Meu Auto-Retrato Mágico

Desenvolvida por: Eduarda (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Autoconhecimento e expressão

Nesta atividade intitulada 'Meu Auto-Retrato Mágico', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão convidados a embarcar em uma jornada de exploração interna e criativa, onde irão criar seus próprios auto-retratos utilizando uma diversidade de materiais, formas, cores e texturas que eles acreditam representar suas personalidades, emoções e características únicas. Este processo não somente fomentará a auto-exploração e o autoconhecimento, mas também enfatizará a importância da expressão pessoal e individualidade. Após a fase de criação, organizaremos uma exposição dos auto-retratos, oferecendo a cada aluno a oportunidade de compartilhar a história por trás de sua obra. Eles explicarão o significado por trás das escolhas feitas em seus retratos, promovendo um ambiente de escuta ativa, respeito mútuo e apreciação das diferenças. Este projeto alavanca metodologias ativas como atividade mão-na-massa, roda de debate, aprendizagem baseada em projetos e jogos, para criar uma experiência de aprendizado envolvente e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é desenvolver em cada aluno a habilidade de se expressar e se conhecer melhor através das artes visuais. Irá promover a alfabetização visual, ao permitir que explorem diferentes materiais e técnicas artísticas, e a alfabetização emocional, ao incentivá-los a refletir sobre suas emoções e características pessoais. A atividade visa igualmente fortalecer a capacidade de comunicação e escuta ativa, pois cada criança terá a chance de compartilhar as histórias por trás de seus auto-retratos, promovendo um ambiente de respeito e apreciação pela diversidade de pensamento e expressão.

  • Promover o autoconhecimento e a autoexpressão.
  • Desenvolver habilidades de alfabetização visual e emocional.
  • Incentivar a comunicação eficaz e a escuta ativa.
  • Valorizar a individualidade e a diversidade.

Conteúdo Programático

O programa da atividade abrange conceitos de composição visual como cor, forma e textura, além de explorar como estas podem ser utilizadas para representar aspectos da personalidade e do estado emocional. Vai além do aspecto artístico, adentrando no território do desenvolvimento pessoal, ao encorajar a reflexão sobre o eu. Inclui também o desenvolvimento de habilidades sociais, como a capacidade de ouvir e compartilhar ideias respeitosamente.

  • Conceitos de cor, forma, e textura
  • Representação de emoções e personalidades através da arte
  • Reflexão pessoal e autoconhecimento
  • Habilidades de comunicação e escuta

Metodologia

Esta atividade utiliza uma abordagem pedagógica ativa, incorporando metodologias como a prática mão-na-massa, onde os alunos estarão diretamente envolvidos na criação de seus auto-retratos, seguindo a aprendizagem baseada em projetos, que incentiva a exploração de ideias pessoais através da arte. A roda de debate facilita a troca de experiências e a aprendizagem baseada em jogos, onde elementos lúdicos serão incorporados para promover um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo.

  • Atividade mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 10 horas, divididas em 20 aulas de 30 minutos. Inicia-se com um brainstorming e discussão sobre autoconhecimento, seguido de sessões de criação dos auto-retratos. Posteriormente, organiza-se a exposição dos trabalhos, culminando em uma roda de debate para compartilhar os processos criativos e aprendizados.

  • Aula 1-2: Introdução e discussão sobre autoconhecimento
  • Aula 3-14: Sessões de criação dos auto-retratos
  • Aula 15-18: Preparação e organização da exposição
  • Aula 19-20: Exposição e roda de debate

Avaliação

A avaliação desta atividade será focada no processo de aprendizagem e na participação dos alunos, em vez de uma avaliação baseada somente no produto final. Será avaliado o engajamento na criação dos auto-retratos, a capacidade de reflexão sobre si mesmo apresentada no trabalho, bem como a participação ativa nas discussões e na roda de debate. Oferecer feedback positivo e construtivo é fundamental para incentivar a confiança e a expressão individual.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais diversificados como papel de diferentes texturas, lápis de cor, tintas, pincéis, e outros materiais recicláveis que permitam a exploração de texturas. Além de recursos como espaço adequado para a exposição final, e materiais para documentação dos processos e trabalhos finais.

  • Papel de diversas texturas
  • Lápis de cor e canetinhas
  • Tintas e pincéis
  • Materiais recicláveis
  • Espaço para exposição
  • Câmera para documentação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo