Exploradores do Som

Desenvolvida por: Rafael… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Exploração Sonora com Violino

A atividade 'Exploradores do Som' está focada em incentivar crianças a explorar a riqueza sonora do violino. O propósito é que os alunos, através do uso inicial de dedilhados simples e depois da utilização do arco, descubram como mudanças de pressão e posicionamento dos dedos alteram o timbre e a intensidade dos sons produzidos. Ao conectar esta exploração musical a melodias infantis conhecidas, os alunos poderão participar de jogos musicais que incentivam a criatividade, percepção auditiva e reconhecimento de padrões sonoros. O objetivo principal é criar um espaço de aprendizagem ativo e lúdico, onde a música é o meio para desenvolver habilidades emocionais, cognitivas e motoras. Esta atividade oferece um ambiente propício para a sensibilização musical dos alunos, ampliando assim o repertório expressivo e a capacidade de apreciação estética desde cedo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são projetados para desenvolver tanto habilidades musicais quanto sensibilidade auditiva nos alunos. Através da interação direta com o violino, as crianças são encorajadas a experimentar e compreender como o som pode ser manipulado e alterado, formando uma base para o entendimento da música como uma forma de expressão artística. Além disso, ao usar jogos musicais, os alunos desenvolvem a capacidade de ouvir de forma ativa e crítica, melhorando assim sua percepção auditiva. Espera-se que os alunos demonstrem uma capacidade aumentada de reconhecer e reproduzir padrões sonoros e que ajam de maneira colaborativa em atividades grupais.

  • Compreender variações de timbre e intensidade através da manipulação do violino.
  • Desenvolver a percepção auditiva por meio da exploração de padrões sonoros.
  • Fomentar a criatividade musical ao criar e participar de jogos sonoros.
  • Trabalhar em grupo para compor e reproduzir melodias simples.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01AR04: Explorar e reconhecer diferentes sons em várias fontes, instrumentos e materiais.
  • EF01AR05: Experienciar e identificar variações sonoras, explorando diferentes intensidades e alturas.
  • EF01AR06: Participar em atividades artísticas que estimulem a criatividade e a expressão pessoal através de sons.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Exploradores do Som' é cuidadosamente estruturado para otimizar a interação dos alunos com o violino e desenvolver sua sensibilidade musical. Cada sessão oferece uma oportunidade para que os alunos experimentem coletivamente e individualmente os diferentes aspectos acústicos do instrumento. As melodias escolhidas, por sua familiaridade, são utilizadas como um ponto de partida para o desenvolvimento de jogos que solidificam a aprendizagem musical em um contexto lúdico e acessível. Com isso, estabelecemos uma base pedagógica que favorece o crescimento artístico e auditivo.

  • Introdução ao violino e seus componentes básicos.
  • Dedilhado simples para variação de timbre e intensidade.
  • Transformação de melodias infantis em jogos sonoros.
  • Grupos de prática para reconhecimento de padrões sonoros.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é centrada no aluno e baseada em experiências práticas e colaborativas. Ao promover um ambiente de aprendizado interativo, os alunos são incentivados a explorar de maneira prática as propriedades sonoras do violino. A utilização de jogos e a prática em grupo são fundamentais, pois introduzem os alunos à música de uma forma acessível, divertida e que estimula a criatividade. Cada sessão é estruturada para garantir a participação ativa de todos os alunos, valorizando sua própria descoberta e o aprendizado por meio da prática constante e do compartilhamento em grupo.

  • Exploração prática do violino em dinâmicas de grupo.
  • Utilização de jogos musicais para consolidação do aprendizado.
  • Atividades colaborativas para criação e reprodução de melodias.
  • Feedback constante e encorajador por parte do educador.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado para ser implementado em um total de 20 horas, distribuídas ao longo de 20 aulas de 60 minutos. Cada aula é projetada para construir sobre as habilidades e conhecimentos adquiridos na anterior, permitindo um progresso contínuo e refletido do aprendizado musical dos alunos. As aulas começam com apresentações dos princípios básicos do violino e progridem em complexidade, culminando na aplicação do conhecimento adquirido em apresentações criativas e jogos musicais. Este cronograma flexível permite ajustes conforme necessário, para melhor atender às necessidades dos alunos.

  • Aula 1: Introdução ao violino e seus componentes.
  • Aula 2: Experiências sonoras com dedilhados simples.
  • Aula 3: Diferentes pressões e suas influências no som.
  • Aula 4: Reconhecimento de timbres em melodias conhecidas.
  • Aula 5: Transformação de melodias em jogos musicais.
  • Aula 6: Práticas auditivas de padrões sonoros.
  • Aula 7: Composição colaborativa de uma melodia simples.
  • Aula 8: Prática em grupo de melodias criadas.
  • Aula 9: Feedback sobre os jogos sonoros.
  • Aula 10: Revisão e reforço das habilidades adquiridas.
  • Aula 11: Aplicação do arco em melodias conhecidas.
  • Aula 12: Dinâmica de integração: jogos e prática musical.
  • Aula 13: Desenvolvimento de novas composições em grupo.
  • Aula 14: Sessão de escuta e apreciação musical.
  • Aula 15: Experimentação coletiva de novas ideias sonoras.
  • Aula 16: Apresentação dos jogos musicais criados.
  • Aula 17: Refinamento e adaptação das melodias coletivas.
  • Aula 18: Sessão de gravação das composições.
  • Aula 19: Reflexão sobre o aprendizado musical.
  • Aula 20: Evento de encerramento com apresentações.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e formativa, focada no progresso individual e na participação ativa nas atividades propostas. Os professores observarão a capacidade dos alunos de explorar sons variáveis por meio do violino, e como eles aplicam essas descobertas em contextos criativos. Serão considerados critérios como a habilidade de identificar padrões sonoros, a participação em composições grupais, e a capacidade de inovar em jogos musicais. Exemplos incluem: criação de uma pequena melodia em grupo, apresentação de jogos sonoros criados, e reflexões sobre as experiências sonoras vivenciadas. Os feedbacks serão dados de maneira positiva e encorajadora, visando desenvolver a autoconfiança musical dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos disponíveis para esta atividade são escolhidos para promover um ambiente de aprendizado rico e interativo. Os materiais incluem instrumentos musicais e equipamentos audiovisuais que ajudam a demonstrar conceitos sonoros e documentar as experiências dos alunos. Além disso, recursos como gravações e partituras simples são utilizados para facilitar o reconhecimento e a reprodução de padrões musicais. A combinação desses recursos garante que os alunos tenham acesso a uma ampla variedade de ferramentas para apoiar seu processo criativo e de aprendizado.

  • Violinos para cada aluno.
  • Cordas e arcos de reposição.
  • Gravações de referência de músicas infantis.
  • Materiais para criação de jogos musicais.
  • Equipamento audiovisual para gravação das apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo