Galeria de Artes da Turma

Desenvolvida por: Thais … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Arte
Temática: Expressão Artística e Conhecimento de Espaços Culturais

A atividade 'Galeria de Artes da Turma' propõe transformar a sala de aula em uma verdadeira galeria de arte. Cada aluno irá criar uma peça artística utilizando técnicas mistas, como colagem, pintura e desenho. Após a criação, os alunos irão dispor suas obras pela sala, simulando o ambiente de uma galeria. No decorrer da visita à galeria, será abordado o papel dos museus e galerias, bem como suas funções educativas e culturais, destacando a importância do artista na sociedade. Desta forma, os alunos irão compreender, de forma lúdica e prática, os elementos constitutivos das artes visuais e o valor das diferentes formas de expressão artística.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam desenvolver nos alunos competências essenciais para a apreciação e produção artística, estimulando sua criatividade e expressividade individual. Os alunos serão desafiados a explorar e utilizar diferentes materiais e técnicas artísticas, ao mesmo tempo em que aprendem sobre o papel das instituições artísticas na sociedade. Esta experiência prática proporcionará uma compreensão mais profunda dos fundamentos das artes visuais e fomentará o respeito e a valorização das produções artísticas dos colegas.

  • Promover a criatividade e expressão pessoal dos alunos através de técnicas mistas.
  • Facilitar o entendimento sobre o papel e função de museus e galerias de arte.
  • Estimular habilidade de trabalhar de forma colaborativa no ambiente escolar.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
  • EF15AR07: Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula inclui o ensino dos conceitos básicos de artes visuais e a prática de diferentes técnicas artísticas. Além disso, aborda o funcionamento e o propósito de instituições culturais, como museus e galerias. Os alunos terão a oportunidade de pôr em prática essas aprendizagens ao criar suas peças artísticas e montar uma exposição em sala de aula.

  • Conceitos básicos das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, espaço.
  • Técnicas mistas: colagem, pintura, desenho.
  • Introdução a instituições culturais e seu papel social.

Metodologia

A metodologia adotada nesta aula será essencialmente prática e participativa. Os alunos serão incentivados a experimentar e misturar materiais diversos em suas obras, promovendo um ambiente de descoberta e inovação. Durante a montagem da galeria, haverá momentos de discussão em grupo sobre a importância dos museus e galerias, integrando aspectos teóricos à prática artística.

  • Atividades práticas com técnicas mistas.
  • Discussões em grupo sobre instituições artísticas.
  • Autoexpressão artística e montagem coletiva de exposição.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será dividido em duas partes de uma hora cada. Na primeira aula, os alunos focarão na criação de suas peças artísticas, e na segunda aula, a montagem da galeria e visitação serão realizadas. Este cronograma permitirá que os alunos tenham tempo suficiente para explorar sua criatividade e compreender melhor o contexto cultural das artes.

  • Aula 1: Criação de peças artísticas usando técnicas mistas (60 minutos)
  • Aula 2: Montagem da galeria e visitação guiada com discussões (60 minutos)

Avaliação

A avaliação dos alunos será de natureza formativa, focando no processo criativo e na participação ativa durante toda a atividade. A criatividade e a originalidade das produções artísticas serão valorizadas, assim como o engajamento nas discussões e entendimento sobre o papel das galerias e museus. Exemplos de critérios incluem: variedade de técnicas utilizadas, clareza na expressão de ideias artísticas, participação nas discussões em grupo e contribuição para a montagem da exposição. Os alunos serão encorajados a refletir sobre sua experiência e compartilhar aprendizados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade incluem materiais artísticos variados e recursos educativos sobre instituições artísticas. É fundamental que os materiais sejam acessíveis e utilizados de forma sustentável, contribuindo para a conscientização dos alunos sobre o uso consciente de recursos.

  • Papel, tesoura, cola, tintas, pincéis e lápis de cor.
  • Recursos audiovisuais sobre museus e galerias.
  • Acessórios para montagem da galeria, como fitas adesivas e etiquetas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo