Exploradores do Ritmo

Desenvolvida por: Safira… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Natureza e Movimento

Nesta atividade prática, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma emocionante aventura musical ao ar livre, reconhecendo a natureza como uma fonte inesgotável de inspiração para movimentos e ritmos. Serão explorados diferentes sons naturais - o sussurrar dos ventos, o canto dos pássaros, o ritmo de uma chuva leve - e, através de atividades mão-na-massa e saídas de campo, os alunos tentarão imitar esses sons com seus corpos, criando danças que representem o que ouviram e sentiram. Essa aventura ao ar livre fomentará uma conexão profunda com o ambiente, incentivando a criatividade, a expressão corporal e a percepção sensorial dos alunos, integrando de maneira vívida o aprendizado ao mundo real através da Sala de Aula Invertida, onde pré-conceitos e ideias serão explorados antes da saída ao campo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é permitir que os alunos explorem formas criativas de expressão através da música e da dança, inspiradas pelos sons da natureza, desenvolvendo assim uma maior percepção sensorial e emocional do mundo à sua volta. Isso inclui o reconhecimento de diferentes padrões sonoros no ambiente natural e a capacidade de traduzi-los em movimentos corporais expressivos. Além disso, busca-se incentivar o trabalho em equipe, a observação atenta, a curiosidade, e a reflexão sobre como a natureza influencia a arte.

  • Desenvolver a percepção sensorial e emocional da natureza através da música e da dança.
  • Estimular a criatividade e a expressão corporal ao traduzir sons naturais em movimento.
  • Incentivar a observação atenta e o trabalho em equipe.
  • Promover a curiosidade e a reflexão sobre a relação entre natureza e arte.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR08: Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.
  • EF15AR09: Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado.
  • EF15AR10: Experimentar diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Exploradores do Ritmo' cobre aspectos fundamentais da expressão corporal e percepção sensorial através das artes, com ênfase na dança como meio de interpretação dos sons da natureza. Os alunos aprenderão sobre os fundamentos da dança que incluem ritmo, movimento, e expressão corporal, bem como a relação simbiótica entre arte e natureza, promovendo o desenvolvimento de uma percepção mais aguçada do mundo natural.

  • Fundamentos da dança: ritmo, movimento e expressão corporal
  • Exploração dos sons da natureza e sua tradução em movimento
  • Relação entre arte e natureza
  • Percepção sensorial e emocional do ambiente

Metodologia

Utilizando uma combinação de metodologias ativas, como Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa e Sala de Aula Invertida, esta atividade engaja os alunos em um processo de aprendizado dinâmico e interativo. Antes da saída ao campo, será realizada uma sessão na sala de aula onde conceitos básicos sobre natureza, arte e movimento serão discutidos. Em seguida, os alunos participarão de uma saída de campo ao ar livre, onde terão a oportunidade de observar os sons da natureza e recriá-los por meio de movimento e dança, promovendo uma experiência de aprendizado integrada e significativa.

  • Discussão em sala de aula sobre natureza, arte e movimento.
  • Saída de campo para observação dos sons da natureza.
  • Atividades mão-na-massa para a criação de danças inspiradas na natureza.
  • Reflexão coletiva sobre a experiência e os trabalhos criados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Exploradores do Ritmo' será realizada em uma única sessão de 150 minutos, dividida em partes que incluem a introdução teórica em sala, a saída de campo para exploração sonora e a criação das danças.

  • Aula 1: Introdução em sala e saída de campo - 150 minutos

Avaliação

A avaliação da atividade 'Exploradores do Ritmo' será contínua e formativa, focando na participação, expressividade, criatividade e capacidade de trabalho em equipe dos alunos. Será dada ênfase ao processo de aprendizado, observando como os alunos interagem com o ambiente, uns com os outros, e como aplicam os conceitos discutidos em sala à sua expressão corporal. Exemplos de avaliação podem incluir a observação direta durante a saída de campo, reflexões escritas ou orais sobre a experiência, e a apresentação da dança criada, considerando a originalidade e a interpretação dos sons da natureza.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários alguns recursos básicos, incluindo um espaço ao ar livre adequado para a saída de campo, dispositivos para gravação de sons (opcional), materiais para anotações, e um ambiente de sala de aula preparado para discussões e atividades introdutórias.

  • Espaço ao ar livre para exploração e dança.
  • Dispositivos para gravação de sons (opcional).
  • Materiais para anotação (cadernos, lápis).
  • Sala de aula equipada para sessões teóricas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo