Exploradores de Cores no Jardim

Desenvolvida por: Vaness… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Exploração e Observação da Natureza

Nesta atividade, intitulada 'Exploradores de Cores no Jardim', os alunos integral serão incentivados a explorar o jardim da escola, observando as diferentes cores encontradas na natureza. A atividade tem como propósito desenvolver a percepção visual das crianças e estimular sua criatividade, ao incentivá-las a capturar com lápis de cor as diversas tonalidades de flores, folhas e até insetos. A observação direta e a interação com o ambiente natural visam promover um aprendizado sensorial e lúdico, reforçando a importância do contato com a natureza como fonte de conhecimento e inspiração artística. Este momento de aprendizado prático também visa aumentar o entusiasmo dos alunos pelo ambiente escolar, tornando o retorno às aulas mais motivador.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam em despertar a curiosidade dos alunos pelo mundo natural, aprimorar suas habilidades de observação e desenvolver suas capacidades de expressar visualmente suas percepções. O ato de desenhar o que veem não apenas aprimora suas capacidades artísticas, mas também promove o pensamento crítico sobre as diferenças e semelhanças nas cores naturais. Além disso, a atividade estimula o trabalho em equipe e a comunicação, ao compartilhar descobertas e criações com os colegas.

  • Estimular a observação e percepção das cores naturais.
  • Desenvolver habilidades artísticas e expressivas por meio do desenho.
  • Fomentar a interação e integração com o ambiente escolar e natural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01EF03: Explorar, perceber, expressar sentimentos e compreender pensamentos, ideias e experiências por meio da arte.
  • EF01EF04: Reconhecer elementos da linguagem visual: cor, formas, texturas e linhas em diferentes espaços e em produções artísticas próprias e de outros.
  • EF01EF05: Expressar-se plasticamente, individualmente e em grupo, utilizando diversas linguagens artísticas, desenvolvendo sensibilidade, criatividade e imaginação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade envolve o conhecimento das cores, suas variações e a percepção visual. Além disso, os alunos serão expostos à prática de desenhar, utilizando materiais como lápis de cor. Este conteúdo é fundamental para desenvolver a sensibilidade artística desde cedo, além de favorecer a compreensão e o reconhecimento de elementos visuais presentes na natureza. Através da prática, os alunos terão a oportunidade de experimentar diferentes formas de expressão visual e explorar as suas próprias ideias e conceitos de interpretação artística.

  • Percepção e exploração das cores.
  • Técnicas de utilização de lápis de cor.
  • Identificação e representação visual de elementos da natureza.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade será a aprendizagem por experiência direta e observação ativa. Os alunos serão incentivados a descobrir as cores do jardim de forma autônoma e lúdica, utilizando lápis de cor e papel para registrar suas percepções. Além disso, será promovido um espaço de troca e discussão em grupo para que as crianças possam compartilhar suas impressões e criações. Esta abordagem prática visa consolidar o aprendizado através da imersão no ambiente natural e do estímulo à criatividade individual e coletiva.

  • Observação direta da natureza.
  • Desenho e registro das percepções visuais.
  • Troca de impressões e discussões em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em 1 aula de 50 minutos, seguindo um cronograma estruturado para garantir que todos os objetivos de aprendizagem sejam alcançados. A aula começará com uma breve introdução sobre as cores e o uso de lápis de cor. Em seguida, os alunos terão tempo livre para explorar o jardim e selecionar os elementos que desejam desenhar. O tempo restante será dedicado à troca em grupo, onde as crianças poderão apresentar seus desenhos e compartilhar suas descobertas.

  • Aula 1: Introdução às cores na natureza, exploração do jardim e atividade prática de desenho.

Avaliação

A avaliação dos alunos nesta atividade será contínua e observacional. O professor deverá observar o envolvimento dos alunos durante a exploração do jardim e na produção dos desenhos, prestando atenção na capacidade de cada aluno em representar as cores observadas. Critérios como a originalidade, a vontade de experimentar diferentes combinações de cores, e a participação nas discussões em grupo também servirão como fatores de avaliação. Além disso, será importante notar a capacidade dos alunos em explicar o que observaram e elaboraram. Exemplos de avaliação podem incluir: um aluno que desenhou uma flor azul dizendo como percebeu suas nuances de cor ao sol ou uma criança que vem com uma nova ideia de cor ao observar as folhas. O feedback positivo deve ser dado para encorajar a exploração contínua e a expressão individual.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a execução desta atividade são simples, mas eficazes, proporcionando aos alunos as ferramentas adequadas para se expressarem artisticamente. A escolha dos recursos busca incentivar a criatividade e garantir que todos possam participar ativamente. Além de materiais artísticos, o ambiente do jardim, por si só, é um recurso pedagógico essencial, proporcionando contexto e inspiração para a atividade.

  • Lápis de cor.
  • Papel para desenho.
  • Jardim da escola como espaço de exploração.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo