Dança das Linhas

Desenvolvida por: Rubiana (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, Educação Física
Temática: Exploração de Linhas e Ritmos Musicais

A atividade 'Dança das Linhas' é projetada para transformar a sala de aula em um vibrante estúdio de arte, onde os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental são convidados a se expressar criativamente através do movimento e da música. Utilizando fitas coloridas presas a varinhas, as crianças criarão linhas no ar enquanto se movem ao som de diversos ritmos musicais. Cada mudança na música será um convite para alterar seus movimentos, incentivando-os a explorar diferentes padrões como linhas curvas, retas e zigue-zagues. Esta abordagem permite que os alunos experimentem diretamente conceitos de linhas, movimento e espaço, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades de expressão corporal, criatividade e percepção rítmica. Além de promover a educação artística e física, esta atividade fomenta a colaboração, o respeito mútuo e o reconhecimento da diversidade de expressões.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade abrangem o desenvolvimento da criatividade e expressão individual dos alunos por meio do movimento, enfatizando a compreensão e aplicação dos elementos constitutivos das artes visuais e da dança, como linha, forma e movimento. Busca-se também aprimorar a coordenação motora, a percepção espacial e rítmica, além de promover habilidades socioemocionais essenciais, tais como trabalho em equipe, comunicação não-verbal e apreciação das diversas formas de arte.

  • Desenvolver a criatividade e a expressão corporal por meio da dança
  • Explorar o conceito de linhas e formas usando fitas coloridas
  • Aprimorar a percepção rítmica seguindo diferentes músicas
  • Promover habilidades de cooperação e respeito no ambiente de aprendizagem
  • Familiarizar-se com os elementos das artes visuais e sua aplicação no movimento

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.)

Conteúdo Programático

Esta atividade introduz os alunos aos princípios básicos das artes visuais e da dança, usando uma abordagem lúdica e interativa. Ao movimentarem-se ritmadamente com fitas coloridas, eles vivenciam conceitos de linha, forma, espaço e cor, contribuindo para uma compreensão integrada desses elementos na arte e no cotidiano.

  • Elementos constitutivos da arte: ponto, linha, forma, cor, espaço e movimento
  • Expressão corporal e dança
  • Percepção rítmica e resposta ao som
  • Trabalho em grupo e valorização da diversidade de expressão

Metodologia

Adotaremos uma metodologia ativa, privilegiando a atividade mão-na-massa, onde os alunos serão protagonistas de suas aprendizagens. Eles serão estimulados a experimentar e explorar os materiais e os ritmos propostos, recebendo orientações para garantir um ambiente seguro e inclusivo. A interação constante com os colegas e a reflexão sobre o processo criativo são incentivadas.

  • Atividade Mão-na-massa com uso de fitas coloridas e música
  • Incentivo à exploração livre e à expressão de ideias
  • Momentos de partilha e discussão sobre as criações
  • Adaptação das atividades às habilidades e interesses dos alunos

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em uma única sessão de aproximadamente uma hora, dividida em fases de introdução, exploração livre, apresentação e reflexão grupal.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de linhas e dança, exploração com as fitas, apresentação das criações individuais/grupais, discussão e reflexão sobre a experiência.

Avaliação

A avaliação será formativa e processual, focando no envolvimento dos alunos, na capacidade de expressão por meio das fitas e na reflexão sobre seus movimentos e escolhas. Observar-se-á a cooperação durante o trabalho em grupo, a criatividade nas danças e a habilidade de se adaptar aos diferentes ritmos. O feedback será fornecido de forma construtiva, valorizando os esforços e progressos individuais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários itens simples e de fácil acesso, enfatizando sua viabilidade e possibilidade de adaptação a diferentes contextos escolares.

  • Varinhas com fitas coloridas de diferentes tamanhos
  • Sistema de som para a reprodução de músicas variadas
  • Espaço livre e seguro adequado para movimentação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo