Nesta atividade interativa, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental embarcam numa emocionante caça ao tesouro dentro da escola, com o objetivo de descobrirem mais sobre o rico patrimônio cultural brasileiro. Por meio de pistas escondidas em locais estratégicos da escola, os estudantes serão conduzidos a explorar diferentes expressões culturais brasileiras, como danças, músicas, pinturas, entre outras. Em cada estação, haverá a oportunidade de aprender sobre uma manifestação cultural específica, onde eles poderão ouvir músicas, observar reproduções de obras de arte, aprender passos de dança ou ouvir contar histórias. Após completarem o circuito de pistas, as crianças serão incentivadas a criar suas próprias obras artísticas, como desenhos, colagens ou poesias, inspiradas nas descobertas feitas durante a caça ao tesouro. Esta atividade visa a valorização da diversidade da cultura brasileira, além de estimular habilidades artísticas, de pesquisa e de trabalho em equipe, em um ambiente divertido e educativo.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado ludica e envolvente, que estimule o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural brasileiro. Pretende-se desenvolver habilidades artísticas, de pesquisa e a capacidade de trabalhar em equipe. Almeja-se que, ao final, cada aluno seja capaz de expressar criativamente suas descobertas e aprendizados por meio de obras de arte próprias, consolidando assim seu entendimento e apreciação pelos diversos aspectos da cultura nacional.
O conteúdo programático desta atividade é organizado de modo a abranger um amplo espectro do patrimônio cultural brasileiro, desde suas raízes indígenas, africanas até as influências europeias. A caça ao tesouro proporcionará uma imersão em diversos aspectos da cultura nacional, como suas danças, músicas, pinturas, e histórias, permitindo aos alunos uma experiência de aprendizado multidisciplinar.
A atividade será desenvolvida sob a metodologia ativa, onde os alunos serão protagonistas de sua aprendizagem. Divididos em equipes, percorrerão estações temáticas pela escola, recolhendo pistas e interagindo com diferentes manifestações culturais. As pistas levarão os alunos a refletir e explorar criativamente os conhecimentos adquiridos, culminando na elaboração de obras de arte próprias que representem suas experiências e aprendizados.
A atividade será realizada ao longo de 2 horas, divididas em duas sessões de 50 minutos. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos ao conceito de patrimônio cultural e iniciaram a caça ao tesouro. A segunda sessão será dedicada à continuação da caça e posteriormente à atividade de criação artística, onde os alunos expressarão individualmente suas descobertas e aprendizados.
A avaliação será formativa, observando a participação ativa dos alunos ao longo da atividade, sua colaboração em equipe e o engajamento na pesquisa e exploração das diversas expressões culturais. Será dada especial atenção à criatividade e originalidade das obras artísticas produzidas pelos alunos, como expressão de seu aprendizado. Feedbacks construtivos serão oferecidos para apoiar a reflexão sobre o processo de aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades artísticas e culturais.
Para a realização desta caça ao tesouro, serão necessários mapas da escola com as estações temáticas marcadas, pistas impressas relacionadas ao patrimônio cultural, reproduções de obras de arte, aparelhos de som para reprodução de músicas, materiais de arte para criação das obras artísticas (papel, canetas, colas, tesouras) e acesso a dispositivos com conexão à internet para pesquisa e apresentação de conteúdos digitais.
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