Na aula 'Esculturas Felinas Coloridas', destinada ao 1º ano do Ensino Fundamental, os alunos irão criar pequenas esculturas de gatos utilizando materiais como argila, massinha ou papel machê. Inspiradas na história 'O Gato Xadrez', as esculturas serão coloridas de acordo com a escolha dos alunos, promovendo a criatividade e a expressão pessoal. O objetivo central da atividade é fomentar a inclusão por meio da troca de ideias sobre as esculturas e as cores escolhidas, incentivando os alunos a descreverem seus trabalhos e a compreenderem as diversidades comunicativas, incluindo a interação com alunos surdos. A atividade também busca desenvolver habilidades motoras, promover a socialização e a empatia, e instigar o interesse pela arte e suas várias formas de expressão.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam promover a criatividade, comunicação e inclusão entre os alunos. A proposta busca desenvolver as habilidades motoras finas através da modelagem, além de despertar a imaginação criativa dos alunos ao criar esculturas inspiradas pela narrativa 'O Gato Xadrez'. Outro propósito é a promoção da conscientização e respeito às diferenças através da comunicação e descrição das esculturas, especialmente considerando a inclusão de ouvintes e alunos surdos no processo de compartilhamento artístico.
O conteúdo programático aborda a prática artística por meio da escultura, enfatizando a importância da expressão pessoal e o diálogo no ambiente escolar. As atividades são projetadas para integrar os alunos na linguagem artística, promovendo uma compreensão lúdica do processo de criação e a apreciação do trabalho dos colegas. A inclusão de material relacionado à sustentabilidade alinha-se à necessidade de educar as crianças sobre a mediação dos recursos e sua reutilização.
A metodologia aplicada envolve o ensino prático e interativo, com atividades de modelagem orientadas que permitem aos alunos expressarem sua criatividade enquanto estimulam suas habilidades motoras e comunicativas. A dinâmica inclui momentos de reflexão e partilha, onde cada aluno terá a oportunidade de apresentar e descrever sua peça, fomentando um ambiente inclusivo e participativo.
A atividade será dividida em duas partes, com 1.2 aulas de 50 minutos cada. No primeiro momento, os alunos irão ouvir a história e pensar no design de suas esculturas. Em seguida, terão tempo para experimentar e criar suas obras. No segundo momento, a ênfase será na finalização e apresentação de suas esculturas, promovendo o diálogo e a apreciação mútua.
A avaliação terá caráter formativo e será contínua, focando no processo de participação ativa dos alunos e no desenvolvimento de suas habilidades criativas e sociais. Os critérios incluirão a originalidade e empenho demonstrados na criação das esculturas, a cooperação durante a atividade, e a habilidade de comunicação ao descrever suas obras aos colegas. Exemplos de avaliação incluem observação direta durante a atividade, registros fotográficos das esculturas e feedbacks verbais durante as apresentações individuais.
A escolha dos recursos a serem utilizados nesta atividade visa garantir facilidade de manuseio e segurança para os alunos, além de promover uma postura educativa em relação ao consumo sustentável. Os materiais foram selecionados para serem acessíveis, diversos e apropriados para estimular a imaginação e a criatividade dos alunos durante a execução da atividade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula