Exploradores de Arte ao Ar Livre

Desenvolvida por: Arleia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Exploração da natureza e Arte

Nesta atividade prática denominada 'Exploradores de Arte ao Ar Livre', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão levados a uma saída de campo, especificamente a um parque ou espaço amplo próximo à escola, com o objetivo de explorar e interagir com a natureza de forma artística. Durante a saída, orientados pelo professor, os estudantes terão a oportunidade de coletar elementos naturais como folhas, pedras, galhos e flores, entre outros, que serão utilizados para a criação de uma grande obra de arte coletiva ao ar livre. Esta atividade permitirá que as crianças apliquem na prática conceitos artísticos como cores, formas e texturas, além de promover uma valiosa reflexão sobre a harmonia presente na natureza e como podemos inspirar-nos nela para produzir arte. Além do aspecto artístico, a atividade visa fortalecer o sentimento de valorização do meio ambiente nas crianças, bem como desenvolver habilidades sociais importantes, como o trabalho em equipe e a colaboração, em um ambiente fora da sala de aula, proporcionando uma experiência educativa completa e multifacetada.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo central proporcionar aos alunos uma experiência prática e sensorial sobre como a natureza pode ser uma fonte inesgotável de inspiração artística. Através da coleta e manipulação de elementos naturais, os estudantes poderão experimentar diretamente com texturas, formas e cores, desenvolvendo assim, de maneira intuitiva e lúdica, uma compreensão sobre os elementos constitutivos das artes visuais. Almeja-se também fomentar a capacidade de trabalho em equipe e cooperação entre os alunos, habilidades essenciais para o desenvolvimento individual e coletivo. Deseja-se, por fim, cultivar um sentimento de admiração e respeito pelo meio ambiente, ensinando às crianças a importância de preservar a natureza, não apenas como uma fonte de beleza e inspiração artística, mas também como essencial à vida no planeta.

  • Identificar e explorar os elementos constitutivos das artes visuais na natureza.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e cooperação.
  • Promover a valorização e o respeito pelo meio ambiente.
  • Experimentar diferentes formas de expressão artística através de materiais naturais.
  • Criar uma obra de arte coletiva, aplicando conceitos aprendidos.

Conteúdo Programático

Na realização desta atividade, será abordado o uso de elementos naturais como recurso para a criação artística, explorando conceitos fundamentais das artes visuais tais como cor, forma, textura e composição. Através do contato direto com a natureza, os alunos aprenderão a observar e interpretar a beleza natural, transferindo essas observações para uma criação artística coletiva. A importância do trabalho em equipe, do respeito mútuo e da colaboração como valores fundamentais no processo criativo será igualmente enfatizada, assim como a conscientização ambiental, através da prática de coleta responsável e consciente de materiais.

  • Elementos constitutivos das artes visuais (cor, forma, textura)
  • Observação e interpretação da natureza
  • Técnicas de coleta e utilização de materiais naturais em arte
  • Criação coletiva e trabalho em equipe
  • Conscientização sobre a conservação ambiental

Metodologia

Esta atividade será conduzida através de uma metodologia ativa, utilizando a Saída de Campo como principal estratégia pedagógica, permitindo que os alunos explorem o ambiente natural de maneira direta e significativa. A Sala de Aula Invertida será aplicada na preparação para a saída, onde os alunos terão a tarefa de pesquisar sobre os elementos da natureza que podem ser utilizados em arte. A Aprendizagem Baseada em Jogos será incorporada através de atividades lúdicas de coleta e classificação dos materiais encontrados, promovendo a interação e cooperação entre os alunos. Por fim, a criação da obra de arte coletiva ao ar livre servirá como culminação do processo de aprendizagem, aplicando os conceitos explorados de maneira prática e colaborativa.

  • Saída de Campo para exploração e coleta de materiais naturais.
  • Pesquisa prévia sobre utilização de elementos naturais em artes visuais.
  • Atividades lúdicas de classificação e seleção de materiais coletados.
  • Criação coletiva de uma obra de arte ao ar livre.
  • Discussão e reflexão sobre o processo criativo e a importância da conservação ambiental.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Exploradores de Arte ao Ar Livre' será realizada em uma única sessão de 120 minutos, dividida em momentos distintos: preparação e pesquisa prévia na sala de aula (30 minutos), saída de campo para coleta de materiais (60 minutos), e criação da obra de arte coletiva e reflexão (30 minutos).

  • Início: Preparação e pesquisa prévia sobre elementos da natureza em artes visuais (30 minutos).
  • Saída de Campo para coleta de materiais naturais (60 minutos).
  • Criação da obra de arte coletiva e momento de reflexão sobre o processo e a conservação ambiental (30 minutos).

Avaliação

A avaliação da atividade 'Exploradores de Arte ao Ar Livre' será formativa e baseada na observação contínua do envolvimento e participação dos alunos durante todas as etapas da atividade. A capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade na seleção e uso de materiais naturais, bem como a participação nas discussões e reflexões sobre a importância da conservação ambiental serão consideradas para a avaliação. Exemplos de critérios: cooperação e respeito pelos colegas durante o trabalho em equipe, criatividade e originalidade na composição da obra de arte, engajamento e contribuição nas discussões sobre meio ambiente. Feedback personalizado será fornecido, valorizando os esforços e conquistas de cada aluno.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários os seguintes recursos: espaço ao ar livre adequado para a saída de campo (parque ou área natural próxima), materiais para a coleta de elementos naturais (sacos de papel ou tecido e etiquetas para identificação dos materiais), além de materiais básicos de arte (papel, cola, fita) para a montagem da obra coletiva. Recomenda-se, também, o uso de câmera fotográfica ou smartphones para documentar o processo, assim como luvas de jardinagem para a coleta segura de materiais.

  • Espaço ao ar livre (parque ou área natural)
  • Sacos de papel ou tecido para coleta
  • Etiquetas para identificação dos materiais
  • Materiais de arte (papel, cola, fita)
  • Câmera fotográfica ou smartphones
  • Luvas de jardinagem

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo