A atividade Melodia Bilíngue foca na inclusão cultural e linguística através da música, tendo o objetivo de familiarizar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental com diferentes idiomas de uma maneira divertida e interativa. No decorrer da atividade, os alunos serão divididos em dois grupos, onde um grupo aprenderá a canção infantil selecionada em Português e o outro em Inglês. Esta escolha de canção deve ser atemporal e conhecida entre o público infantil, por exemplo, 'Cabeça, Ombro, Joelho e Pé'. Os alunos, então, praticarão a memorização e pronúncia correta das letras em ambos os idiomas. Os grupos se apresentarão alternadamente, executando uma estrofe em Português seguida pela mesma estrofe em Inglês, proporcionando uma experiência de aprendizado imersiva tanto na música quanto nas línguas envolvidas. O resultado esperado é o desenvolvimento de habilidades linguísticas básicas, reconhecimento de elementos musicais comuns entre culturas e promoção da apreciação cultural através das diferentes línguas.
O objetivo central desta atividade é promover a exploração dos elementos constitutivos da música - como a melodia e o ritmo - e estimular a curiosidade e apreciação pelas diferentes culturas representadas pelas línguas Portuguesa e Inglesa. Desejamos que os alunos desenvolvam uma consciência musical ampliada, valorizando as semelhanças e diferenças culturais expressas através da música. Além disso, esta atividade visa reforçar o aprendizado das línguas, estimulando a familiaridade e o gosto pelo bilinguismo desde cedo, além de fomentar habilidades de memória, atenção e pronúncia.
Esta atividade estrutura-se em torno da interdisciplinaridade entre Música, Língua Portuguesa e Língua Inglesa, focando no aprendizado de elementos musicais e na exposição a diferentes idiomas. Utilizando a música como um veículo de aprendizado, os estudantes serão incentivados a observar ritmos, melodias e padrões líricos em ambas as línguas, reforçando o entendimento que a música é uma forma universal de expressão, capaz de transcender barreiras linguísticas e culturais.
Adotaremos uma metodologia ativa, centrada no aluno, utilizando a música como ferramenta de aprendizagem colaborativa. Os alunos serão divididos em grupos para fomentar a interação e a cooperação, aprendendo através da prática e do envolvimento direto na atividade musical. A alternância entre as estrofes em dois idiomas diferentes promoverá uma compreensão mais profunda dos elementos da música e das línguas, incentivando os alunos a aplicar ativamente o conhecimento adquirido de forma lúdica e significativa.
A atividade será realizada em uma aula de 50 minutos, dividida em duas partes. Inicialmente, os alunos participarão de uma breve introdução sobre os objetivos da atividade e, subsequentemente, serão divididos em grupos para prática e memorização. A apresentação das canções ocorrerá na segunda metade da aula.
A avaliação será formativa e contínua, observando a participação, cooperação, engajamento dos alunos e esforço em aprender e pronunciar corretamente as letras nas duas línguas. A capacidade dos alunos de memorizar e apresentar as canções será considerada, mas o foco estará no processo de aprendizado, na inclusão e na habilidade de trabalhar em conjunto. Feedback positivo e construtivo será fornecido para encorajar a continuidade do aprendizado.
Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem um sistema de som para reprodução das músicas, letras impressas das canções em ambos os idiomas, e instrumentos musicais simples como tamborins ou maracas, para adicionar uma dimensão interativa à atividade. O professor poderá também utilizar recursos visuais para auxiliar na memorização das letras e na compreensão da pronúncia.
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