Dançando com Linhas e Pontos

Desenvolvida por: Fabiol… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, Educação Física
Temática: Artes Visuais e Movimento

Esta atividade prática visa integrar as artes visuais e a educação física, conduzindo os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a uma imersão na criação artística tridimensional e no movimento. Utilizando fitas coloridas, os alunos irão decorar a sala de aula, criando linhas e pontos no espaço, transformando-o num grande quadro em três dimensões. Através dessa construção coletiva, a sala se tornará um espaço de exploração e criação, onde cada movimento dos alunos, embalado por uma música de fundo, se converterá em parte da obra de arte. Esta atividade estimula o desenvolvimento da percepção espacial, do reconhecimento dos elementos constitutivos das artes visuais e da expressão corporal. Ao final, uma roda de debate será realizada para refletir sobre como os elementos visuais influenciaram seus movimentos e percepções, promovendo a expressão oral e o pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é estimular a percepção, o reconhecimento e a aplicação dos elementos fundamentais das artes visuais, como ponto, linha, forma, cor, espaço e movimento, através de uma experiência prática e interativa. Almeja-se que os alunos desenvolvam habilidades de observação, interpretação e expressão artística, tanto em termos visuais como corporais. Através da movimentação no espaço transformado, espera-se fomentar a conscientização sobre o próprio corpo, o espaço e a relação entre ambos, integrando conceitos das artes visuais com a dança. Essa abordagem multidisciplinar visa também promover o trabalho em equipe, a criatividade e a expressão individual e coletiva.

  • Promover a percepção e a exploração dos elementos das artes visuais no espaço tridimensional.
  • Integrar movimento e expressão corporal à compreensão e criação artística.
  • Estimular o trabalho em equipe e a criatividade através da construção coletiva.
  • Desenvolver habilidades de observação, interpretação e expressão oral e corporal.
  • Fomentar a análise crítica sobre a influência dos elementos visuais no movimento e na percepção espacial.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
  • EF15AR03: Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.

Conteúdo Programático

Este plano de aula tem como base a exploração dos fundamentos das artes visuais e sua intersecção com a expressão corporal através da dança. Os alunos serão guiados a experimentar e refletir sobre conceitos artísticos como ponto, linha, forma, cor e movimento no contexto do espaço tridimensional. A metodologia ativa e participativa propicia uma aprendizagem experiencial, onde a teoria é vivenciada na prática. Além disso, a atividade proporcionará a oportunidade de discutir sobre a diversidade de manifestações culturais e artísticas, reconhecendo a importância das diferentes matrizes estéticas e culturais.

  • Elementos das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, espaço e movimento.
  • Exploração do espaço tridimensional com fitas coloridas.
  • Integração da expressão corporal às artes visuais.
  • Discussão sobre matrizes estéticas e culturais nas artes visuais.
  • Reflexão sobre a experiência artística vivenciada.

Metodologia

A metodologia utilizada nesta atividade inclui a abordagem 'Mão-na-massa', que incentiva os alunos a aprenderem através da experimentação direta e da criação colaborativa. As fitas coloridas servirão como meio para os alunos explorarem e criarem linhas e pontos no espaço, fomentando a compreensão dos elementos das artes visuais. A música será utilizada como um elemento adicional para inspirar movimento e expressão dentro do espaço transformado. A roda de debate ao final permitirá aos alunos compartilhar suas experiências, percepções e reflexões, promovendo o desenvolvimento da expressão oral e do pensamento crítico.

  • Atividade prática 'Mão-na-massa': criação de linhas e pontos com fitas coloridas no espaço da sala.
  • Exploração do espaço modificado com movimentos e dança ao som de música.
  • Roda de debate para compartilhamento e reflexão sobre a experiência artística.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos irão decorar a sala com fitas coloridas sob orientação do professor, seguida pela exploração do espaço através de movimento e dança. Na segunda aula, após uma breve re-exploração do espaço, conduziremos a roda de debate para que os alunos possam compartilhar suas percepções e reflexões sobre a atividade.

  • Aula 1: Decoração da sala com fitas coloridas e exploração inicial do espaço através de movimento e dança.
  • Aula 2: Re-exploração do espaço e roda de debate sobre a experiência.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação ativa dos alunos durante a criação coletiva, na exploração do espaço e sua participação na roda de debate. Observaremos a capacidade de cooperação, expressão de ideias e reflexões, assim como a habilidade de entender e aplicar os conceitos das artes visuais no movimento. Feedback verbal será oferecido para incentivar a reflexão e o crescimento pessoal. Exemplos específicos de participação ativa e de insights compartilhados durante a roda de debate serão utilizados para destacar o entendimento dos alunos sobre as relações entre os elementos visuais e o movimento.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários fitas coloridas de diversas cores e comprimentos, um sistema de som adequado para tocar a música escolhida como fundo durante a movimentação dos alunos, e espaço suficiente na sala de aula para a modificação e exploração do espaço. Estes recursos são indispensáveis para facilitar uma experiência imersiva e produtiva, permitindo que os alunos participem plenamente da atividade, explorando sua criatividade e expressão corporal de forma segura e estimulante.

  • Fitas coloridas de diferentes cores e comprimentos.
  • Sistema de som para reprodução de música.
  • Espaço amplo disponível na sala de aula.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo