Histórias em Argila

Desenvolvida por: João C… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Interpretação artística de histórias

Nesta atividade pedagógica, voltada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, os participantes terão a oportunidade de usar a argila como meio de expressão artística, modelando personagens ou cenas de suas histórias favoritas. O processo começa com a narração de uma história pelo professor ou a escolha de uma história já conhecida pelos alunos. Em seguida, cada aluno receberá argila e ferramentas básicas para dar forma à sua visão da narrativa, transformando-a em uma representação tridimensional. Este exercício não apenas incentiva a criatividade e o desenvolvimento de habilidades manuais, mas também promove a capacidade de interpretação de texto e a expressão oral, à medida que cada criança apresentará sua criação e a história que ela representa para a classe. Este projeto visa enriquecer a compreensão literária dos alunos, enquanto os envolve em uma atividade prática e lúdica.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem por objetivos promover a habilidade manual e a criatividade dos alunos através do modelamento de argila, incentivando-os a interpretar histórias de maneira artística e tridimensional. Busca-se, também, desenvolver a expressão oral dos estudantes, permitindo que expressem suas ideias e narrativas construídas a partir das obras moldadas por eles mesmos. Além disso, a atividade visa ao aprimoramento da apreciação estética e artística, ao permitir que os alunos reconheçam e valorizem as diversas interpretações de uma mesma história quando apresentadas por seus colegas.

  • Desenvolvimento da habilidade manual e criatividade através da modelagem de argila.
  • Incentivo à interpretação pessoal e criativa de histórias.
  • Estímulo à expressão oral por meio da apresentação das criações artísticas.
  • Fomento à apreciação estética e artística através do reconhecimento das obras dos colegas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange o estudo da narrativa, interpretação e expressão artística através da argila. Serão explorados conceitos como personagens, cenários, e eventos chave das histórias, além do desenvolvimento de habilidades motoras finas e criativas na modelagem da argila. Este enfoque prático e artístico contribui para a compreensão mais profunda da literatura, promovendo uma ligação íntima entre a arte e a narrativa.

  • Narrativas e estruturas de histórias
  • Personagens, cenários e eventos chave
  • Técnicas básicas de modelagem em argila
  • Expressão e interpretação artística
  • Apresentação e apreciação das criações

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade concentra-se na participação direta dos alunos em seu aprendizado. Eles serão protagonistas na escolha das histórias e na criação de suas esculturas em argila. Este processo estimula a autonomia e o engajamento, favorecendo a aprendizagem significativa. A interação em sala de aula será incentivada, com alunos compartilhando suas ideias durante o processo de criação e ao apresentarem seus trabalhos concluídos, promovendo um ambiente de apoio mútuo e colaboração.

  • Narrativa de histórias pelo professor ou escolha dos alunos
  • Modelagem em argila com base na interpretação pessoal da história
  • Apresentação das esculturas e das histórias associadas
  • Discussão coletiva para apreciação das obras

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade é dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira sessão, será realizada a escolha e narração das histórias, seguida de uma introdução às técnicas básicas de modelagem em argila. A segunda sessão será dedicada à criação das esculturas, com a conclusão da atividade sendo a apresentação e discussão das criações.

  • Aula 1: Escolha da história e introdução à modelagem em argila. (60 minutos)
  • Aula 2: Criação das esculturas e apresentação para a turma. (60 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade será qualitativa, enfocando a participação, o engajamento e a expressividade dos estudantes, tanto na criação das obras em argila quanto na apresentação oral de suas histórias. Observar-se-á o esforço individual na tentativa de modelar a argila conforme a história escolhida, bem como a habilidade de articular a narrativa associada à sua criação artística. Será dada ênfase à criatividade, inovação e expressão pessoal ao invés de precisão técnica na modelagem.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários blocos de argila macia adequados para modelagem manual, ferramentas básicas de escultura em argila, plastilina ou similar, capas ou aventais para proteger a roupa das crianças, toalhas úmidas para limpeza das mãos e superfícies de trabalho, e espaço adequado que permita a manipulação da argila e a expressão criativa dos alunos.

  • Blocos de argila macia
  • Ferramentas básicas de escultura
  • Capas ou aventais
  • Toalhas úmidas
  • Espaço adequado para trabalho artístico

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo