Dança das Cores

Desenvolvida por: Silvia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física e Artes
Temática: Expressão Corporal e Criatividade

A atividade Dança das Cores é uma proposta inovadora e divertida que tem como objetivo incentivar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a explorar diferentes movimentos corporais associados a cores específicas, utilizando para isso cartões coloridos como elementos disparadores. Cada cor terá um movimento correspondente previamente definido pelo professor, como girar para o vermelho, pular para o azul, entre outros. Ao som de uma música animada, os alunos deverão atentar-se ao cartão de cor levantado pelo professor e executar o movimento correspondente criando, assim, uma dança coletiva que estimula não apenas a percepção e a coordenação motora, mas também a capacidade de simbolizar e trabalhar em grupo. Esta atividade promove um ambiente de aprendizado lúdico e criativo, permitindo que as crianças expressem-se corporalmente e experimentem a alegria do movimento dançado de forma colaborativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver a percepção corporal e a expressão criativa das crianças através da dança. Almeja-se que os alunos consigam identificar as cores associadas a movimentos específicos e executá-los de forma coordenada ao ritmo da música, estimulando assim a capacidade de simbolizar e a criatividade. Ademais, busca-se fomentar o trabalho em equipe e a percepção espacial, permitindo que os alunos experimentem diferentes orientações e ritmos no espaço de maneira lúdica e significativa. Aproximação ao universo artístico da dança e a valorização das diversas formas de expressão corporal também são desdobramentos esperados desta atividade.

  • Desenvolver a coordenação motora e ritmo através de movimentos dançados.
  • Estimular a capacidade de simbolização e expressão criativa com o uso das cores.
  • Promover a percepção espacial e a orientação corporal de forma lúdica.
  • Incentivar o trabalho em equipe e cooperação entre os alunos.
  • Apreciar diferentes formas de manifestações da dança.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR08: Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
  • EF15AR09: Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.
  • EF15AR10: Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.

Conteúdo Programático

A Dança das Cores integra manifestações culturais e expressão corporal, possibilitando aos alunos a exploração de movimentos e ritmos diversos. Trata-se de um conteúdo programático que abrange desde a identificação e simbolização das cores até a coordenação motora e expressão através do movimento dançado, refletindo os princípios básicos da educação física e das artes visuais. A atividade proporciona uma introdução ao universo da dança, ressaltando sua importância como forma de comunicação não verbal e expressão de sentimentos e emoções.

  • Identificação de cores e associação com movimentos específicos.
  • Coordenação motora e percepção espacial através da dança.
  • Expressão de sentimentos e emoções por meio do movimento corporal.
  • Colaboração e interação social durante a atividade dançante.
  • Apreciação e respeito pelas diferentes formas de expressão corporal.

Metodologia

A metodologia ativa será aplicada na atividade Dança das Cores, incentivando os alunos a serem protagonistas do seu processo de aprendizagem. Através de uma abordagem lúdica, os estudantes serão estimulados a explorar e criar movimentos dançados associados a cores, fomentando a expressão corporal e a criatividade. O professor atuará como mediador, facilitando as descobertas e interações dos alunos com o espaço, a música e os colegas, permitindo um ambiente de aprendizagem colaborativo e significativo.

  • Distribuição de cartões coloridos com movimentos associados.
  • Execução dos movimentos ao som de músicas selecionadas para estimular a dança.
  • Criação coletiva de uma coreografia baseada nos movimentos aprendidos.
  • Discussão em grupo sobre a experiência da atividade e sentimentos envolvidos.
  • Apresentação da dança criada para os colegas, valorizando o esforço coletivo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, dividida em duas aulas de 60 minutos cada. No primeiro encontro, os alunos serão apresentados à atividade, aprenderão os movimentos associados às cores e iniciarão a prática. No segundo encontro, haverá a consolidação dos movimentos aprendidos, a criação coletiva da coreografia e sua apresentação.

  • Aula 1: Introdução à Dança das Cores e prática dos movimentos.
  • Aula 2: Criação da coreografia e apresentação da dança.

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, levando em consideração a participação ativa dos alunos, a capacidade de trabalhar em equipe e a expressão criativa por meio dos movimentos dançados. Serão observados o engajamento durante as aulas, a habilidade de realizar os movimentos propostos, a contribuição na criação da coreografia e a colaboração com os colegas. O objetivo é garantir um ambiente de apoio e encorajamento, onde o foco esteja no processo de aprendizagem e na experimentação, mais do que na precisão dos movimentos executados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade Dança das Cores será necessário o uso de cartões coloridos grandes o suficiente para serem visíveis por toda a sala, um aparelho de som para tocar as músicas durante a atividade e um espaço amplo que permita a livre movimentação dos alunos. É importante garantir que o ambiente seja seguro e propício para a expressão corporal e dança.

  • Cartões coloridos com movimentos associados.
  • Aparelho de som e seleção de músicas animadas.
  • Espaço amplo e seguro para a prática da dança.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo