Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar um parque ou espaço aberto para observar e registrar diversas formas e cores presentes na natureza. munidos de tablets ou câmeras, eles serão incentivados a capturar imagens que despertem seu interesse, com um olhar voltado para elementos que possam ser considerados arte natural. Esta saída de campo é projetada para que os alunos comecem a perceber a natureza não apenas como um espaço de lazer, mas como uma fonte de inspiração artística, estreitando laços com as artes visuais tradicionais e contemporâneas. Após a coleta de imagens, será realizada uma discussão em sala de aula, onde cada aluno compartilhará o que encontrou artístico nas imagens capturadas e por quê. Este momento será crucial para fomentar a percepção, o repertório imagético e a capacidade de simbolizar dos alunos, introduzindo-os ao conceito de que arte pode ser encontrada em todos os lugares, inclusive na natureza.
O principal objetivo desta atividade é cultivar nos alunos a habilidade de identificar e apreciar diversas formas das artes visuais, tanto tradicionais quanto contemporâneas, através da observação do mundo natural. Para além disso, pretende-se estimular o desenvolvimento da percepção visual, da capacidade de simbolizar e da expansão do repertório imagético dos alunos, elementos essenciais para a compreensão estética e artística.
Esta atividade interdisciplinar integra conceitos de Artes Visuais e Ciências da Natureza, enfocando a observação, a percepção e a expressão individual. Os alunos serão introduzidos ao conceito de arte natural e aprenderão a identificar elementos artísticos no ambiente ao seu redor, enriquecendo sua compreensão sobre as variadas formas de expressão artística.
A atividade seguirá uma abordagem de aprendizagem baseada na experiência direta (saída de campo), seguida de atividades 'mão-na-massa' e discussão coletiva em sala de aula. A técnica de 'sala de aula invertida' será utilizada para motivar os alunos a revisarem o material coletado e prepararem suas contribuições para a discussão em sala, enquanto a 'aprendizagem baseada em jogos' será incorporada através de jogos que estimulem a observação e reconhecimento de padrões e cores na natureza.
A atividade totaliza uma carga horária de 4 horas, divididas em 4 aulas de 50 minutos cada. Iniciará com a preparação e orientação sobre a saída de campo, seguida da exploração e coleta de imagens. A análise das imagens coletadas e discussão em sala de aula serão realizadas nas aulas subsequentes.
A avaliação da atividade será processual e baseada na participação ativa dos alunos durante a saída de campo, a qualidade da análise das imagens selecionadas e a contribuição para a discussão em sala. Será dado foco especial ao desenvolvimento da capacidade de observação, percepção estética e habilidade de articular opiniões próprias sobre as imagens coletadas. Exemplos valiosos de avaliação incluirão a originalidade e profundidade da interpretação das imagens, assim como a habilidade de ligar conceitos artísticos aprendidos com as próprias experiências.
Para a realização desta atividade, serão necessários tablets ou câmeras digitais para a coleta de imagens, acesso à internet para pesquisa e análise posterior das imagens, além de materiais para registro e anotação (cadernos, lápis). Em sala de aula, serão utilizados projetor e computador para a visualização e discussão das imagens coletadas.
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