A atividade propõe que os alunos utilizem revistas e papel colorido para criar colagens únicas, explorando formas, cores e texturas. Sob a orientação do professor, eles recortarão figuras e fragmentos para compor uma imagem relacionada à sua cidade ou algo que imaginem. A intenção é incentivar a percepção visual, o imaginário e a apreciação das artes visuais contemporâneas. Ao final, as colagens serão discutidas em grupo, promovendo a comunicação e o reconhecimento das diferentes expressões artísticas entre os alunos.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se no desenvolvimento da capacidade dos alunos de identificar e apreciar diferentes expressões artísticas e estéticas através das artes visuais. A conexão com a cidade e a imaginação promove uma exploração profunda dos elementos constitutivos da arte, ao mesmo tempo que incentiva o engajamento com variados materiais e técnicas de colagem.
Durante esta atividade, os alunos serão expostos a uma variedade de conceitos importantes nas artes visuais, incluindo a exploração de formas e cores através da colagem. Este conteúdo programático foi cuidadosamente planejado para alinhar-se aos interesses e necessidades dos alunos do 1º ano, usando colagens como uma ferramenta para desenvolver seus conhecimentos artísticos e culturais.
A metodologia aplicada nesta atividade envolve o aprendizado prático, onde os alunos experimentam diretamente os conceitos abordados. Sob uma abordagem lúdica e interativa, eles utilizam revistas e papéis coloridos para se expressarem artisticamente, permitindo uma compreensão concreta das formas, cores e texturas na composição visual.
O cronograma para esta atividade está dividido em duas aulas de uma hora cada, permitindo que os alunos explorem e criem sem pressa. A primeira aula centra-se na introdução das técnicas de colagem e a segunda abre espaço para a conclusão do trabalho artístico e discussão coletiva.
A avaliação dos alunos será baseada em critérios que refletem o processo criativo e o envolvimento com a atividade. A metodologia se concentrará na observação das habilidades de recorte e colagem, a criatividade ao compor a imagem e a capacidade de explicar suas escolhas artísticas e o significado do seu trabalho durante a discussão em grupo. Exemplos de avaliação incluem a análise de como o aluno utilizou formas e cores para representar sua ideia e a apreciação do trabalho criativo de outros colegas durante o compartilhamento de feedbacks.
Para a execução desta atividade, serão utilizados recursos materiais que apoiem as práticas de colagem e estimulem a criatividade dos alunos. Esses materiais foram selecionados para oferecer uma variedade de opções visuais e táteis, promovendo um ambiente onde a imaginação dos alunos possa florescer conforme eles desenvolvem suas habilidades artísticas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula