Festa Junina Arteira

Desenvolvida por: Sonia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, Cultura
Temática: Tradições Culturais Brasileiras e Criatividade

A atividade 'Festa Junina Arteira' é uma proposta pedagógica pensada para integrar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental à rica cultura brasileira das festas juninas através da arte. Utilizando uma variedade de materiais como papel colorido, tecidos, lantejoulas e elementos de colagem, os estudantes terão a oportunidade de explorar diferentes texturas e cores enquanto aprendem sobre os significados e padrões típicos das decorações juninas. Esta atividade não apenas promove a aprendizagem acerca de uma importante festividade nacional, mas também desenvolve habilidades motoras finas, criatividade e entendimento estético. A proposta envolve a integração de conhecimentos culturais e artísticos de forma prática e divertida, culminando na decoração coletiva da sala de aula com as bandeirinhas criadas pelos alunos, proporcionando um ambiente festivo e inclusivo, onde todos compartilham suas criações e aprendizados.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma imersão cultural e artística na tradicional festa junina brasileira, promovendo uma aprendizagem significativa por meio da criação artística e da experimentação sensorial. Desejamos desenvolver não só o conhecimento sobre essa importante festividade do nosso país, explorando suas cores, padrões e simbologias, mas também trabalhar habilidades como coordenação motora, criatividade e trabalho em equipe. A interação com diferentes materiais e a discussão sobre os significados das decorações típicas estimulam a curiosidade dos alunos e a valorização da cultura popular brasileira.

  • Explorar a diversidade de materiais para desenvolver a criatividade e a coordenação motora.
  • Conhecer os significados das cores e padrões utilizados nas festas juninas e sua importância cultural.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação durante a atividade coletiva de decoração.
  • Promover a apreciação artística e cultural das festas juninas brasileiras.

Conteúdo Programático

Neste projeto, abordaremos o estudo das festas juninas, focando na sua origem, significados e na importância cultural dentro do contexto brasileiro. Exploraremos, por meio da arte, como essa festividade se manifesta visualmente, através dos enfeites, roupas e cores simbólicas. Os alunos serão encorajados a criar suas próprias bandeirinhas utilizando uma variedade de materiais, promovendo assim uma aprendizagem experiencial que integra conhecimentos culturais, habilidades motoras e criativas.

  • Significado e origem das festas juninas no Brasil.
  • Exploração de cores e padrões típicos das festas juninas.
  • Diversidade de materiais artísticos para expressão individual.

Metodologia

Para esta atividade, utilizaremos a metodologia ativa, incentivando o aprendizado 'mão-na-massa' através da criação das bandeirinhas. Promoveremos rodas de debate para compartilhar conhecimentos sobre as festas juninas e suas tradições. Além disso, aplicaremos a Aprendizagem Baseada em Jogos para engajar os alunos na exploração lúdica dos conceitos tratados. Essas estratégias visam um envolvimento mais profundo dos alunos com o conteúdo, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração.

  • Atividade Mão-na-massa: criação de bandeirinhas.
  • Roda de Debate: discussão sobre as tradições juninas.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos: jogos relacionados às festas juninas.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, distribuídas em 4 aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, introduziremos o tema e realizaremos as rodas de debate. As duas aulas seguintes serão dedicadas à criação das bandeirinhas, integrando as diferentes metodologias ativas. Na última aula, faremos a decoração da sala com as bandeirinhas elaboradas e uma reflexão coletiva sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução às festas juninas e roda de debate.
  • Aula 2 e 3: Criação das bandeirinhas com diferentes materiais.
  • Aula 4: Decoração da sala e reflexão sobre o aprendizado.

Avaliação

A avaliação da atividade será processual e formativa, considerando a participação individual e em grupo, o envolvimento nas discussões, a criatividade e o empenho na criação das bandeirinhas, assim como a colaboração na decoração da sala. Serão valorizados o esforço e a capacidade de trabalhar em equipe, além da expressão de ideias e aprendizados durante as rodas de debate. Exemplos específicos de critérios podem incluir a complexidade e originalidade das bandeirinhas, assim como a ativa participação nas dinâmicas propostas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem uma ampla variedade de materiais artísticos, como papel colorido, tecidos, lantejoulas e cola, além de ferramentas para corte e colagem. Serão também utilizados recursos de apoio para as rodas de debate e jogos temáticos, incluindo imagens, textos e vídeos sobre as festas juninas, visando enriquecer a discussão e o aprendizado.

  • Papel colorido, tecidos e lantejoulas para as bandeirinhas.
  • Ferramentas de corte e materiais para colagem.
  • Recursos visuais e textuais sobre festas juninas.
  • Jogos e atividades lúdicas relacionadas ao tema.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo