Jogos de Sons e Histórias

Desenvolvida por: Kiara … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes e Música
Temática: Improvisação Musical e Sonorização de Narrativas

A atividade 'Jogos de Sons e Histórias' visa desenvolver a percepção auditiva e a criatividade dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental por meio da improvisação musical e sonorização de histórias. Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma história curta ou um tema sobre o qual criarão uma narrativa. A partir dessa história, os grupos utilizarão sons corporais, vozes e qualquer instrumento musical acessível para criar uma trilha sonora que acompanhe a trama. Ao final, os grupos se apresentarão uns para os outros, e haverá uma discussão coletiva sobre as escolhas sonoras feitas, estimulando a crítica construtiva e apreciação musical. Esta abordagem promove a capacidade de improvisação, colaboração em grupo e análise crítica em um contexto lúdico e interativo, essencial para o desenvolvimento integral das habilidades artísticas e auditivas dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados no desenvolvimento da criatividade musical e na capacidade de colaboração entre os alunos. A improvisação e a sonorização de histórias permitem que as crianças experimentem e criem música de forma espontânea, promovendo o entendimento dos elementos musicais básicos. Além disso, a atividade encoraja a auto expressão através do uso de sons e música, pertencendo a um contexto onde as crianças se sentem confortáveis para explorar diferentes tipos de sons.

  • Estimular a criatividade e a improvisação musical.
  • Desenvolver a percepção auditiva e a apreciação musical.
  • Colaborar em grupo para criar e apresentar uma peça musical.
  • Explorar elementos musicais básicos através de sons corporais e instrumentos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR13: Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.
  • EF15AR14: Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.
  • EF15AR17: Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para 'Jogos de Sons e Histórias' é projetado para introduzir os alunos ao mundo dos sons e da música de uma maneira lúdica e envolvente. Ao explorar os elementos básicos da música, as crianças terão a oportunidade de entender como a música pode ser usada para expressar emoções e contar histórias. O foco será na experimentação e na colaboração, fornecendo um ambiente seguro para a inovação e a experimentação auditiva.

  • Elementos básicos da música: ritmo, melodia e timbre.
  • Uso de sons corporais e vozes como instrumentos musicais.
  • Improvisação e criação musical em grupo.
  • Apreciação e crítica de peças musicais em um contexto de histórias.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é fortemente baseada em experiências práticas e colaborativas. Através do trabalho em grupos pequenos, os alunos desenvolverão suas habilidades sociais e de comunicação. Além disso, a atividade proporciona um ambiente seguro para experimentar diferentes sons, estimulando a criatividade através da prática da improvisação. As discussões ajudarão a reforçar o aprendizado através da exploração crítica de diferentes estilos e abordagens musicais.

  • Trabalho em pequenos grupos para promover colaboração e comunicação.
  • Uso de histórias curtas ou temas para guiar a criação musical.
  • Discussões coletivas para crítica construtiva e apreciação musical.
  • Experimentação prática com diferentes tipos de sons e instrumentos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade é cuidadosamente projetado para maximizar a participação dos alunos dentro de um período de 60 minutos. A aula será dividida em seções que guiarão os alunos do aquecimento inicial para a apresentação final, fornecendo tempo adequado para discussão e análise crítica. Esta estrutura ajuda a manter o engajamento dos alunos e garante uma conclusão satisfatória da atividade.

  • Aula 1: (60 minutos) Introdução e divisão em grupos (10 minutos); Desenvolvimento da história e sonorização (20 minutos); Apresentações (20 minutos); Discussão e análise das escolhas sonoras (10 minutos).

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada de forma qualitativa, focando na observação do processo e da participação dos alunos durante a atividade. Serão levados em conta critérios como a colaboração em grupo, criatividade nas escolhas sonoras, e a capacidade de refletir e discutir as apresentações. Os alunos serão observados durante o trabalho em grupo para identificar o envolvimento e a contribuição de cada um. Por exemplo, a professora irá observar se os alunos conseguem se comunicar efetivamente com seus colegas, se conseguem desenvolver uma peça musical que reflita a história trabalhada, e se participam ativamente da discussão final, demonstrando compreensão das escolhas musicais feitas por seus pares.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade são simples e acessíveis, reforçando a ideia de que a música pode ser feita utilizando qualquer tipo de som, seja ele produzido pelo corpo ou por instrumentos disponíveis na sala. Essa abordagem reforça a acessibilidade e a inclusão, permitindo que todas as crianças participem independentemente de suas habilidades ou experiências musicais prévias.

  • Instrumentos musicais simples disponíveis na sala (ex: tambores, chocalhos).
  • Materiais para criação sonora não convencionais (ex: copos, papéis).
  • Áudio de referência ou exemplos de trilhas sonoras (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo