Histórias Musicadas

Desenvolvida por: Thaís … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, Música
Temática: Criação de Trilhas Sonoras com Instrumentos Não Convencionais

A atividade 'Histórias Musicadas' propõe um mergulho criativo no universo sonoro, incentivando alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a criar trilhas sonoras para histórias curtas lidas pelo professor. Através da construção de instrumentos musicais não convencionais, como chocalhos de arroz e tambores de lata, e o uso de sons corporais, os alunos serão divididos em grupos para improvisar sons e músicas que acompanhem os enredos narrados. Esta dinâmica permitirá aos estudantes discutir e decidir coletivamente quais sons melhor representam as diferentes partes da história, colaborando e criando juntos. A atividade prioriza a exploração livre dos elementos musicais - altura, intensidade, timbre, melodia, e ritmo - dentro de um contexto lúdico proporcionado pela Aprendizagem Baseada em Jogos, reforçando a importância da percepção sonora, trabalho em equipe, e criatividade.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade envolvem o desenvolvimento da percepção e apreciação musical dos alunos, incentivando a exploração de sons e ritmos através de instrumentos musicais não convencionais e sons corporais. Pretende-se fomentar a capacidade de trabalhar em equipe e colaboração, enquanto os alunos discutem e decidem os melhores sons para acompanhar as narrativas. Ao integrar a música ao contexto das histórias, busca-se também estimular a criatividade e imaginação, competências importantes para o desenvolvimento integral dos alunos. Através desta abordagem prática e interativa, espera-se que os estudantes sejam capazes de compreender e apreciar a música não apenas como forma de entretenimento, mas como uma poderosa ferramenta de expressão artística e emocional.

  • Desenvolver a percepção musical através da exploração de sons e ritmos com instrumentos não convencionais.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração durante o processo criativo.
  • Fomentar a criatividade e a imaginação ao criar trilhas sonoras que acompanhem as histórias.
  • Explorar os elementos constitutivos da música, tais como altura, intensidade e timbre, em um contexto lúdico.
  • Promover a apreciação musical, reconhecendo a importância e funcionalidade da música em diferentes contextos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR13: Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.
  • EF15AR14: Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.
  • EF15AR17: Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.

Conteúdo Programático

A proposta pedagógica desta atividade baseia-se na interseção entre música, literatura e trabalho em equipe, promovendo uma experiência imersiva que transcende o aprendizado tradicional. Ao criar trilhas sonoras para histórias, os alunos terão a oportunidade de explorar de forma prática e criativa os diversos elementos da música, compreendendo esses conceitos de maneira integrada e significativa. Essa abordagem não apenas reforça o conteúdo programático de artes, como também contribui para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas, tais como escuta ativa, comunicação, pensamento crítico e resolução de problemas.

  • Introdução aos elementos da música: altura, intensidade, timbre, melodia e ritmo.
  • Criação de instrumentos musicais não convencionais e utilização de sons corporais.
  • Dinâmica de grupo para criação colaborativa de trilhas sonoras.
  • Aplicação de conceitos musicais no acompanhamento de narrativas.
  • Discussão grupal sobre as escolhas musicais e o processo criativo.

Metodologia

A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos será empregada nesta atividade, visando proporcionar um ambiente educacional interativo e participativo. Através desta abordagem, os estudantes serão encorajados a tomar decisões em equipe, explorar conceitos musicais de forma prática e criativa, e refletir sobre suas experiências de aprendizagem. O uso de instrumentos musicais não convencionais e a sonorização de histórias funcionarão como um jogo de composição colaborativa, no qual cada grupo enfrentará o desafio de representar musicalmente o enredo das narrativas. Esta estratégia promove uma aprendizagem significativa, onde os conceitos são explorados pela prática e experimentação direta.

  • Apresentação da atividade e dos objetivos de aprendizagem.
  • Leitura de histórias curtas pelo professor.
  • Construção de instrumentos musicais não convencionais.
  • Divisão dos alunos em grupos para a improvisação e criação das trilhas sonoras.
  • Apresentação das composições dos grupos e discussão coletiva sobre as escolhas e processos criativos.

Aulas e Sequências Didáticas

Em uma sessão de 60 minutos, a atividade será dividida em fases claras para garantir um desenvolvimento fluido e abrangente do projeto. Iniciando com uma breve introdução e a leitura da história, seguida pela construção de instrumentos e criação de trilhas sonoras em grupo. O encerramento será marcado por apresentações e discussões reflexivas.

  • Introdução e leitura da história (10 minutos)
  • Construção de instrumentos e exploração de sons (20 minutos)
  • Criação de trilhas sonoras em grupos (20 minutos)
  • Apresentações e discussão coletiva (10 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, centrada no processo de aprendizagem, colaboração, criatividade e capacidade de reflexão dos alunos sobre suas criações. Observar-se-á a participação ativa de todos os integrantes do grupo durante a construção dos instrumentos e a criação das trilhas sonoras, bem como a disposição para experimentar e explorar diferentes sons. A discussão final, na qual os grupos compartilharão suas experiências e refletirão sobre suas escolhas musicais, também será crucial para a avaliação, oferecendo insights sobre o entendimento e aplicação dos elementos musicais. Exemplificando, se um grupo decide usar ritmos rápidos e sons intensos para ilustrar uma cena de perseguição, discutir-se-á como essa escolha afeta a narrativa e a percepção da história.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade serão necessários materiais simples e acessíveis para a construção dos instrumentos musicais não convencionais, tais como arroz, feijões, latas, garrafas plásticas e qualquer outro material reciclável que possa gerar som. Além disso, será essencial dispor de um espaço adequado que permita a movimentação dos alunos e a divisão clara dos grupos de trabalho. O professor também deverá preparar uma seleção de histórias curtas, preferencialmente com temáticas variadas, para oferecer diferentes contextos e inspirações para a criação das trilhas sonoras.

  • Materiais para construção de instrumentos (arroz, feijões, latas, garrafas plásticas, etc.)
  • Espaço físico apropriado para a movimentação e divisão dos grupos
  • Seleção de histórias curtas com temáticas diversas
  • Dispositivo de áudio para gravação das composições, se desejado

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