Máscaras Musicais da Natureza

Desenvolvida por: Daide … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, Língua Portuguesa
Temática: Interdisciplinaridade entre artes visuais e música

Nesta atividade intitulada 'Máscaras Musicais da Natureza', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a intersecção entre artes visuais e música, criando máscaras inspiradas em animais mencionados em músicas populares brasileiras. O professor iniciará a aula tocando uma seleção de canções brasileiras que mencionam diversos animais, promovendo um diálogo sobre as características distintas de cada um. Este momento permitirá aos alunos desenvolverem habilidades de escuta atenta e compreensão leitora. Em seguida, utilizando uma variedade de materiais como pratos de papel, tintas, lã e outros artigos de artesanato, os alunos serão encorajados a criar máscaras que representem os animais que mais chamarem sua atenção nas músicas. Esta parte da atividade estimula a criatividade, a expressão artística e o desenvolvimento motor fino. Concluindo a atividade, cada aluno terá a chance de usar sua máscara e imitar o som do animal representado, em uma pequena apresentação para a classe. Este momento de compartilhamento visa fortalecer o senso de comunidade na sala de aula, além de promover a expressão oral e a confiança em público.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver a criatividade dos alunos através da arte enquanto integra conhecimentos de música, promovendo uma experiência de aprendizagem interdisciplinar. Os objetivos incluem aprimorar a habilidade de escuta e compreensão musical, estimular a expressão artística por meio da criação de máscaras, e desenvolver a capacidade de trabalhar com diversos materiais. Além disso, busca-se encorajar a expressão oral e a capacidade de apresentar em público, fortalecendo a autoestima e a confiança dos alunos. Por meio desta atividade, os alunos também terão a oportunidade de desenvolver habilidades sociais ao compartilhar seus trabalhos e apreciar as criações de seus colegas, promovendo a valorização da diversidade e da colaboração.

  • Compreender e interpretar músicas que mencionam animais, focando em suas características.
  • Desenvolver habilidades motoras finas através da criação artística de máscaras.
  • Estimular a criatividade e expressão pessoal no processo de criação.
  • Promover a expressão oral e a autoconfiança ao apresentar as máscaras e imitar os sons dos animais.
  • Fomentar o respeito e a colaboração ao valorizar as criações dos colegas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EI03ET05 - Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo.
  • EF15AR01 - Mobilizar habilidades sensório-perceptivas e cognitivas para expressar ideias, sentimentos e vivências por meio de produções artísticas.
  • EF15LP26 - Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, variedade de textos (literários, informativos, instrucionais, entre outros).
  • EF01CI02 - Descrever características observadas de seres vivos (animais e plantas) e elementos não vivos (água, terra, céu, pedras, entre outros), utilizando registros para organizar as observações.
  • EF01GE02 - Identificar semelhanças e diferenças entre o modo de vida de populações diferentes em alguns aspectos (moradia, vestimenta, alimentação, trabalho, educação, brincadeiras), no Brasil e no mundo.

Conteúdo Programático

A atividade 'Máscaras Musicais da Natureza' proporciona um rico encontro entre o universo das artes visuais e da música, contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno. Explorando músicas populares brasileiras que mencionam animais, os alunos serão estimulados a observar e compreender as características e hábitos dos animais retratados. Posteriormente, a criação de máscaras permitirá aos estudantes aplicar seu entendimento, criatividade e destrezas manuais, envolvendo-os em um processo criativo significativo. Este conteúdo programático abraça a diversidade cultural brasileira, introduzindo os alunos à riqueza das manifestações artísticas do país, enquanto desenvolve a apreciação musical, a expressão artística e a oralidade.

  • Exploração de músicas populares brasileiras que mencionam animais.
  • Análise de letras de música para identificação das características dos animais.
  • Técnicas de criação de máscaras utilizando pratos de papel e materiais variados.
  • Prática de expressão artística e oral ao apresentar as máscaras e imitar os sons dos animais.

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa', promovendo um aprendizado participativo e dinâmico. A atividade iniciará com a audição de canções selecionadas, envolvendo os alunos na identificação e discussão sobre animais presentes nas músicas. Esta etapa estimula a escuta atenta e a interpretação textual. Em seguida, na fase de criação das máscaras, os alunos terão liberdade para escolher materiais e desenvolver suas obras, aplicando conceitos artísticos e explorando sua criatividade. A conclusão da atividade com apresentações individuais reforça a importância da expressão oral e do compartilhamento de experiências. Este método facilita a interação e o engajamento ativo dos alunos no processo de aprendizagem.

  • Audição ativa de músicas e discussão em grupo.
  • Criação de máscaras com materiais diversos.
  • Apresentação individual das máscaras e imitação dos sons dos animais.
  • Reflexão coletiva sobre o processo de criação e as apresentações.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, focaremos na audição das músicas e na discussão sobre os animais mencionados, além de iniciar o processo de criação das máscaras. Na segunda aula, concluiremos as máscaras e realizaremos as apresentações, promovendo a expressão oral e a compartilhação do aprendizado.

  • Aula 1: Exploração das músicas e início da criação das máscaras.
  • Aula 2: Finalização das máscaras e apresentações dos alunos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será processual e formativa, focando no engajamento dos alunos durante as etapas da atividade e na criatividade expressa em suas máscaras e apresentações. Observaremos a habilidade de escuta durante a audição das músicas, a capacidade de expressão artística na criação das máscaras, e a fluência oral nas apresentações. Além disso, valorizaremos o trabalho em equipe e o respeito pelas ideias e produções dos colegas. A avaliação levará em conta o processo de aprendizagem como um todo, mais do que produtos finais individuais, visando o desenvolvimento integral dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, utilizaremos pratos de papel, tintas de diversas cores, pincéis, lã, cola, tesoura sem ponta e outros materiais de artesanato como recursos principais. Além disso, é necessário um aparelho de som ou computador para a reprodução das músicas selecionadas. Estes materiais e ferramentas foram escolhidos para promover uma exploração artística ampla e segura, permitindo que os alunos expressem sua criatividade ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades motoras finas.

  • Pratos de papel como base para as máscaras
  • Tintas de diversas cores e pincéis
  • Lã para cabelo ou detalhes das máscaras
  • Cola, tesoura sem ponta e outros materiais de artesanato
  • Aparelho de som ou computador para reprodução das músicas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo