Exploradores das Cores Primárias

Desenvolvida por: Geneci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Cores Primárias e Percepção Ambiental

Nessa atividade interativa e educacional, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar o ambiente escolar de uma maneira divertida e educativa através de uma caça ao tesouro. Eles serão incentivados a buscar objetos da natureza ou do ambiente escolar que correspondam às cores primárias: azul, vermelho e amarelo. Munidos de tablets ou câmeras, os pequenos exploradores fotografarão suas descobertas, documentando os diferentes itens que encontrarem. Esta fase da atividade não apenas promove o reconhecimento das cores no ambiente como também estimula a observação cuidadosa e a curiosidade. Após a coleta de imagens, os alunos retornarão à sala de aula, onde, em grupos, utilizarão as fotos para criar colagens. Esta etapa pode ser feita digitalmente (em tablets ou computadores) ou com materiais físicos (papel, cola, tesoura), dependendo dos recursos disponíveis. Através da criação das colagens, os alunos explorarão as cores encontradas e discutirão as diferentes tonalidades que cada cor pode apresentar, desenvolvendo assim seu repertório visual e expressão criativa. Esta atividade, enriquecida com debates em grupo, promove o desenvolvimento de habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade são múltiplos e interconectados, visando não apenas o reconhecimento e compreensão das cores primárias, mas também a promoção de habilidades como observação, cooperação, expressão criativa e uso de tecnologias para fins educativos. Além disso, procura-se fomentar o apreço e respeito pelo ambiente escolar e natural, estimulando a curiosidade e a capacidade investigativa dos alunos.

  • Reconhecer e diferenciar as cores primárias no ambiente.
  • Desenvolver habilidades de observação e documentação usando tecnologia.
  • Promover o trabalho colaborativo na criação de colagens.
  • Estimular a expressão criativa e a discussão sobre as diferentes tonalidades das cores.
  • Fomentar o respeito pelo ambiente através da exploração consciente.

Conteúdo Programático

A atividade permite abordar conceitos essenciais das artes visuais, como as cores primárias, e as formas de expressão por meio da colagem, além de incorporar habilidades importantes como a cooperação, observação e uso de tecnologia de maneira educativa. Estes elementos são fundamentais para o desenvolvimento da percepção estética e criatividade dos alunos.

  • Cores primárias: azul, vermelho, amarelo.
  • Técnicas de colagem digital e no papel.
  • Discussões em grupo sobre tonalidades.
  • Uso educativo da fotografia.

Metodologia

A metodologia adotada combina Atividade Mão-na-massa, com a caça ao tesouro e criação de colagens; Roda de Debate, permitindo a discussão e compartilhamento de descobertas; e Aprendizagem Baseada em Projetos, através da execução e conclusão da colagem como um projeto coletivo. Esta abordagem promove uma experiência de aprendizado ativa e participativa.

  • Atividade Mão-na-massa: caça ao tesouro e criação de colagens.
  • Roda de Debate: discussão em grupos sobre as cores e tonalidades encontradas.
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: realização da colagem como projeto final.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma sessão de 50 minutos. Inicia-se com 20 minutos dedicados à caça ao tesouro, seguidos de 15 minutos para debate em grupos sobre as descobertas e os 15 minutos finais serão utilizados para a criação das colagens.

  • Aula 1: Introdução, atividade de caça ao tesouro, debate em grupo e criação de colagens.

Avaliação

A avaliação será formativa, focando na participação ativa dos alunos durante todas as fases da atividade. Serão avaliadas habilidades como cooperação, qualidade na observação e na documentação das descobertas, além da criatividade demonstrada na elaboração das colagens. O debate sobre as cores será crucial para avaliar a compreensão dos conceitos trabalhados. Os educadores deverão observar como os alunos expressam suas ideias e colaboram com seus companheiros, oferecendo feedback construtivo para encorajar o desenvolvimento contínuo.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para esta atividade incluem tablets ou câmeras para a documentação fotográfica, materiais para a criação das colagens (papel, cola, tesouras) no caso da colagem no papel, e computadores ou tablets com software de edição de imagem para a colagem digital. A utilização desses recursos dará suporte essencial para a execução prática e criativa da atividade.

  • Tablets ou câmeras fotográficas.
  • Materiais para colagem: papel, cola, tesouras (para colagem no papel).
  • Computadores ou tablets com software de edição de imagens (para colagem digital).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo