Exploradores da Natureza com Câmera de Papelão

Desenvolvida por: Amanda… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, Ciências Naturais
Temática: Natureza e Sociedade

Na atividade Exploradores da Natureza com Câmera de Papelão, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de construir suas próprias câmeras fotográficas usando caixas de papelão e materiais reutilizáveis, como lentes de plástico ou outro material transparente. Após a montagem das câmeras, a turma participará de uma saída de campo pelos arredores da escola ou em um espaço verde determinado, onde eles irão 'capturar' imagens da natureza. Essa atividade prática visa desenvolver a criatividade, percepção artística e consciência ambiental dos estudantes ao incentivá-los a observar detalhadamente o ambiente ao redor. Além disso, promoverá a discussão sobre a importância da reutilização de materiais e a conservação do meio ambiente, enfatizando a interconexão entre arte e natureza.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da atividade Exploradores da Natureza com Câmera de Papelão é fomentar a percepção artística e a criatividade dos alunos ao explorarem o meio ambiente, utilizando a prática da construção de uma câmera fotográfica com materiais reutilizáveis. Espera-se que os alunos desenvolvam a capacidade de observar o ambiente que os cerca de uma maneira mais detalhada e consciente, valorizando a beleza natural e a importância de sua preservação. Este projeto também tem como meta promover o entendimento sobre a reutilização de materiais no contexto da sustentabilidade e da arte, introduzindo conceitos básicos de conservação do meio ambiente.

  • Desenvolver a criatividade e a percepção artística ao explorar a natureza.
  • Promover a conscientização sobre a preservação ambiental e sustentabilidade.
  • Incentivar a reutilização de materiais, integrando artes e consciência ecológica.
  • Fomentar habilidades de observação detalhada do meio ambiente.

Conteúdo Programático

A atividade propõe uma abordagem interdisciplinar, abarcando conceitos de artes visuais e ciências naturais. Através da construção de uma câmera com materiais reutilizáveis e da exploração do ambiente natural, os estudantes poderão conectar a prática artística com a consciência ambiental. Este conteúdo programático estimula a compreensão da arte como uma ferramenta para a expressão de ideias e sentimentos relacionados ao mundo natural, ao mesmo tempo que promove a reflexão sobre a importância da conservação ambiental e o impacto das ações humanas sobre a natureza.

  • Artes visuais: confecção de câmeras fotográficas de papelão.
  • Sustentabilidade: discussão sobre reutilização de materiais.
  • Ciências Naturais: exploração e observação do ambiente natural.
  • Conscientização Ambiental: importância da preservação da natureza.

Metodologia

A atividade será realizada por meio de abordagens práticas e exploratórias, utilizando a metodologia ativa de saída de campo e atividades mão-na-massa. Inicialmente, os alunos irão construir suas câmeras fotográficas de papelão em sala de aula, seguindo instruções e utilizando a criatividade. Após essa etapa, a turma realizará uma saída de campo para 'capturar' imagens do ambiente natural, praticando a observação e a percepção artística. A reflexão sobre as experiências vivenciadas e a discussão em grupo sobre a importância da sustentabilidade e preservação ambiental complementarão a atividade.

  • Confecção de câmeras fotográficas de papelão com materiais reutilizáveis.
  • Saída de campo para exploração e 'captura' de imagens da natureza.
  • Discussão e reflexão em grupo sobre as observações e a importância da preservação ambiental.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade Exploradores da Natureza com Câmera de Papelão será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos irão construir suas câmeras de papelão. Na segunda aula, realizarão a saída de campo para captura de imagens e discutirão suas experiências e aprendizados.

  • Aula 1: Construção das câmeras de papelão (60 minutos).
  • Aula 2: Saída de campo e discussão sobre as observações (60 minutos).

Avaliação

A avaliação se dará de forma processual e observatória, considerando a participação, engajamento e reflexão dos alunos durante todas as etapas da atividade. A conclusão e apresentação das câmeras, bem como a capacidade de compartilhar observações e aprendizados adquiridos durante a saída de campo, serão aspectos importantes. Reflexões individuais ou em grupo sobre a experiência e como ela contribui para a compreensão da importância da arte, ciência e conservação ambiental também serão valorizadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários diversos materiais e ferramentas, como caixas de papelão, plásticos transparentes que possam simular as lentes, cola, tesouras sem ponta, fita adesiva e materiais para decoração das câmeras. Além disso, é importante garantir um espaço seguro e acessível para a saída de campo, como um jardim, parque ou área verde nas proximidades da escola.

  • Caixas de papelão de diferentes tamanhos.
  • Plástico transparente (para as lentes).
  • Cola, tesouras sem ponta e fita adesiva.
  • Materiais para decoração (tintas, pincéis, adesivos).
  • Local apropriado para a saída de campo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo