Nesta atividade pedagógica, voltada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, os participantes terão a oportunidade de usar a argila como meio de expressão artística, modelando personagens ou cenas de suas histórias favoritas. O processo começa com a narração de uma história pelo professor ou a escolha de uma história já conhecida pelos alunos. Em seguida, cada aluno receberá argila e ferramentas básicas para dar forma à sua visão da narrativa, transformando-a em uma representação tridimensional. Este exercício não apenas incentiva a criatividade e o desenvolvimento de habilidades manuais, mas também promove a capacidade de interpretação de texto e a expressão oral, à medida que cada criança apresentará sua criação e a história que ela representa para a classe. Este projeto visa enriquecer a compreensão literária dos alunos, enquanto os envolve em uma atividade prática e lúdica.
Esta atividade tem por objetivos promover a habilidade manual e a criatividade dos alunos através do modelamento de argila, incentivando-os a interpretar histórias de maneira artística e tridimensional. Busca-se, também, desenvolver a expressão oral dos estudantes, permitindo que expressem suas ideias e narrativas construídas a partir das obras moldadas por eles mesmos. Além disso, a atividade visa ao aprimoramento da apreciação estética e artística, ao permitir que os alunos reconheçam e valorizem as diversas interpretações de uma mesma história quando apresentadas por seus colegas.
O conteúdo programático da atividade abrange o estudo da narrativa, interpretação e expressão artística através da argila. Serão explorados conceitos como personagens, cenários, e eventos chave das histórias, além do desenvolvimento de habilidades motoras finas e criativas na modelagem da argila. Este enfoque prático e artístico contribui para a compreensão mais profunda da literatura, promovendo uma ligação íntima entre a arte e a narrativa.
Utilizando a metodologia ativa, esta atividade concentra-se na participação direta dos alunos em seu aprendizado. Eles serão protagonistas na escolha das histórias e na criação de suas esculturas em argila. Este processo estimula a autonomia e o engajamento, favorecendo a aprendizagem significativa. A interação em sala de aula será incentivada, com alunos compartilhando suas ideias durante o processo de criação e ao apresentarem seus trabalhos concluídos, promovendo um ambiente de apoio mútuo e colaboração.
A atividade é dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira sessão, será realizada a escolha e narração das histórias, seguida de uma introdução às técnicas básicas de modelagem em argila. A segunda sessão será dedicada à criação das esculturas, com a conclusão da atividade sendo a apresentação e discussão das criações.
A avaliação desta atividade será qualitativa, enfocando a participação, o engajamento e a expressividade dos estudantes, tanto na criação das obras em argila quanto na apresentação oral de suas histórias. Observar-se-á o esforço individual na tentativa de modelar a argila conforme a história escolhida, bem como a habilidade de articular a narrativa associada à sua criação artística. Será dada ênfase à criatividade, inovação e expressão pessoal ao invés de precisão técnica na modelagem.
Para a realização desta atividade serão necessários blocos de argila macia adequados para modelagem manual, ferramentas básicas de escultura em argila, plastilina ou similar, capas ou aventais para proteger a roupa das crianças, toalhas úmidas para limpeza das mãos e superfícies de trabalho, e espaço adequado que permita a manipulação da argila e a expressão criativa dos alunos.
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