Ponto, Linha e Imaginação!

Desenvolvida por: Ronils… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Introdução aos Elementos Básicos das Artes Visuais: Ponto e Linha

A atividade 'Ponto, Linha e Imaginação!' tem como propósito apresentar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental os conceitos fundamentais do ponto e linha nas artes visuais por meio de uma abordagem prática e lúdica. Inicialmente, os alunos irão criar pontilhismos utilizando tinta e cotonetes sobre papel, desenvolvendo a percepção tátil e visual. Posteriormente, com o uso de lápis de cor, os alunos irão conectar esses pontos para formar linhas e, finalmente, transformar essas linhas em desenhos criativos e pessoais. Este processo promove a exploração dos elementos visuais básicos e incentiva a expressão criativa, estimulando a imaginação e ampliando o repertório artístico das crianças. Além disso, a atividade valoriza tanto as formas artísticas tradicionais quanto as contemporâneas, incentivando uma apreciação abrangente das artes visuais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta aula focam no reconhecimento e exploração dos elementos visuais básicos, assim como na apreciação e criação de formas artísticas diversas, tanto tradicionais quanto contemporâneas. Os alunos serão encorajados a identificar e valorizar as diferentes manifestações artísticas e desenvolver a capacidade de simbolização e imaginação criativa.

  • Explorar o conceito de ponto e linha nas artes visuais.
  • Desenvolver a habilidade de criar desenhos utilizando técnicas de pontilhismo e linhas.
  • Estimular a apreciação por diferentes formas de expressão artística.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula é voltado para a introdução de elementos fundamentais das artes visuais, como o ponto e a linha, bem como para o incentivo à criatividade e expressão pessoal dos alunos. A abordagem prática com técnicas de pontilhismo facilita o entendimento conceitual e promove o engajamento dos alunos.

  • Introdução ao conceito de ponto nas artes visuais.
  • Transformação de pontos em linhas e formas.
  • Exploração de técnicas de pontilhismo e desenho com linhas.

Metodologia

A metodologia utilizada nesta atividade é interativa e prática, proporcionando aos alunos uma experiência mão na massa que combina teoria e prática. Os alunos trabalharão individualmente e coletivamente, começando com atividades guiadas e progredindo para criações livres, favorecendo a autoexpressão e a colaboração.

  • Apresentação e discussão inicial sobre ponto e linha.
  • Atividade prática de pontilhismo com tinta e cotonetes.
  • Criação de desenhos a partir dos pontos convertidos em linhas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado para promover uma transição suave entre a introdução teórica e a aplicação prática, dividindo-se em duas aulas de 60 minutos. O tempo é aproveitado para assegurar que cada etapa do processo criativo seja explorada com atenção.

  • Aula 1: Introdução ao tema, exploração de exemplos e início da prática de pontilhismo.
  • Aula 2: Continuação da prática com a criação de desenhos a partir das linhas.

Avaliação

A avaliação será baseada na observação contínua do engajamento e da criatividade dos alunos durante a atividade. Critérios específicos incluem a compreensão demonstrada dos conceitos de ponto e linha, a habilidade de transformação de pontos em linhas para compor desenhos, e a originalidade nas criações finais. Exemplos de observação incluem avaliar se o aluno está conseguindo distinguir visualmente ponto e linha, se aplica as técnicas de forma criativa e se consegue explicar o processo de criação do seu desenho. A participação ativa e a disposição para explorar novas ideias também serão valorizadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade são simples e acessíveis, facilitando a execução do plano em sala de aula. O uso de materiais convencionais como tinta, cotonetes e lápis de cor permite um contato direto com técnicas de arte fundamentais, além de estimular a coordenação motora fina e a percepção visual dos alunos.

  • Papéis brancos A3 ou A4.
  • Tinta guache em diversas cores.
  • Cotonetes.
  • Lápis de cor.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo