Mãos na Neve!

Desenvolvida por: Mirely… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Exploração de Formas e Cores em Artes Visuais

Nesta atividade lúdica e criativa, as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar formas e cores ao pintar um boneco de neve utilizando as mãos. Cada aluno receberá um conjunto de papel, tintas de várias cores e um avental protetor para envolver-se totalmente na experiência artística sem preocupações. O foco está em permitir que as crianças descubram elementos visuais, como forma e cor, e texturas, através da mistura de tintas com suas próprias mãos. Além de promover uma compreensão prática dos conceitos visuais, a atividade encoraja a criatividade, a experimentação e o espírito de exploração, sendo um meio eficaz de legitimar a percepção estética e a capacidade de simbolizar ideias em formas artísticas criadas por eles mesmos.

Objetivos de Aprendizagem

A principal intenção pedagógica desta atividade é desenvolver nas crianças uma compreensão mais profunda e prática dos elementos básicos das artes visuais, como forma e cor. Ao explorar essas noções de maneira prática e envolvente, permite-se um aprendizado que vai além da teoria, engajando os alunos em um processo ativo de descoberta e expressão artística. Essa experiência interativa é crucial para o primeiro ano, pois estabelece uma base sólida para apreciação e produção artístico-visual em fases posteriores.

  • Explorar e compreender os elementos básicos das artes visuais.
  • Desenvolver a criatividade e a habilidade de expressão artística.
  • Fomentar o reconhecimento e a percepção das cores e formas em contextos artísticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade concentra-se no desdobramento prático dos elementos visuais que compõem a arte. Os alunos terão oportunidades de explorar e inovar com formas e cores, integrando texturas diferentes através do uso das mãos na pintura. Este conteúdo não apenas especifica formas de perceber e entender a arte, mas também capacita os alunos a empregar essas percepções em suas produções próprias.

  • Elementos básicos das artes visuais: forma e cor.
  • Práticas de criação com foco em exploração e expressão.
  • Interação tátil com materiais artísticos: papel e tinta.

Metodologia

A metodologia a ser aplicada promove um ambiente de construção colaborativa e experimentação sensorial, incentivando as crianças a participar ativamente do processo criativo. A prática artística, utilizando as mãos para pintar, fortalecerá a relação dos estudantes com o meio de expressão pessoal e a concepção autêntica de formas e combinações feitas por eles. Isso sustenta um rico campo de descobertas sensoriais e artísticas.

  • Uso de mãos como ferramenta artística.
  • Interação prática e sensorial com cores e texturas.
  • Criação artística lúdica em um ambiente encorajador.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será cuidadosamente estruturado para garantir que as crianças tenham tempo suficiente para apreciar cada etapa do processo criativo e de aprendizagem. Ao dividir a experiência em momentos de exploração e criação, os estudantes poderão tanto investigar os materiais quanto manifestar suas ideias em composições artísticas únicas.

  • Aula 1 da atividade: Introdução aos materiais e técnicas de pintura com as mãos.
  • Aula 2 da atividade: Sessão prática de criação do boneco de neve.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em sua participação ativa e no envolvimento com o processo criativo. Critérios como a capacidade de explorar novos conceitos, a originalidade das composições e a disposição em misturar cores e criar texturas serão fundamentais. Exemplos de avaliações podem incluir observação direta durante a atividade, onde o professor comenta sobre o uso das cores e formas, além de uma breve discussão pós-atividade, onde as crianças podem explicar seu próprio processo criativo e as escolhas artísticas feitas.

Materiais e ferramentas:

A seleção de recursos busca facilitar um ambiente de criação artística segura e eficiente. Considerar a sustentabilidade dos materiais adiciona à formação uma consciência ambiental e ética desde os primeiros anos escolares, preconizando um uso responsável das ferramentas e suportes disponíveis para a prática artística.

  • Papel para pintura.
  • Tintas atóxicas diversas.
  • Avental de proteção para cada aluno.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo