijão. Divida a turma em pequenos grupos e explique que eles irão construir seus próprios instrumentos musicais. É importante que cada grupo decida qual instrumento deseja criar: maracas ou tambores. Permita que discutam em grupo e orientem-se quanto às melhores maneiras de montar os instrumentos. Ofereça suporte para grupos que tenham dificuldades em decidir ou iniciar o planejamento.

    Momento 3: Construção dos Instrumentos (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua os materiais necessários para cada grupo conforme suas escolhas no momento anterior. Permita que as crianças comecem a construir seus instrumentos, auxiliando quando necessário. É importante que incentive a criatividade e respeite as ideias dos alunos, sugerindo melhorias somente quando for preciso e sempre que possível, pergunte aos alunos o porquê de suas escolhas. Observe se estão colaborando entre si e promova apoio mútuo dentro dos grupos.

    Momento 4: Exploração de Ritmos e Sons (Estimativa: 10 minutos)
    Com os instrumentos finalizados, reúna todos em um círculo. Instrua cada aluno a experimentar diferentes formas de tocar seus instrumentos, explorando ritmos e sons. Proponha que eles toquem juntos e incentivem a criação de uma pequena apresentação de grupo. Avalie a participação individual e coletiva, observando se estão aplicando adequadamente os conceitos de ritmo e som.

    Momento 5: Formação da Mini-Orquestra (Estimativa: 5 minutos)
    Conduza a classe na formação de uma mini-orquestra. Atribua simples sequências de ritmo que todos possam acompanhar e sugira pequenos solos para as crianças mais confiantes. É importante que incentive o respeito pelas contribuições de cada um e a correta aplicação dos conceitos aprendidos. Finalize a aula promovendo uma breve reflexão sobre o que aprenderam com a experiência, destacando a importância do trabalho em equipe e da criatividade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Mesmo que não haja alunos com condições específicas, é sempre relevante considerar estratégias que promovam inclusão para diversas realidades educacionais. Permita que cada aluno trabalhe em seu próprio ritmo durante a construção dos instrumentos, e ofereça apoio adicional aos grupos que precisarem. Durante as atividades coletivas, assegure que todos tenham a chance de participar e contribuir. Se possível, tenha exemplos de instrumentos prontos para inspirar os alunos que tenham inicialmente dificuldades em visualizar o que fazer. Essa abordagem acolhedora e adaptativa permitirá que todos se sintam valorizados e parte do grupo, promovendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e colaborativo.

Avaliação

O processo avaliativo da atividade inclui múltiplas abordagens para garantir que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados e que promovam uma experiência educacional enriquecedora. Uma das metodologias aplicadas será a avaliação formativa, onde durante a atividade, o professor observa e coleta evidências do progresso dos alunos enquanto eles produzem e utilizam os instrumentos. O objetivo é verificar a habilidade das crianças em seguir instruções, colaborar em grupo e explorar os conceitos musicais de ritmo e som. Os critérios de avaliação incluem a criatividade na composição dos instrumentos, a capacidade de colaborar efetivamente com os pares e o engajamento na mini orquestra. Um exemplo prático disso é o professor dando feedback oral imediato enquanto as crianças trabalham nos seus projetos, oferecendo dicas para aprimoramento. A flexibilidade em ajustar critérios para diferentes níveis de habilidade também será considerada, garantindo que cada criança seja avaliada de forma justa e motivadora. Além disso, a inclusão de feedback formativo em sessões individuais, quando necessário, pode ajudar na personalização do apoio educativo.

  • Criatividade na confecção dos instrumentos.
  • Engajamento no trabalho em equipe.
  • Compreensão e aplicação dos conceitos de ritmo e som.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, uma variedade de recursos acessíveis e sustentáveis será empregada, enfatizando a importância do reciclável. Os principais materiais necessários incluem garrafas pet, potes de iogurte vazios, elásticos, sendo fácil de serem coletados na comunidade escolar. Outros materiais essenciais são: tesouras de ponta arredondada, que proporcionam segurança ao manuseio infantil, fitas adesivas de diversas cores para personalização dos instrumentos e grãos de arroz ou feijão, que serão utilizados para gerar o som nas maracas. Esta seleção de recursos é pensada para proporcionar segurança, criatividade e experiência prática significativa, além de ensinar o valor da sustentabilidade.

  • Garrafas pet e potes de iogurte para confecção.
  • Elásticos e fitas adesivas para montagem.
  • Tesouras de segurança e materiais sonoros (arroz ou feijão).

Inclusão e acessibilidade

Consciente da sobrecarga de trabalho dos professores e buscando oferecer uma experiência educativa inclusiva e acessível, este plano apresenta estratégias práticas que asseguram o envolvimento de todos os alunos, respeitando suas individualidades. Apesar de os alunos da turma não possuírem deficiências ou condições específicas, o plano garante a inclusão de todos por meio da utilização de materiais acessíveis e da promoção de um ambiente de respeito e colaboração. Estratégias incluem a socialização de regras e expectativas de forma clara e a promoção de um ambiente onde as crianças sintam-se seguras para expressar suas ideias e emoções. Ressalta-se ainda a importância de adaptar constantemente a abordagem pedagógica de forma a considerar o feedback dos alunos, promovendo um ensino mais responsivo e equitativo.

  • Promoção de ambiente respeitoso e colaborativo.
  • Adaptação contínua das abordagens pedagógicas com base no feedback dos alunos.
  • Utilização de materiais acessíveis e seguros.

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