Galeria ao Ar Livre

Desenvolvida por: Cristi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Expressão artística e apreciação estética

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de criar uma galeria de arte ao ar livre no pátio da escola. Eles serão encorajados a expressar suas individualidades e criatividade através de diferentes técnicas artísticas e uso de materiais variados, sempre com orientação para o uso sustentável desses recursos. Os alunos poderão escolher entre pintura, colagem, desenho, escultura entre outros, para compor suas obras. Após a criação, as obras serão expostas no pátio da escola, transformando-o numa galeria de arte ao ar livre. A culminância do projeto se dará com um momento de apreciação coletiva, onde cada aluno terá a chance de apresentar sua obra aos colegas, discutindo o processo criativo e as ideias que orientaram sua criação. Esta atividade busca fomentar não apenas habilidades artísticas, mas também valores como trabalho colaborativo, respeito mútuo e apreciação da diversidade de expressões. Em suma, esta atividade é uma celebração da expressão individual e coletiva através das artes visuais no ambiente escolar.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma experiência imersiva nas artes visuais, promovendo a expressão individual e colaborativa. Almejamos desenvolver a percepção, o imaginário e a capacidade de simbolização dos estudantes, além de enriquecer seu repertório artístico e cultural. Por meio da liberdade de escolha entre diferentes técnicas e materiais, estimulamos a experimentação e o uso criativo de recursos. A apresentação coletiva tem a intenção de cultivar o respeito, a apreciação pela diversidade artística e o desenvolvimento de habilidades orais e de apresentação.

  • Desenvolver a expressão individual e a criatividade por meio das artes visuais.
  • Fomentar o trabalho colaborativo e o respeito pela diversidade de expressões.
  • Estimular a percepção artística e o repertório cultural dos estudantes.
  • Promover o uso sustentável de materiais.
  • Incentivar a capacidade de apresentação e expressão oral ao discutir suas criações.

Conteúdo Programático

Esta atividade interdisciplinar aborda diferentes aspectos das artes visuais e da educação ambiental, incentivando a expressão artística e a conscientização para o uso sustentável dos recursos. Através da criação individual e coletiva, os alunos exploram diversas técnicas, materiais e formas de expressão, enriquecendo seu aprendizado e experiência estética no processo criativo.

  • Técnicas de artes visuais: pintura, desenho, colagem, escultura.
  • Uso sustentável de materiais na criação artística.
  • Apresentação e expressão oral na discussão das obras criadas.
  • Trabalho colaborativo na organização da galeria ao ar livre.

Metodologia

Esta atividade utiliza a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, onde os alunos serão desafiados a criar obras de arte como parte de uma missão ou projeto temático. A liberdade de escolha na expressão artística serve como estímulo à criatividade e engajamento dos alunos. Durante o processo, o professor atuará como facilitador, orientando o uso de materiais e técnicas, além de promover discussões que enriqueçam a experiência de aprendizagem dos alunos.

  • Escolha individual de técnicas e materiais artísticos.
  • Orientação sobre uso sustentável de materiais.
  • Organização colaborativa do espaço da galeria.
  • Momento de apreciação coletiva e discussão das obras.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos. Inicia-se com uma breve explanação sobre a atividade e seus objetivos, seguida da fase de criação artística, onde os alunos trabalharão individualmente ou em pequenos grupos. A montagem da galeria se dará na parte final, culminando com a apresentação das obras aos colegas e discussão coletiva.

  • Aula 1: Orientação sobre a atividade, criação das obras, montagem da galeria, apresentação e discussão.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação efetiva dos alunos durante todo o processo. Serão considerados critérios como criatividade, uso de materiais de forma sustentável, capacidade de trabalhar colaborativamente e habilidade de expressão oral na apresentação das obras. A apreciação estética e a reflexão sobre o processo criativo e as obras dos colegas também serão valorizadas. Exemplos específicos de comportamentos ou contribuições esperadas podem ser utilizados para dar feedback construtivo aos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diferentes materiais artísticos, como papéis, tintas, pincéis, lápis de cor, cola, tesouras, além de materiais recicláveis. É importante garantir a variedade para que os alunos tenham liberdade na escolha dos recursos para suas criações. Outro recurso fundamental é o espaço ao ar livre, que precisa ser organizado e preparado para a montagem da galeria.

  • Materiais de pintura e desenho (tintas, pincéis, lápis de cor).
  • Papéis diversos, cartolinas e materiais para colagem.
  • Materiais recicláveis.
  • Espaço ao ar livre para a montagem da galeria.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo