Orquestra Corporal

Desenvolvida por: Jose E… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Arte/Música
Temática: Exploração sonora e corporal

Nesta atividade, intitulada 'Orquestra Corporal', os alunos usarão seus próprios corpos como instrumentos musicais. Através do estímulo de sons corporais, como palmas, estalos de dedos e batidas no peito, os estudantes serão guiados para a criação de ritmos e para o entendimento de conceitos musicais primordiais como melodia e intensidade. Além disso, a atividade busca promover a apreciação e análise crítica do som, desenvolvendo a habilidade de reconhecimento dos elementos musicais de forma prática e acessível para crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Uma ênfase especial será colocada no desenvolvimento do senso de colaboração e liderança através da formação de pequenas composições e oportunidades para que cada aluno lide a sua própria 'orquestra'.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade buscam assegurar que os alunos do 1º ano sejam capazes de explorar e identificar sons e ritmos utilizando o próprio corpo como ferramenta principal. É importante que eles aprendam sobre os elementos musicais básicos, como ritmo e intensidade, mediante atividades práticas que os ajudem a entender o som de uma maneira lúdica. Ademais, a atividade pretende fomentar habilidades sociais nas crianças, como liderança e trabalho em equipe, incentivando-as a criar e liderar suas pequenas composições musicais.

  • Explorar sons produzidos pelo corpo.
  • Compreender conceitos musicais básicos.
  • Desenvolver habilidades de liderança e trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR13: Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.
  • EF15AR14: Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.
  • EF15AR15: Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Orquestra Corporal' visa ensinar aos alunos técnicas básicas de produção de sons corporais e sua aplicação para a criação de ritmos e composições musicais simples. Por meio dessas práticas, espera-se que as crianças entendam o papel do corpo na produção musical e desenvolvam um ouvido crítico para diferentes contextos sonoros do cotidiano.

  • Produção de sons utilizando o corpo.
  • Criação de ritmos e composições.
  • Análise crítica de sons do cotidiano.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade é baseada em abordagens práticas e interativas que estimulam o engajamento dos alunos. Por meio de explorações sonoras e jogos rítmicos, as crianças são encorajadas a descobrir a música através do movimento e da corporalidade, proporcionando um aprendizado ativo e colaborativo. Momentos de troca de liderança são facilitados para incentivar a autoconfiança e a criatividade.

  • Explorações sonoras interativas.
  • Dinâmicas colaborativas e de liderança.
  • Jogos rítmicos e atividades práticas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando duas horas. Este planejamento foi elaborado de forma a permitir que os alunos tenham tempo suficiente para se familiarizar com os conceitos básicos e pratiquem as suas habilidades de criação e coordenação musical.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de orquestra corporal e exploração de sons corporais.
  • Aula 2: Criação de ritmos e composições em grupo, com ênfase na liderança por parte dos alunos.

Avaliação

A avaliação da atividade será contínua e observacional, acompanhando o envolvimento e o progresso dos alunos ao longo das sessões. O professor deverá observar a capacidade dos alunos em criar ritmos e utilizar o corpo de forma expressiva e reconhecer os diferentes elementos musicais praticados. Critérios como criatividade na composição, capacidade de liderança, e colaboração em grupo serão considerados. Por exemplo, avaliar se o aluno consegue conduzir o grupo na execução de uma sequência rítmica, ou se demonstram entendimento ao variar a intensidade do som produzido.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução da atividade são bastante simples, visto que o principal instrumento é o próprio corpo das crianças. Além disso, são sugeridos materiais adicionais que podem servir de apoio e estímulo para a atividade, como músicas gravadas e vídeos educativos que demonstrem técnicas de percussão corporal.

  • Corpo dos alunos como instrumento principal.
  • Músicas gravadas para apreciação auditiva.
  • Vídeos educativos sobre percussão corporal.

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